???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9345
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: “Sai o kit gay entra a leitura em família”: o livro didático no governo Bolsonaro (2019-2022)
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Raescla Ribeiro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lopes, Camila Ferreira da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Jesus, Jaqueline Gomes de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação intitulada “‘Sai o kit gay entra a leitura em família’: o livro didático no governo Bolsonaro (2019-2022)” teve por objetivo analisar as representações e os discursos em torno da temática gênero e sexualidades no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nos livros didáticos da disciplina Projeto de Vida do Novo Ensino Médio (NEM). Os estatutos epistemológicos da pesquisa foram constituídos em perspectiva pós-estruturalista. O debate teórico se deu em diálogo com a teoria queer e o feminismo negro interseccional. Os procedimentos metodológicos foram mediados pela abordagem autoetnográfica para o estudo dos nuances do currículo oculto e a análise de discurso foucaultiana para a compreensão do currículo oficial. A pesquisa proporcionou uma consistente análise do regime da cis-heteronormatividade e da experiência da abjeção nas políticas e nos processos educacionais no contexto do governo Bolsonaro (2019-2022). O neoconservadorismo e o neoliberalismo foram identificados como elementos recorrentes nos discursos presentes no livro didático analisado. Os discursos sobre gênero e sexualidade estiveram fortemente marcados por procedimentos de interdição, disciplina e vontade de verdade produzindo a validação da cis-heteronormatividade e da exclusão de corpos desviantes de tal norma. Nesse sentido, os resultados indicaram a necessidade de uma ampliação dos conteúdos sobre a diversidade de gênero e sexualidade no livro didático, bem como a criação de materiais mais representativos sobre a comunidade LGBTQIA+. A disciplina de Projeto de Vida, adicionada recentemente aos currículos escolares, suscita a possibilidade de novas pesquisas que possam levantar em outras perspectivas dados e olhares sobre sua inserção na Educação básica. Considerando o turbulento período que as políticas educacionais passaram entre o golpe de 2016 e a ascensão do Bolsonarismo a presente dissertação soma-se a outros esforços científicos de compreensão destes processos e seus efeitos na Educação.
Abstract: The present dissertation entitled “‘Sai o kit gay entra a leitura em família’: o livro didático no governo Bolsonaro (2019-2022)” aimed to analyze the representations and discourses around the theme of gender and sexualities in the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) and in the textbooks of the Life Project discipline of Novo Ensino Médio (NEM). The epistemological statutes of the research were constituted in a post-structuralist perspective. The theoretical debate took place in dialogue with queer theory and intersectional black feminism. The methodological procedures were mediated by the autoethnographic approach to study the nuances of the hidden curriculum and the Foucauldian discourse analysis to understand the official curriculum. The research provided a consistent analysis of the cis-heteronormativity regime and the experience of abjection in educational policies and processes in the context of the Bolsonaro government (2019-2022). Neoconservatism and neoliberalism were identified as recurrent elements in the discourses present in the analyzed textbook. Discourses on gender and sexuality were strongly marked by interdiction procedures, discipline and the will to truth, producing the validation of cis-heteronormativity and the exclusion of deviant bodies from such a norm. In this sense, the results indicated the need to expand the content on gender diversity and sexuality in the textbook, as well as the creation of more representative materials about the LGBTQIA+ community. The Life Project discipline, recently added to school curricula, raises the possibility of new research that may raise data and perspectives on its insertion in Basic Education from other perspectives. Considering the turbulent period that educational policies went through between the 2016 coup and the rise of Bolsonarism, this dissertation adds to other scientific efforts to understand these processes and their effects on Education.
Keywords: Livros didáticos - Política governamental - Brasil
Livros didáticos - Avaliação - Brasil
Identidade social nos livros didáticos - Brasil
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: CURRICULO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Gênero
Sexualidades
Pedagogia
Livro didático
Bolsonarismo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Raescla Ribeiro de. “Sai o kit gay entra a leitura em família”: o livro didático no governo Bolsonaro (2019-2022). 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9345
Issue Date: 20-Jan-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RaesclaOliveira_PPGE.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons