???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9405
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A cristalização do discurso amoroso d'A Arte de Amar em A escrava Isaura: um estudo comparativo
Other Titles: The cristalization of loving discourse of Art of Love in A escrava Isaura: a comparative study
???metadata.dc.creator???: Neves, Lidiane Barreto Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Chain, Soraya Paiva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Maria Luiza Germano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nunes, Cícero Barbosa
???metadata.dc.description.resumo???: A influência entre autores é um fato notório e, sobretudo, inevitável. Tendemos a reproduzir e refazer os caminhos daqueles que vieram antes de nós, e do mesmo modo, notamos em A Arte de Amar (Ars Amatoria) (1997) e A escrava Isaura (2008) a permanência do mesmo discurso de teor amoroso. Para encontrar esses discursos amorosos de uma obra noutra, lançamos mão da Teoria da Residualidade (TR), de Roberto Pontes (2006), a qual nos permite, através dos conceitos operacionais (resíduo, cristalização, mentalidade coletiva e hibridação cultural), notar resíduos, isto é, aquilo que remanesce de uma época para outra, de uma geração e/ou sociedade para outra também, e abordagem do pensamento e conceitos dos lindeiros da TR, como Maurice Halbwachs (1990), James D. Dana (1963), Peter Burke (2003), Néstor García Canclini (2008), Raymond Williams (1979) e Gaston Bachelard (2001). Assim, nosso objetivo é observar esses discursos amorosos cristalizados de Ars Amatoria em A escrava Isaura. A partir da pesquisa e estudos de Gilberto Freyre (2009), Mary Beard (2020) e Pierre Grimal (2005), tratamos do reflexo sociocultural para observar como as obras em questão trazem aspectos socioculturais de seus respectivos contextos, influenciando diretamente na análise que fazemos delas, bem como para observar os quatro conceitos operacionais da TR, estritamente ligados à cultura e à sociedade; para conceitos e análises sobre cultura e sociedade e a relação de ambas com a literatura, recorremos a Roque Laraia (1986), José Luiz dos Santos (2012), Franz Boas (2004), Antonio Candido (2019) e outros. Consoante ao percurso da reflexão sociocultural, nos debruçamos sobre a confluência de gêneros nas obras de Ovídio (sobretudo Ars Amatoria), observando o Ego e discutindo sobre a Elegia Erótica Romana, Poesia Didática e Erotodidática, bem como suas semelhanças e diferenças, além da contribuição de cada gênero para a poesia ovidiana, todos a partir do pensamento de Paul Veyne (2015), Paulo Sérgio Vasconcellos (2016), Matheus Trevizam (2003), Niklas Holzberg (2002), Katharina Volk (2002), Antoine Compagnon (2010), entre outros; a partir disso, observamos a presença dos discursos amorosos, notando, por meio da análise comparativa, a presença dos quatro conceitos operacionais de uma obra na outra, sobretudo a presença da reprodução do discurso, do ensinamento e do comportamento amoroso.
Abstract: The influence between writers is a notorious fact and, above all, inevitable. We tend to paths reproduce and remake of those that came from before us, and likewise, we note in Art of Love (Ars Amatoria) (1997) and A escrava Isaura (2008) stay the same love discourse. To find those love discourses from one work into the other, we use of Residuality Theory (TR) by Roberto Pontes (2006) it enables us by means operating concepts (residue, crystallization, collective mentality and cultural hibridation), perceive, i.e., that remains of a period to other, of a generation and/or society to other too, and the thinking approach’s and concepts from authors who influenced the construction of TR, like Maurice Halbwachs (1990), James D. Dana (1963), Peter Burke (2003), Néstor García Canclini (2008), Raymond Williams (1979) and Gaston Bachelard (2001). Thus, our objective is to observe those crystalized loving discourses of Ars Amatoria in A escrava Isaura. As of research and study of Gilberto Freyre (2009), Mary Beard (2020) and Pierre Grimal (2005), we treat of sociocultural aspects of works contexts, directly influencing in the analysis that we make from its, as well as for to observe the TR's four operating concepts, strictly linked to culture and society; from culture and society concepts and analysis and the relationship of both works with literature, we turn to Roque Laraia (1986), José Luiz dos Santos (2012), Franz Boas (2004), Antonio Candido (2019) and others. According to pathway sociocultural reflection, we study about the genres confluence in the Ovid's works (specially Ars Amatoria), observing the Ego and discussing about the Roman Erotic Elegy, Didactic Poetry and Erotodidactic, as well as its differences and similarities, beyond each genres contribution for the Ovidian poetry, all from of think of Paul Veyne (2015), Paulo Sérgio Vasconcellos (2016), Matheus Trevizam (2003), Niklas Holzberg (2002), Katharina Volk (2002), Antoine Compagnon (2010), among others; as from this, we observing the presence of loving discourses, noting, through comparative analysis, the presence of the four operational concepts of a book in the other especially the presence of reproduction of loving discourse, teaching and behavior.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Discursos amorosos
Teoria da Residualidade
A Arte de Amar
A escrava Isaura
Ovídio
Bernardo Guimarães
Art of Love
Ovid
Crystalized loving discourses
Residuality Theory
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: NEVES, Lidiane Barreto Costa. A cristalização do discurso amoroso d'A Arte de Amar em A escrava Isaura: um estudo comparativo. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9405
Issue Date: 6-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LidianeNeves_PPGL.pdf794.58 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons