???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9417
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O conceito de coração em Jean-Jacques Rousseau: conselhos de prudência para aulas de filosofia no ensino médio
Other Titles: The concept of heart in Jean-Jacques Rousseau: prudent advice on philosophy classes in high school
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Adriano Furtado de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Jocélia Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Salazar, Deuzilene Marques
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Deodato Ferreira da
???metadata.dc.description.resumo???: A experiência docente no ensino escolar de filosofia para turmas do Ensino Médio envolve uma miríade de dificuldades. Entre estas, a grande quantidade de turmas e a tendência dos estudantes a encarar a escola com uma postura defensiva, que não favorece a interação com o educador. A prática comum é responder a este comportamento utilizando-se de ferramentas de coerção, capazes de obrigar os estudantes a uma colaboração forçada, o que reduz a eficácia pedagógica e didática do ensino. É neste contexto que se insere a dissertação O conceito de coração em Jean-Jacques Rousseau: conselhos de prudência para aulas de filosofia no ensino médio, que disserta acerca de como a palavra “coração” pode ser tomada como conceito na filosofia rousseauniana, a fim de apresentar uma concepção de ensino de filosofia que não seja coercitiva, mas sim cordial, capaz de levar o coração do educando a trabalhar a favor do aprendizado de filosofia. Propõe-se, ao longo da dissertação, expor o conceito de coração, explicitar as diretrizes para a educação filosófica, e enfim elaborar conselhos de prudência para professores de filosofia. Estes conselhos foram elaborados a partir de experiências vividas no exercício docente, confrontadas com as ideias de Rousseau, num diálogo fundamentado na filosofia da práxis. A metodologia utilizada é a leitura bibliográfica de Rousseau, a partir de autores que dialogam com a herança neo-kantiana, para inferir-se o conceito de coração e as categorias rousseaunianas. Em seguida, buscou-se o confronto dialético entre os pontos de vista de Rousseau e a práxis docente no ensino escolar de filosofia, através do método (auto)biográfico, e do ciclo de análise textual discursiva (ATD). A aplicação do método (auto)biográfico se deu a partir de um artigo publicado no ano 2020, acerca da nossa própria formação e a experiência docente entre os anos 2016 e 2020. Assim, o conteúdo desta dissertação visa superar dialeticamente o ponto de vista por nós apresentado no referido artigo, realizando assim, um aprofundamento crítico na própria práxis educativa. O produto da dissertação é um metatexto contendo reflexões acerca da pertinência das ideias de Rousseau para o ensino de filosofia e, ao final deste, Conselhos de prudência para aulas de filosofia no ensino médio, relacionados com seis Diretrizes inspiradas em Rousseau para a educação filosófica do coração, que são: 1) Que se estude o aluno, buscando saber o que ele está apto a aprender: para isso, a prudência pede que vejamos a sala de aula como comunidade moral, e que não se trate os alunos apenas como indivíduos isolados; 2) Que se considere a sociedade e a época: para isso é prudente continuar a própria formação, diante da complexidade crescente deste contexto; 3) Que se priorize as experiências: mas para isso, é prudente acertarmos o tempo e a ocasião e não agir arbitrariamente; 4) Que o educador fortaleça os vínculos com o educando sinalizando reconhecimento: mas é prudente que o professor mostre-se competente e organizado, para não perder, ele próprio, o reconhecimento do educando; 5) Que se promova o gosto em proveito da moral: para isso é prudente que os conteúdos sejam apresentados sem coerção, com cordialidade, de modo que os corações não se fechem; 6) Que se avalie o gosto e o reconhecimento da utilidade, através da excelência da produção estudantil, evitando mimar o educando: contudo, no contexto escolar será prudente, primeiro, o educador avaliar a si próprio e seu desempenho, depois a interferência do contexto, para só então considerar a excelência da produção escolar do estudante. Partindo destes conselhos de prudência formulados em diálogo com as Diretrizes inspiradas em Rousseau e o material autobiográfico, espera-se contribuir para uma forma de ensino mais cordial e menos coercitivo.
Abstract: The experience in the school teaching philosophy to high school students involves a myriad difficulties. Among these, the large number of classes and the tendency of students to face the school with a defensive posture, which hinders interaction with the educator. The common practice is to respond to this behavior using coercive methods, capable of forcing collaboration, which reduces the pedagogical and didactic effectiveness of teaching. It is in this context that the dissertation O conceito de coração em Jean-Jacques Rousseau: conselhos de prudência para aulas de filosofia no ensino médio (The concept of heart in Jean-Jacques Rousseau: prudent advice on philosophy classes in high school) fits, which discusses how the word “heart” can be taken as a concept in Rousseau’s philosophy, in order to present a conception of teaching philosophy that is not coercive, but cordial, capable of leading the student's heart to work in favor of learning philosophy. It is proposed, throughout the dissertation, to expose the concept of heart, to explain the guidelines for philosophical education, and finally to elaborate prudent advice for philosophy professors. These advices were elaborated from experiences gained through teaching practice, confronted with Rousseau's ideas, in a dialogue based on the philosophy of praxis. The methodology used is Rousseau's bibliographic reading, based on authors who dialogue with the neo-Kantian heritage, in order to infer the concept of heart and Rousseau's categories. Next, the dialectical confrontation between Rousseau's points of view and the teaching praxis in the school teaching of philosophy was sought, through the (auto)biographical method, and the cycle of discursive textual analysis (DTA). The application of the (auto)biographical method was based on an article published in the year 2020, about our own training and the teaching experience between the years 2016 and 2020. Thus, the content of this dissertation aims to dialectically overcome the point of view by us presented in that article, thus carrying out a critical deepening in the educational praxis itself. The dissertation product is a metatext containing reflections on the pertinence of Rousseau's ideas for the teaching of philosophy and, at the end of it, Advice of prudence for philosophy classes in high school, related to six Rousseau-inspired Guidelines for the philosophical education of the heart, which are: 1) That the student be studied, seeking to know what he is able to learn: for this, prudence asks that we see the classroom as a moral community, and that we do not treat students only as isolated individuals; 2) Considering society and the time: for this it is prudent to continue one's training, given the growing complexity of this context; 3) That experiences be prioritized: but for that, it is prudent to set the time and the occasion and not act arbitrarily; 4) That the educator strengthens the bonds with the student, signaling recognition: but it is prudent that the teacher proves to be competent and organized, so as not to lose, himself, the recognition of the student; 5) That taste be promoted in the service of morality: for this it is prudent that the contents are presented without coercion, with cordiality, so that hearts do not close; 6) That the taste and recognition of usefulness be evaluated, through the excellence of student production, while avoiding spoiling the student: however, in the school context it will be prudent, first, for the educator to evaluate himself and his performance, then the interference of the context , and only then consider the excellence of the student's school production. Based on these prudential advice formulated in dialogue with the Rousseau-inspired Guidelines and the autobiographical material, we hope to contribute to a more cordial and less coercive form of teaching.
Keywords: Filosofia - Estudo e ensino
Filosofia (Ensino médio)
Teoria (Filosofia)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Filosofia
Ensino Médio
Conselhos de prudência
Coração
Rousseau
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: OLIVEIRA, Adriano Furtado de. O conceito de coração em Jean-Jacques Rousseau: conselhos de prudência para aulas de filosofia no ensino médio. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação em Filosofia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9417
Issue Date: 22-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AdrianoOliveira_PPGFILO.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.