???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9267
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação de professores/as da matemática e a educação do campo: documentos oficiais em análise (1996-2019)
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Patrícia Barros 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lopes, Sérgio Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação é resultado dos estudos realizado no Curso de Mestrado em Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas, no período de 2019 a 2021, foi realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio da concessão de bolsas de estudo. O interesse pela temática de pesquisa deu-se em decorrência das várias idas e vindas à condição de formadora do Programa Escola da Terra no Projeto do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo Práticas Pedagógicas da Faced/UFAM. Assim, surgiu o seguinte problema: Como os princípios/diretrizes da Educação do Campo são contemplados nos documentos oficiais que tratam da formação de professores/as da Matemática e a Educação do Campo, no período de 1996 a 2019, no âmbito federal e do município de Manaus (AM)?, que para respondê-lo e dar andamento na pesquisa, definimos o objetivo geral: analisar os documentos oficiais que tratam da Formação de Professores/as da Matemática e a Educação do Campo, em relação aos princípios/diretrizes da Educação do Campo, no período de 1996 a 2019, no âmbito federal e do município de Manaus (AM). Objetivos específicos: Historicizar a Matemática, a Educação do Campo e a Formação de Professores/as; examinar os aspectos legais da Formação de Professores/as da Matemática e a Educação do Campo, no período de 1996 a 2019, no âmbito federal e do município de Manaus/AM. Os procedimentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica tendo como estudos os autores: Almeida (2011), Arroyo (2006; 2011), Arroyo; Caldart e Molina (2011), Borges (2010; 2013; 2015; 2016), Boyer (1996), Caldart (2015; 2017), D’ Ambrósio (2008, 2020), Dourado (2015; 2016), Fiorentini (1995), Fernandes e Molina (2004), Fernandes; Cerioli e Caldart (2011), Gatti (2015), Gatti et al., (2019), Ghedin; Oliveira e Almeida (2015), Marx (2010), Moreira (2019), Saviani (2012; 2013; 2019), Saviani (2008, 2009), Silva; Anjos; Molina e Hage (2020), Pontes (2019) e Pimenta (2012), e na pesquisa documental: LDBEN nº 9.394/1996, Decreto nº 7.352/2010, Documento Orientador do Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO/2013. Lei nº 13.005/2014, Resolução nº 02/2015, Resolução nº 02/2019, Lei Municipal nº 2000/2015 e Resolução nº 005/CME/2016. Para analisar os dados coletados, utilizamos o método da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), buscando analisar os aspectos legais da Formação de Professores/as e a Educação do Campo. Constatou-se nos documentos analisados, o reconhecimento da diversidade sociocultural dos povos do campo, caracterizado como um avanço na garantia do acesso às políticas públicas para os sujeitos do campo. Embora tenha tido avanços, o que consta nestes documentos oficiais, não estão contemplados todos os princípios/diretrizes da Educação do Campo. Pois, no processo de elaboração destes documentos oficiais, que se deu na luta de classes, prevaleceu a maioria das propostas defendidas pelo sistema vigente.
Abstract: This dissertation is the result of studies conducted in the Master's Course in Education, in the Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas, in the period from 2019 to 2021, was carried out with the support of the Foundation for Research Support in the State of Amazonas (FAPEAM), through the granting of scholarships. The interest in the research theme was due to the various comings and goings to the training status of the School of the Earth Program in the Project of the Course of Improvement in Education of the Field Pedagogical Practices of Faced/UFAM. Thus, the following problem arose: How are the principles/guidelines of Field Education included in the official documents dealing with the training of teachers of Mathematics and Field Education, in the period from 1996 to 2019, at the federal level and the municipality of Manaus (AM)? , which to answer it and give progress in this research, we define the general objective: to analyze the official documents dealing with the Formation of Profesores/as of Mathematics and Field Education, in relation to the principles / guidelines of Field Education, in the period from 1996 to 2019, at the federal level and the municipality of Manaus (AM) . Specific objectives: Historicizar mathematics, field education and teacher training; to examine the legal aspects of Teacher Training and Field Education, in the period from 1996 to 2019, at the federal level and in the municipality of Manaus/AM. The methodological procedures were: bibliographic research with the authors: Almeida (2011), Arroyo (2006; 2011), Arroyo; Caldart and Molina (2011), Borges (2010; 2013; 2015; 2016), Boyer (1996), Caldart (2015; 2017), D' Ambrosio (2008, 2020), Dourado (2015; 2016), Fiorentini (1995), Fernandes and Molina (2004), Fernandes; Cerioli and Caldart (2011), Gatti (2015), Gatti et al., (2019), Ghedin; Oliveira e Almeida (2015), Marx (2010), Moreira (2019), Saviani (2012; 2013; 2019), Saviani (2008, 2009), Silva; Angels; Molina and Hage (2020), Pontes (2019) and Pimenta (2012), and in the documentary research: LDBEN No. 9,394/1996, Decree No. 7,352/2010, Guiding Document of the National Field Education Program - PRONACAMPO/2013. Law No. 13,005/2014, Resolution No. 02/2015, Resolution No. 02/2019, Municipal Law No. 2000/2015 and Resolution No. 005/CME/2016. To analyze the collected data, we used the Bardin Content Analysis method (2016), seeking to analyze the legal aspects of Teacher Training and Field Education. It was verified in the documents analyzed the recognition of the sociocultural diversity of the peoples of the field, characterized as an advance in ensuring access to public policies for the subjects of the field. Although it has made progress, which is contained in these official documents, not all the principles/guidelines of Field Education are contemplated. For, in the process of drafting these official documents, which took place in the class struggle, most of the proposals defended by the current system prevailed.
Keywords: Educação rural - Manaus (AM)
Escolas rurais - Manaus (AM)
Professores de matemática - Formação - Manaus (AM)
Matemática - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Formação de professores/as
Matemática
Educação do campo
Contexto amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TEIXEIRA, Patrícia Barros. Formação de professores/as da matemática e a educação do campo: documentos oficiais em análise (1996 - 2019). 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9267
Issue Date: 29-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PatríciaTeixeira_PPGE.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons