???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia
???metadata.dc.creator???: Lapa, Barbara Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliver, Terezinha Valim
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonzaga, Amarildo Menezes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve por objetivo compreender como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Bem como, responder o problema de como a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia, vinculado à tese de que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. De modo específico, articulou-se a memória da formação docente à construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. Para tanto, foi elaborado um percurso investigativo para identificar, pelas narrativas que emergem da memória de professores, a existência de uma espiral de formação docente na Amazônia. As narrativas foram provenientes de relatos de entrevistas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas e tratadas. Nesse percurso, foi possível evidenciar os sentidos, construídos pela memória, do ser professor formador de professores na Amazônia a partir da Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, que permitiu, como conclusão, compreender que a memória constrói os sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia por meio do que se expressa no discurso docente como compromisso social, responsabilidade ética e processo de constituição identitária, que emergiram como categorias de análise em um movimento circular de prefiguração, configuração e refiguração intitulado, por Paul Ricoeur, como mímesis (representação) ou processo mimético na composição da intriga (enredo).
Abstract: The research aimed to understand how memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. As well as answering the problem of how memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon, linked to the thesis that memory builds the meanings of being a teacher educator in the Amazon. Specifically, the memory of teacher training was articulated to the construction of meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon. Thus, an investigative course was developed to identify, through the narratives that emerge from the memory of teachers, the existence of a spiral of teacher training in the Amazon. The narratives came from interviews recorded in audio and later transcribed and trated. It was possible to highlight the meanings, built by memory, of being a teacher educator in the Amazon based on Paul Ricoeur's Theory of Interpretation, which allowed, as a conclusion, to understand that memory builds the meanings of being a teacher who trains teachers in the Amazon through what is expressed in the teaching discourse as social commitment, ethical responsibility and the process of identity constitution, that emerged as categories of analysis in a circular movement of prefiguration, configuration and refiguration entitled, by Paul Ricoeur, as mimesis (representation) or mimetic process in the composition of the story (plot).
Keywords: Professores - Formação - Amazonas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Formação de Professores
Formação do formador
Memória docente
Narrativa de professores
Sentidos do ser professor
Teacher training
Trainer training
Teaching memory
Teacher narrative
Senses of being a teacher
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LAPA, Bárbara Castro. Os vitrais da memória: uma compreensão da construção de sentidos do ser professor formador de professores na Amazônia. 2022. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9466
Issue Date: 29-Nov-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_BarbaraLapa_PPGE.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.