???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9465
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Queiroz, Talita Araújo | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3725380641631652 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Elias Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4877433769416812 | eng |
dc.contributor.referee1 | Barros, Rosemara Staub de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 | eng |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Maria Evany do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1578488589056350 | eng |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Talita Araújo. Arte - educação Decolonial: caminhos de (re) existência amazônida na escola ribeirinha de Manaus. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Faculdade de Artes, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9465 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo é um relato de experiência de práticas artísticas desenvolvidas na disciplina de artes de uma escola ribeirinha de Manaus. Portanto buscou-se organizar experiências de mediação artística na disciplina de artes com práticas que sirvam de elemento agregador teórico-metodológico decolonial de (re)existência amazônida na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento; criar experiências na arte-educação em contexto ribeirinho que contemplem o imaginário social, as expressões identitárias locais; vivenciar durante as experiências, o seu existir amazônida e o (re)existir expressivo de povos das águas e florestas; mostrar um documentário como resultado de ação efetiva das experiências em arte-educação decolonial. Com abordagens etnográficas entrelaçadas pela metodologia artógrafica, ressaltando contextos da comunidade através do diário pessoal e vivenciando o processo de pesquisa juntamente com os estudantes uma vez que, a artografia não me isenta de participar do processo. O resultado foram experiências que contribuíram para expressão identitária dos estudantes ribeirinhos numa insurgência decolonial. | eng |
dc.description.abstract | Abstract: This article is an experience report of artistic practices developed in the discipline of arts in a riverside school in Manaus. Therefore, we sought to organize experiences of artistic mediation in the discipline of arts with practices that serve as decolonial theoretical and methodological element aggregator of Amazonian (re) existence in the Municipal School José Sobreira do Nascimento; create experiences in art education in riverside context that contemplate the social imaginary, the local identity expressions; experience during the experiences, its Amazonian existence and expressive (re) existence of people of the waters and forests; show a documentary as a result of effective action of the experiences in decolonial art education. With ethnographic approaches intertwined with the artistic methodology, highlighting community contexts through personal diaries and experiencing the research process together with the students, since artography does not exempt me from participating in the process. The result were experiences that contributed to the identity expression of the riverside students in a decolonial insurgency. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/66666/DISS_TalitaQueiroz_PROFARTES.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Artes | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Áreas ribeirinhas - Educação - Amazônia | por |
dc.subject | Artes - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Professores de educação rural - Amazônia | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA | eng |
dc.title | Arte - educação Decolonial: caminhos de (re) existência amazônida na escola ribeirinha de Manaus | eng |
dc.title.alternative | Art - Decolonial education: paths of (re)Amazonian existence in the riverside school of Manaus | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.description.sugestao | Gostaria que tirassem dúvidas se ha uma quantidade de folhas válidas para a ficha catalográfica. Por exemplo, eu estive em dúvida e não encontrei se os apendices e anexos contam na ficha. Pois eu sempre vejo na biblioteca pesquisas até as referencias bibliograficas. Ou não sei se retiram essa parte. Essas dúvidas loucas que eu tenho. Gratidão desde já por responder. | eng |
dc.description.info | Pesquisa feita na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, 10km via Rio Negro, Manaus - Amazonas | eng |
dc.subject.user | Arte-educação | por |
dc.subject.user | decolonialiadade | por |
dc.subject.user | pedagogia decolonial | por |
dc.subject.user | educação ribeirinha | por |
dc.subject.user | povos amazônicos | por |
dc.subject.user | Nossa Senhora de Fátima | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_TalitaQueiroz_PROFARTES.pdf | 4.75 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License