???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9483
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Antígonas possíveis: dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio
???metadata.dc.creator???: Martins, Paulo de Queiroz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Eneila Almeida dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, Rosemara Staub de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pozzetti, Gislaine Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Quantas “Antígonas” são necessárias para a autoconstrução do ser-humano? Do docente? Do pesquisador? Do estudante? Quais as possibilidades de exercitar a criação poética e crítica a partir da construção de uma dramaturgia baseada no convívio e na troca de experiências pessoais socializadas em sala de aula? O presente trabalho, pretende buscar as respostas a estas perguntas e organizá-las como uma metodologia de ensino de dramaturgia para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo partirei de minhas experiências pessoais de autoconstrução, em convívio, relacionando-as aos conceitos propostos por Dubatti e Bondía. Paralelamente, descreverei as experiências em sala de aula com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, durante o percurso de experimentação da proposta metodológica sob minha mediação. A pesquisa foi afetada pelo período pandêmico no qual o tecnovívio substituiu o convívio trazendo consequências que serão apontadas devido à sua relevância dentro do processo.
Abstract: How many “Antigones” are necessary for the self-construction of the human being? Of the teacher? Of the researcher? Of the student? What are the possibilities of exercising poetic and critical creation from the construction of a dramaturgy based on living together and exchanging personal experiences socialized in the classroom? The present work intends to seek the answers to these questions and organize them as a dramaturgy teaching methodology for the Final Years of Elementary School. To achieve this objective, I will start from my personal experiences of self-construction, in conviviality, relating them to the concepts proposed by Dubatti and Bondía. At the same time, I will describe the experiences in the classroom with two classes of the 9th grade of elementary school, during the period of experimentation with the methodological proposal under my mediation. The research was affected by the pandemic period in which techno-living replaced conviviality, bringing consequences that will be pointed out due to its relevance within the process.
Keywords: Teatro - Estudo e ensino
Teatro escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Dramaturgia
Convívio
Ensino de Teatro
Experiência
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: MARTINS, Paulo de Queiroz. Antígonas possíveis : dramaturgias na sala de aula como experiências de convívio. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Faculdade de Artes - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9483
Issue Date: 15-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PauloMartins_PROFARTES.pdf24.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.