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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Nogueira, Valdecir Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Massabni, Vânia Galindo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: Os impactos ambientais causados pelas cheias na Amazônia afetam a qualidade de vida das populações que residem às margens dos rios, do Lago da Serraria e em Áreas de Preservação Permanente. Percebe-se ainda uma carência de equipamentos e ferramentas tecnológicas aplicadas ao Ensino Básico nas escolas municipais no Ensino Fundamental, como na Escola Municipal Maria do Socorro Brito, localizada no entorno do Lago. Diante disso, buscou-se descrever as contribuições do uso de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada no processo de ensino de temáticas socioambientais do Lago da serraria em Lábrea-Am no Ensino Fundamental, buscando, caracterizar o ambiente do entorno do Lago – território/espacial e impactos gerados pelo homem; Analisar as contribuições do uso imersivo de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em atividades escolares; e desenvolver material educacional de modo a disseminar o uso de Objeto Digital de Aprendizagem abordando temáticas ambientais – história ambiental, água, resíduos. O caminho metodológico traçado a partir da abordagem da complexidade sistêmica adotou as técnicas de estudo do meio e pesquisa-ação com abordagem exploratória. Os resultados demonstraram que o Lago vem sofrendo perturbações ao longo dos anos, com acumulo de moradias em locais de risco, despejo de resíduos sólidos, resíduo hospitalar, de madeira e combustíveis, mas que teve e ainda tem função importante na vida das pessoas, pois é o local onde vivem, plantam, trabalham e pertence as suas histórias de vida; Demonstram ainda que atividades inter e transdisciplinares com uso das tecnologias digitais de Realidade Virtual e Aumenta, contribui para a motivação e produção do conhecimento de forma colaborativa, interativa contribuindo para o desenvolvimento do educando. O Produto desenvolvido possibilitará a integralização dos conhecimentos ambientais resinificando a prática de ensino das Ciências Ambientais no Ensino Fundamental e assim, contribuir para o sentimento de pertencimento à região Amazônica, para a formação do imaginário de pertencimento à região e assim, serem atores mais ativos em sua defesa das questões socioambientais.
Abstract: The environmental impacts caused by floods in the Amazon affect the quality of life of populations residing on the banks of rivers, Lake da Serraria and in Permanent Preservation Areas. There is also a lack of equipment and technological tools applied to Basic Education in municipal elementary schools, such as the Municipal School Maria do Socorro Brito, located around the lake. In view of this, we sought to describe the contributions of the use of Virtual and Augmented Reality tools in the teaching process of socio-environmental themes of Lago da serraria in Lábrea-Am in Elementary School, seeking to characterize the environment surrounding the Lake - territory/spatial - impacts generated by man; Analyze the contributions of the immersive use of Virtual Reality and Augmented Reality in school activities; and to develop educational material in order to disseminate the use of a Digital Learning Object addressing environmental themes – environmental history, water, waste. The methodological path traced from the systemic complexity approach, adopted the techniques of study of the environment and action research with an exploratory approach. The results showed that the Lake has been suffering disturbances over the years, with the accumulation of houses in risky places, dumping of solid waste, hospital waste, wood and fuel, but that it had and still has an important role in people's lives, because it is the place where they live, plant, work and where their life stories belong; They also demonstrate that inter and transdisciplinary activities with the use of digital technologies of Virtual and Augmented Reality, contribute to the motivation and production of knowledge in a collaborative, interactive way, contributing to the development of the student. The Product developed will enable the integration of environmental knowledge, reinforcing the practice of teaching Environmental Sciences in Elementary School and thus contribute to the feeling of belonging to the Amazon region, to the formation of the imaginary of belonging to the region and thus, to be more active actors in his advocacy of socio-environmental issues.
Keywords: Áreas protegidas
Áreas de conservação de recursos naturais
Realidade virtual na educação - Inovações tecnológicas
Inovações educacionais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.subject.user???: Percepção ambiental
Estudo do meio
Áreas de preservação permanente
Objeto Digital de Aprendizagem
Environmental perception
Middle study
Permanent preservation areas
Digital Learning Object
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: NOGUEIRA, Valdecir Santos. Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Lábrea (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9221
Issue Date: 2-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



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