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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de história regional e local nos anos finais do ensino fundamental da SEMED/Manaus : da criação à extinção de Fundamentos de História do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Souza, Diego Pires de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Fabrício Valentim da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Normando, Tarcísio Serpa
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de criação, de desenvolvimento e de extinção da disciplina Fundamentos de História do Amazonas (FHA) na SEMED/Manaus frente às políticas educacionais que estabeleceram o ensino de história regional e local nos anos finais do ensino fundamental no período de 1991 a 2009. Trata-se de uma pesquisa fundamentada em pressupostos teóricos e metodológicos da historiografia com base na perspectiva da história social e cultural que analisa fontes primárias e secundárias obtidas a partir de levantamentos bibliográficos, pesquisa documental e pesquisa de campo. O ensino da história regional e local no Amazonas é uma reivindicação antiga, remete a terceira década do século XX com as postulações do historiador amazonense Arthur Cezar Ferreira Reis. No entanto, tal ensino só passou a ser realizado sob a égide de uma disciplina autônoma em 1989, quando a Lei Estadual no 1.906/89 instituiu a obrigatoriedade de ensino de história do Amazonas através de FHA em toda rede de ensino do estado. A disciplina FHA oportunizava aos discentes identificarem-se enquanto sujeitos históricos pertencentes a uma realidade histórica, social e cultural de onde provem sua identidade. Além disso, oportunizava a contraposição ao ensino de uma história puramente eurocêntrica tendo em vista dar voz e vez aos indivíduos “marginalizados”, aos “excluídos”, aos “de baixo”, muitas vezes ocupantes de regiões e localidades igualmente “marginalizadas”, “excluídas” e vistas por uma ótica dominante. Introduzida na rede de ensino da SEMED/Manaus em 1991, FHA teve sua existência marcada por negligência por parte da Secretaria com destaque para a demora na elaboração de seu currículo e não distribuição de materiais didáticos para seu ensino. Com base em motivações de cunho político, econômico e ideológico em 2009 a SEMED/Manaus promoveu a extinção de FHA de sua grade curricular. Com isso, a Secretaria agiu favoravelmente para o enfraquecimento da compreensão identitária dos seus alunos. Assim sendo, considera-se que a pesquisa em questão vem a contribuir para a compreensão de aspectos inerentes a história da educação e ao ensino da história regional e local de Manaus, do Amazonas e desta parte de Amazônia brasileira.
Abstract: This research aims to understand how the discipline Fundamentos de História da Amazônia ¬(FAH – Foundations of Amazonian History) was created, developed, and later extinguished within SEMED/Manaus in regard to educational policies that established the teaching of regional and local history in the period ranging from 1991 to 2009. Said research is based on theoretical and methodological assumptions of historiography from a social and cultural history perspective that analyzes primary and secondary sources obtained through bibliographical, documentary and field research. The teaching of regional and local history in Amazonas is an old claim, tying back to the 3rd decade of the 20th Century, backed up Amazonian historian Arthur Cezar Ferreira Reis’ postulations. However, such discipline only became autonomous in 1989, when State Law no.1.906/89 established that Amazonian history teaching by means of FAH throughout the state education system. FAH, the discipline, provided students with the opportunity to identify themselves as historical subjects belonging to a historical, social and culture reality from where their identities originate from. Besides, it also gave way to a counterpoint to a purely Eurocentric history, giving voice to those “marginalized”, “excluded”, those who lived “in the bottom”, often people living in locations equally “marginalized” and “excluded”, seeing through the lens of the dominant class. Introduced on SEMED/Manaus’ education system in 1991, FAH during its run was marked by negligence on the Secretary’s part, more specifically due to how long it took for a curriculum to be set up and the sheer lack of distribution of education materials for its proper teaching. Political, economic, and ideological motives led SEMED/Manaus to remove FAH from its curriculum altogether by 2009. With that, the Secretary favored the enfeeblement of students’ understanding of identity. Thus, one can infer that this research contributes to the comprehension of aspects inherent to the history of education and teaching of regional and local history of Manaus, Amazonas and this portion of the Brazilian Amazon.
Keywords: História - Estudo e ensino
História local - Amazonas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: História regional e local
História do Amazonas
Disciplina escolar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, Diego Pires de. O ensino de história regional e local nos anos finais do ensino fundamental da SEMED/Manaus: da criação à extinção de Fundamentos de História do Amazonas. 2023. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9455
Issue Date: 30-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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