???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9263
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação do campo no território abaetetubense: análise da formação de professores(as) com base no Plano Municipal de Educação
Other Titles: Field education in the abaetetetubense territory: analysis of teacher training based on the Municipal Education Plan
???metadata.dc.creator???: Costa, Francisauro Fernandes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Heloisa da Silva
First advisor-co: Victória, Cláudio Gomes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandes, Maria Nilvane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Carmo, Eraldo Souza do
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda a temática da formação de professores (as) para atuação nas escolas do campo no território abaetetubense. E originou-se do seguinte questionamento: como a formação de professores(as) do campo está sendo desenvolvida no território abaetetubense com base na análise do Plano Municipal de Educação? Como objetivo geral, buscou-se analisar o desenvolvimento da formação de professores(as) do campo no território abaetetubense com base no Plano Municipal de Educação de Abaetetuba. Como objetivos específicos: 1) historicizar a formação docente do mestrando e sua relação com objeto de estudo; 2) problematizar os aspectos históricos, teóricos e legais da Educação do Campo e da formação de professores(as) para atuação nas escolas do campo; 3) estudar a formação de professores(as) para atuação nas escolas do campo no território abaetetubense a partir de suas determinações e categorias de análise (Educação do Campo e território; Planos de Educação; Formação de professores do campo) e 4) avaliar, por meio das metas e estratégias do Planos Educacionais, se a formação de professores(as) para atuação nas escolas campo no território abaetetubense vem sendo desenvolvida em contradição ou não, com a concepção e as políticas educacionais de Educação do Campo. O campo teórico sobre formação de professores (as) da Educação do Campo, fundamenta-se em estudos de autores como Caldart (2002); Arroyo (2007); Alencar (2010); Molina e Antunes-Rocha (2014); Borges (2015), entre outros, que abordam a temática sobre uma perspectiva crítica, em contraposição à ordem social hegemônica enraizada na sociedade, para que seja possível construir novas formas de pensar e fazer a educação e a formação de professores (as) como instrumento de transformação política e social. O caminho metodológico do corpus da pesquisa, está fundamentado no Materialismo Histórico-Dialético, envolvendo a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, em que foram analisados os seguintes documentos primários: a) Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024); b) Plano Estadual de Educação do Estado do Pará (PEEPA/2015-2025), e c) Plano Municipal de Educação de Abaetetuba (PME-Abaetetuba/2015-2025). Além dos seguintes documentos secundários: Planejando a Próxima Década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação; Documento Base do Plano Estadual de Educação/PA, e o Relatório do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), que dispõem o Diagnóstico de Avaliação do PME de Abaetetuba. O resultado da análise demonstrou avanços em relação à Educação do Campo nos planos educacionais, como maior quantitativo de estratégias e a incorporação do termo Educação do Campo nos planos, sobretudo no PNE, tornando-se o primeiro a considerar a representatividade dos movimentos sociais do campo, comparado aos anteriores que utilizavam Educação Rural. Em relação à formação de professores(as), identificou, no PNE, a predominância de uma concepção de formação neoliberal tecnicista de visões autoritárias e conservadoras, fundamentada na epistemologia da prática que reforça o discurso ideológico hegemônico, invisibilizando a autonomia dos(as) professores(as), afastando-se de uma formação de caráter omnilateral fundamentada na práxis epistemológica, que busca desenvolver o trabalho docente baseado em princípios formativos, éticos, políticos, aproximando-se da concepção da Educação do Campo. No que tange ao desenvolvimento da formação de professores(as) para atuação nas escolas do campo no território abaetetubense, concluiu-se que que a formação vem sendo desenvolvida de forma fragilizada, pois muitas metas e estratégias que fazem menção à Educação do Campo e à formação docente para trabalhar nas escolas do campo não estão sendo atingidas.
Abstract: The present research addresses the issue of teacher training for working in rural schools in the abaetetubense territory. It originated from the following question: How is the formation of rural teachers being developed in the Abaetetetubense territory based on the analysis of the Municipal Education Plan? The general objective was to analyze the development of the formation of rural teachers in the Abaetetetubense territory based on the Municipal Education Plan of Abaetetuba. As specific objectives: 1) to historicize the formation of the master's student and his relation with the study object; 2) to problematize the historical, theoretical and legal aspects of the Field Education and the formation of teachers to act in the field schools; 3) to study the formation of teachers to act in the field schools in the Abaetetetubense territory from its determinations and analysis categories (Field Education and territory; 4) to evaluate, through the goals and strategies of the Educational Plans, if the formation of teachers to act in the rural schools in the territory of Abaetetubense has been developed in contradiction or not, with the conception and the educational policies of Field Education. The theoretical field about teacher's formation of Campo Education is based on studies of authors such as Caldart (2002); Arroyo (2007); Alencar (2010); Molina and Antunes-Rocha (2014); Borges (2015), among others, who approach the theme from a critical perspective, in opposition to the hegemonic social order rooted in society, so that it is possible to build new ways of thinking and doing education and teacher's formation as an instrument of political and social transformation. The methodological path of the Corpus of the Research, is grounded in the Historical-Dialectical Materialism, involving Bibliographic Research and Documentary Research in which the following primary documents were analyzed: a) National Education Plan (PNE/2014-2024); b) Pará State Education Plan (PEEPA/2015-2025); c) Abaetetuba Municipal Education Plan (PME-Abaetetuba/2015-2025). In addition to the following secondary documents: Planning the Next Decade: knowing the 20 goals of the National Education Plan; Base Document of the State Education Plan/PA; Report of the Integrated System of Monitoring, Execution and Control (SIMEC) that dispose the Evaluation Diagnosis of the PME of Abaetetuba. The result of the analysis showed advances in relation to Field Education in the educational plans, such as a greater number of strategies and the incorporation of the term Field Education in the plans, especially in the PNE, becoming the first to consider the representativeness of the social movements of the field compared to the previous ones that used Rural Education. Regarding teacher training, it was identified in the PNE the predominance of a conception of neoliberal, technical training with authoritarian and conservative views, based on the epistemology of practice that reinforces the hegemonic ideological discourse, making the autonomy of teachers invisible, moving away from an omnilateral training based on epistemological praxis that seeks to develop the teaching work based on educational, ethical, and political principles, approaching the conception of Rural Education. Regarding the development of teacher training to work in rural schools in the territory of abaetetubense, it was concluded that this training has been developed in a weakened way, because many goals and strategies that mention rural education and teacher training to work in rural schools are not being achieved.
Keywords: Educação rural - Abaetetuba (PA)
Escolas rurais - Abaetetuba (PA)
Professores - Formação - Abaetetuba (PA)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação do campo
Formação de professores (as)
Planos educacionais
Abaetetuba
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: COSTA, Francisauro Fernandes da. Educação do campo no território abaetetubense: análise da formação de professores(as) com base no Plano Municipal de Educação. 2022. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9263
Issue Date: 23-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.