???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9368
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino coletivo de flauta doce no ensino fundamental 2 em escola pública de tempo integral em Manaus
???metadata.dc.creator???: Picanço, Mickelsen da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Jackson Colares da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Queiroz, Rucker Bezerra de
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho versa sobre o Ensino coletivo flauta doce no ensino fundamental 2 em escola pública de tempo integral em Manaus. Seu objetivo geral é refletir sobre o ensino coletivo de flauta doce nas aulas de Arte do ensino fundamental 2 em escola pública de tempo integral em Manaus. Tem como objetivos específicos: a) identificar e correlacionar os conceitos de educação integral, educação de tempo integral e ensino coletivo de instrumento musical; b) descrever os processos educacionais de ensino coletivo de flauta doce nas aulas de Arte em escola de tempo integral; e c) analisar a efetividade e eficácia do ensino coletivo de flauta doce nas aulas de Arte em escola de tempo integral. Como metodologia, estrutura-se em três fases, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica com revisão da literatura brasileira sobre os temas da educação de tempo integral, da educação integral e do ensino coletivo de instrumento musical. A segunda fase constrói-se em torno de uma pesquisa-ação, na qual um grupo focal composto por estudantes de 6º ano passou por um iniciação na flauta doce durante suas aulas curriculares de Arte, tendo sido feito registro do desenvolvimento desses estudantes por meio de fichas de observação individual, entrevistas por meio de questionários estruturados, registros das aulas em fotografia e vídeo, com resguardo de suas identidades, por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado por seus pais, além de entrevistas com a pedagoga da escola e com o vice-diretor. A terceira fase compõe-se da análise dos dados colhidos e redação final do trabalho. Como resultados, compreende-se que: há convergência nos conceitos de escola de tempo integral e educação integral visando o desenvolvimento pleno do indivíduo; que Educação Coletiva de Instrumento Musical (ECIM) é uma expressão mais precisa que Ensino Coletivo; que um conceito novo pôde ser sintetizado a partir das definições de diferentes pesquisadores que lidam com ECIM; que ECIM é uma metodologia de ensino de música plenamente aplicável ao contexto da educação básica, seja na jornada integral, seja na jornada de meio período; que a criação de um método específico para ECIM nas aulas de Arte na educação básica é necessária, visando melhor aproveitamento de seu potencial didático (podendo ser tema de pesquisa posterior); que as aulas de flauta doce mediante a ECIM nas aulas de Arte em escola pública de tempo integral foram efetivas (puderam ser realizadas de fato) e eficazes (resultaram em aprendizagem do instrumento musical). Conclui-se que, apesar da expansão da rede de escolas estaduais de tempo integral no Amazonas,6 nem todas possuem a infraestrutura adequada às demandas de uma formação plena, atendendo à multidimensionalidade do indivíduo. Apesar disso, a ECIM pôde ser efetiva e eficaz, mesmo em ambiente inadequado às aulas de música, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos estudantes do 6º ano, podendo as análises e resultados deste trabalho ecoar em outros contextos de educação escolar básica dentro e fora do Amazonas e enriquecer a literatura acadêmica amazonense e brasileira sobre esse tema.
Abstract: This work deals with the collective teaching recorder in elementary school two in full-time public school in Manaus. Its general objective is to reflect on the collective teaching of recorder in the classes of Art of elementary school two in full-time public school in Manaus. Its specific objectives: a) to identify and correlate the concepts of integral education, full-time education, and collective teaching of musical instruments; b) describe the educational processes of collective teaching of flute in full-time art classes; and c) to analyze the effectiveness and effectiveness of the collective teaching of flute in art classes in full-time school. As a methodology, it is structured in three phases, the first being bibliographic research with a review of the Brazilian literature on the themes of full-time education, integral education, and collective teaching of musical instruments. The second phase is built around an action research, in which a focus group composed of 6th graders underwent an initiation in the recorder during their art curricular classes, having been recorded the development of these students through individual observation forms, interviews through structured questionnaires, records of classes in photography and video, with protection of their identities, through a Free and Informed Consent Form, signed by their parents, as well as interviews with the school pedagogue and the vice principal. The third phase consists of the analysis of the collected data and the final writing of the work. As results, it is understood that: there is convergence in the concepts of full-time school and integral education aiming at the full development of the individual; that Collective Education of Musical Instrument (ECIM) is a more precise expression than Collective Education; that a new concept could be synthesized from the definitions of different researchers dealing with ECIM; whereas ECIM is a methodology for teaching music fully applicable to the context of basic education, whether on the full day or in the part-time journey; that the creation of a specific method for ECIM in art classes in basic education is necessary, aiming at better use of its didactic potential (which may be the subject of further research); that the recorder classes through ECIM in art classes in a full-time public school were effective (could be actually performed) and effective (resulted in learning the musical instrument). It is concluded that, despite the expansion of the network of full-time state schools in the Amazon, not all have the adequate infrastructure to the de-mands of a full education, given the multidimensionality of the individual. Despite this, the ECIM could be effective and effective, even in an environment inadequate to music classes, contributing to the full development of 6th graders, and the analyses and results of this work can echo in other educational contexts inside and outside the Amazon and enrich the Amazonian and Brazilian academic literature on this subject.
Keywords: Instrumentos musicais
Instrumentos de sopro
Música - Instrução e estudo
Flauta doce - Instrução e estudo
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: MUSICA: INSTRUMENTACAO MUSICAL
???metadata.dc.subject.user???: Ensino Coletivo de Instrumento Musical
Ensino coletivo de flauta doce
Educação integral
Escola pública de tempo integral
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: PICANÇO, Mickelsen da Costa. Ensino coletivo de flauta doce no ensino fundamental 2 em escola pública de tempo integral em Manaus. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9368
Issue Date: 9-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MickelsenPicanço_PROFARTES2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons