???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9465
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQueiroz, Talita Araújo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3725380641631652eng
dc.contributor.advisor1Farias, Elias Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4877433769416812eng
dc.contributor.referee1Barros, Rosemara Staub de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876eng
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350eng
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Talita Araújo. Arte - educação Decolonial: caminhos de (re) existência amazônida na escola ribeirinha de Manaus. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Faculdade de Artes, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9465-
dc.description.resumoO presente artigo é um relato de experiência de práticas artísticas desenvolvidas na disciplina de artes de uma escola ribeirinha de Manaus. Portanto buscou-se organizar experiências de mediação artística na disciplina de artes com práticas que sirvam de elemento agregador teórico-metodológico decolonial de (re)existência amazônida na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento; criar experiências na arte-educação em contexto ribeirinho que contemplem o imaginário social, as expressões identitárias locais; vivenciar durante as experiências, o seu existir amazônida e o (re)existir expressivo de povos das águas e florestas; mostrar um documentário como resultado de ação efetiva das experiências em arte-educação decolonial. Com abordagens etnográficas entrelaçadas pela metodologia artógrafica, ressaltando contextos da comunidade através do diário pessoal e vivenciando o processo de pesquisa juntamente com os estudantes uma vez que, a artografia não me isenta de participar do processo. O resultado foram experiências que contribuíram para expressão identitária dos estudantes ribeirinhos numa insurgência decolonial.eng
dc.description.abstractAbstract: This article is an experience report of artistic practices developed in the discipline of arts in a riverside school in Manaus. Therefore, we sought to organize experiences of artistic mediation in the discipline of arts with practices that serve as decolonial theoretical and methodological element aggregator of Amazonian (re) existence in the Municipal School José Sobreira do Nascimento; create experiences in art education in riverside context that contemplate the social imaginary, the local identity expressions; experience during the experiences, its Amazonian existence and expressive (re) existence of people of the waters and forests; show a documentary as a result of effective action of the experiences in decolonial art education. With ethnographic approaches intertwined with the artistic methodology, highlighting community contexts through personal diaries and experiencing the research process together with the students, since artography does not exempt me from participating in the process. The result were experiences that contributed to the identity expression of the riverside students in a decolonial insurgency.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/66666/DISS_TalitaQueiroz_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectÁreas ribeirinhas - Educação - Amazôniapor
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores de educação rural - Amazôniapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICAeng
dc.titleArte - educação Decolonial: caminhos de (re) existência amazônida na escola ribeirinha de Manauseng
dc.title.alternativeArt - Decolonial education: paths of (re)Amazonian existence in the riverside school of Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoGostaria que tirassem dúvidas se ha uma quantidade de folhas válidas para a ficha catalográfica. Por exemplo, eu estive em dúvida e não encontrei se os apendices e anexos contam na ficha. Pois eu sempre vejo na biblioteca pesquisas até as referencias bibliograficas. Ou não sei se retiram essa parte. Essas dúvidas loucas que eu tenho. Gratidão desde já por responder.eng
dc.description.infoPesquisa feita na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, 10km via Rio Negro, Manaus - Amazonaseng
dc.subject.userArte-educaçãopor
dc.subject.userdecolonialiadadepor
dc.subject.userpedagogia decolonialpor
dc.subject.usereducação ribeirinhapor
dc.subject.userpovos amazônicospor
dc.subject.userNossa Senhora de Fátimapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TalitaQueiroz_PROFARTES.pdf4.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons