???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMatos, José Antônio Viana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658131161445054eng
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Helena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4319441308236433eng
dc.contributor.referee1Santos, Sueyla Ferreira da Silva dos-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Kátia Viana-
dc.date.issued2022-12-30-
dc.identifier.citationMATOS, José Antônio Viana de. Mudanças climáticas e educação física no complexo esportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Manaus Centro. 2022. 216 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9293-
dc.description.resumoAs argumentações científicas evidenciam que as mudanças climáticas interferem nos ambientes de práticas de atividades físicas. A partir das dificuldades encontradas durante as aulas de Educação Física Escolar no Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Centro, entendeu-se a necessidade deste estudo. Logo, o presente estudo objetivou compreender o fenômeno das mudanças climáticas e os componentes do clima que influenciam a prática de atividade física em um ambiente escolar de clima quente e úmido. Para tanto, procurou-se conhecer as causas e consequências do fenômeno das mudanças climáticas, identificar os componentes do clima que influenciam as práticas de atividade física e esporte num ambiente escolar na cidade de Manaus e elaborar um produto pedagógico com a temática da pesquisa. Para esse fim, utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa de natureza básica, objetivos descritivos e de procedimentos técnicos bibliográficos e de levantamento. Na pesquisa foram envolvidos 53 participantes, sendo 37 (69%) do sexo feminino e 16 (30,2%) do sexo masculino, destes, 10 (64.2%) docentes, 4 (7.5%) técnicos educacionais de nível superior, 5 (9.4%) de nível médio e 34 (64.2%) discentes do ensino médio técnico. Com os dados levantados, observou-se que as mudanças climáticas são causadas pelo aumento dos gases carbônicos na atmosfera. Manaus apresenta clima equatorial quente e úmido, porém para as próximas seis décadas, projeta-se um aumento médio de temperatura ambiente acima de 2ºC, diminuição de 12,6% de umidade e um índice de calor de 27,7ºC, originando um clima futuro mais quente e menos úmido. A disciplina Educação Física desenvolve os componentes biopsicossociais, contudo, é a mais prejudicada na instituição em estudo pelas mudanças do clima. A comunidade escolar percebe as mudanças climáticas pela elevação da temperatura ambiente. Para 88,7% dos comunitários, as mudanças climáticas afetam a prática de atividade física e 77,4% desconhecem os parâmetros climáticos ideais para a prática segura de atividade física. Elaborou-se um livro eletrônico com a temática da pesquisa para os professores de Educação Física utilizarem como conteúdo didático interdisciplinar. Porquanto, com tais resultados, confirmou-se que as variações dos componentes do clima dado as mudanças climáticas afetam a prática de atividade física e esporte, pois comprometem o mecanismo de termorregulação da temperatura corporal, desencadeando as doenças do calor.eng
dc.description.abstractScientific arguments show that climate change interferes in environments where physical activities are practiced. From the difficulties encountered during Physical Education classes at the Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Centro, the need for this study was understood. Therefore, the present study aimed to understand the phenomenon of climate change and the climate components that influence the practice of physical activity in a school environment with a hot and humid climate. Therefore, we sought to understand the causes and consequences of the phenomenon of climate change, identify the climate components that influence the practices of physical activity and sport in a school environment in the city of Manaus, and elaborate a pedagogical product with the theme of the research. For this purpose, qualitative and quantitative research of a basic nature, descriptive objectives and bibliographic and survey technical procedures were used. In the research, 53 participants were involved, 37 (69%) female and 16 (30.2%) males, of these, 10 (64.2%) teachers, 4 (7.5%) higher education technicians, 5 (9.4%) high school students and 34 (64.2%) technical high school students. With the collected data, it was observed that climate changes are caused by the increase of carbon dioxide in the atmosphere. Manaus has a hot and humid equatorial climate, but for the next six decades, an average increase in ambient temperature of more than 2ºC is projected, a decrease of 12.6% in humidity and a heat index of 27.7ºC will lead to a future climate more warm and less humid. The Physical Education discipline develops the biopsychosocial components; however it is the most harmful in the institution under study due to climate changes. The school community perceives climate change by raising the ambient temperature. For 88.7% of community members, climate change affects the practice of physical activity and 77.4% are unaware of the ideal climate parameters for the safe practice of physical activity. An electronic book was created with the theme of the research for Physical Education teachers to use as interdisciplinary didactic content. Because, with such results, it was confirmed that the variations of the components of the climate due to climate changes affect the practice of physical activity and sport, as they compromise the mechanism of thermoregulation of body temperature, triggering heat illnesses.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/63209/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Jos%c3%a9Ant%c3%b4nioMatos_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/63211/ProdutoEducacional_Jos%c3%a9Ant%c3%b4nioMatos_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMudanças climáticas - Manaus (AM)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASeng
dc.titleMudanças climáticas e educação física no complexo esportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Manaus Centroeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userMudanças climáticaspor
dc.subject.userEducação físicapor
dc.subject.userEscolapor
dc.subject.userTemperaturapor
dc.subject.userUmidadepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons