???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9517
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Trabalho docente nas calhas dos rios amazônicos: trabalho, interiorização e subjetividade
Other Titles: Teaching work in the channel of the amazonian rivers: work, interiorization and subjectivity
???metadata.dc.creator???: Cavalcante, Thiago Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nina, Socorro de Fátima Moraes
First advisor-co: Moraes, Rosângela Dutra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vasconcelos, Ana Cláudia Leal
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ribeiro, Carla Vaz dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo do trabalho no Brasil tem passado por uma série de transformações nas últimas décadas, aproximando cada vez mais o trabalho docente às exigências do mercado neoliberal, inserindo a educação pública superior na lógica produtivista e mercantilista. Essas mudanças acarretaram uma intensificação e uma precarização do trabalho docente, com impactos diretos nos trabalhadores, tanto no seu modo de trabalhar como na sua subjetividade. Neste processo é importante considerar as particularidades de se atuar nas pequenas cidades da Amazônia e os seus impactos na organização do trabalho e na subjetividade dos professores. O objetivo do estudo foi de analisar as vivências subjetivas no trabalho dos docentes que atuam no interior do estado do Amazonas, por meio da investigação dos modos de vida, da organização do trabalho, das vivências de prazer e sofrimento e do uso da mobilização subjetiva dos trabalhadores neste contexto amazônico. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho (PDT) para a análise da organização do trabalho, das vivências de prazer-sofrimento, das estratégias de mediação e da relação saúde-adoecimento. Participaram da pesquisa 10 (dez) docentes que atuam no interior do estado do Amazonas, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas individuais online. O conteúdo das falas foi sistematizado a partir da Análise do Núcleo de Sentido (ANS) e a discussão dos resultados foi relacionada aos pressupostos da PDT. Os resultados apontaram para uma realidade em que os modos de vida na Amazônia e a organização do trabalho se interrelacionam, por vezes em contrastes, afetando a subjetividade dos trabalhadores. Embora os participantes estejam engajados e consigam utilizar da mobilização subjetiva para ultrapassar os desafios do real do trabalho, as vivências de sofrimento estão intensificadas, sobretudo pela sobrecarga, pelas condições de trabalho precárias e pelos sentimentos de desvalorização e de invisibilidade, o que acarreta riscos à saúde dos mesmos. Destacou-se como aspecto fundamental do trabalho docente no interior o sentido que se é dado ao trabalho e o papel do aluno como pontos de emancipação e de transformação subjetiva.
Abstract: The working world in Brazil has undergone a series of transformations in recent decades, bringing teaching work increasingly closer to the demands of the neoliberal market and inserting public higher education into productivist and mercantilist logic. These changes have led to an intensification and precariousness of the teaching work, with direct impacts on the workers, both in their way of working and in their subjectivity. In this process, it is important to consider the particularities of working in small towns in Amazonia and their impacts on the organization of work and subjectivity of university professors. The objective of the study was to analyze the subjective experiences at work of university professors who work in the inner cities of the state of the Amazon through an investigation of ways of life, work organization, experiences of pleasure and suffering, and the use of subjective mobilization by these workers in this Amazonian context. Methodologically, the research is characterized as descriptive with a qualitative approach, using the theoretical framework of Psychodynamic of Work (POW) to analyze the organization of work, the experiences of pleasure-suffering, the mediation strategies, and the health-disease relationship. Ten (10) university professors who work in the countryside of the state of the Amazon participated in the research, and data collection was carried out through individual online interviews. The content of the speeches was systematized from the Analysis of Nucleous Sense (ANS) and the discussion of the results was related to the POW assumptions. The results pointed to a reality in which the ways of life in the Amazon and the organization of work are interrelated, sometimes in contrast, and affect the workers' subjectivity. Although the participants are engaged and manage to use subjective mobilization to overcome the challenges of the work reality, their experiences of suffering are intensified, especially by the overload, the precarious working conditions, and the feelings of devaluation and invisibility, which pose risks to their health. The significance of the work and the students’ roles as points of emancipation and subjectivity transformations were highlighted as crucial aspects of university professors of the countryside.
Keywords: Ambiente de trabalho - Corpo docente
Professores - Saúde mental
Professores - Estresse ocupacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Trabalho docente
Subjetividade
Saúde mental
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: CAVALCANTE, Thiago Rodrigues. Trabalho docente nas calhas dos rios amazônicos: trabalho, interiorização e subjetividade. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9517
Issue Date: 7-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ThiagoCavalcantes_PPGPSI.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.