???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9389
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1
Other Titles: Desde otro punto de vista: el uso de la A/r/tografía como enfoque para la enseñanza del arte a niños de 5° grado 1
???metadata.dc.creator???: Pereira, Carla Woany Rabelo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Rosemara Staub de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guaraldo, Laís
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lopes, Valter Frank de Mesquita
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo é resultado de um percurso realizado entre o ano de 2020 a 2022 no Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes. No qual foi desenvolvida uma ação para a turma do 5º ano 1 da Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, como estratégia de intervenção para compreender e agir diante da dificuldade que os estudantes apresentavam ao expressar-se por meio do desenho. Recorreu-se à Abordagem A/r/tografica, visto que as direções que rodeiam nossa ação: a pesquisa, o artista e o ensino de artes visuais, mesmo parecendo independentes, interceptaram-se nessa conversa por meio de rizomas. Diante disso, a professora direcionou seus estudantes a refletirem sobre os processos de criação de dois artistas e a de si próprios, por intermédio do diário gráfico, como uma forma de perceberem o desenho para além da própria linguagem e técnica, valorizando-o como instrumento de pesquisa para construção de identidades, compreensão e valores. O aporte teórico usado na fundamentação percorreu sobre as implicações dos desenhos no desenvolvimento socioemocional da criança por um caminho bem estreito a respeito do posicionamento do professor contemporâneo de arte. Para o arcabouço teórico, reunimos nesta investigação trechos dos diálogos das pesquisadoras Sueli Ferreira (2012), Mirian Celeste, Gisa Picosque e Terezinha Guerra (2010), Edith Derdyk (2020) e outros. Nossos apontamentos para a frase “eu não sei desenhar” findaram para a conscientização e reconhecimento do potencial que existe ao fazer desenho, no qual, resultou-se em uma sequência de trabalhos gráficos carregados por mensagens e valores subjetivos.
Abstract: Este artículo es el resultado de un recorrido realizado entre 2020 y 2022 en la Maestría Profesional en Artes - Prof-Artes. En el cual, se desarrolló un proyecto de acción para la clase del 5°1 de la Escuela do Estado de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi como estrategia de intervención para comprender y actuar sobre la dificultad que tenían los estudiantes al expresarse a través del dibujo. Acudimos al Enfoque A/r/tográfico, desde las direcciones que rodean nuestra acción: la investigación, el artista y la enseñanza de las artes visuales, que aun pareciendo independientes se cruzan en esta conversación a través de rizomas. Ante ello, la docente orientó a sus alumnos a reflexionar sobre los procesos de creación de dos artistas y de ellos mismos, a través del diario gráfico, como una forma de percibir el dibujo más allá de su propio lenguaje y técnica, valorándolo como herramienta de investigación para la construcción de identidades, la comprensión y valores El sustento teórico utilizado en la fundamentación abarcó las implicaciones del dibujo en el desarrollo socioemocional del niño a través de un camino muy estrecho en cuanto al posicionamiento del docente de arte contemporáneo. Para el marco, reunimos en esta investigación extractos de los diálogos de las investigadoras Sueli Ferreira (2012), Mirian Celeste, Gisa Picosque y Terezinha Guerra (2010), Edith Derdyk (2020) y otras. Nuestras notas sobre la frase “No sé dibujar” terminaron por concienciar y reconocer el potencial que existe en el dibujo, lo que resultó en una secuencia de obras gráficas cargadas de mensajes y valores subjetivos.
Keywords: Desenho - Estudo e ensino
Crianças - Aptidão para o desenho
Desenho (Ensino fundamental)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Desenho na escola
A/r/tografia
Processo de criação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM - UEA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: PEREIRA, Carla Woany Rabelo. Sob outro ponto de vista: o uso da A/r/tografia como abordagem no ensino de arte para as crianças do 5° ano 1. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9389
Issue Date: 31-Jan-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CarlaPereira_PROFARTES.pdf8.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons