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DC FieldValueLanguage
dc.creatorGuedes, Suzy Chrystine Vasques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8221670322082526eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Victor José Machado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335514115153220eng
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Wania Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479eng
dc.contributor.referee1Gomes, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee2Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.referee3Santos, João Otacílio Libardoni dos-
dc.contributor.referee4Mezzaroba, Cristiano-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationGUEDES, Suzy Chrystine Vasques. Discursos sobre educação e saúde no Guia de Atividade Física para a População Brasileira via Educação Física escolar: Notas de um casamento (in)feliz. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9527-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo apresentar a pesquisa documental que teve por foco investigativo a análise do Capítulo 6, do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado em 2021, pelo Ministério da Saúde. Tal capítulo é destinado às recomendações para as aulas de Educação Física Escolar. O Guia faz parte de um documento oficial elaborado a partir de um comitê técnico-científico, subdividido em grupos de trabalho, com vistas ao aumento dos níveis de atividade física da população brasileira. Para compreendermos os discursos presentes no referido capítulo, fizemos um sobrevoo na Apresentação e no Capítulo 1 do Guia, assim como em artigos publicados pelos responsáveis pela organização do Guia e dos referidos capítulos. Utilizamos o método de intepretação da análise de discurso com inspiração foucaultiana, entendendo que um constructo teórico vai além da palavra escrita. Sendo assim, esse método foi considerado profícuo para auxiliar na identificação dos discursos presentes nas páginas dos materiais examinados. Como base teórico-conceitual-metodológica, utilizamos das contribuições de dois estudiosos das relações do homem: Foucault e Bauman. Por meio da utilização de suas ferramentas conceituais foi possível identificamos a presença de dois grandes discursos preponderantes na interface saúde-educação que se manifestam no capítulo analisado: 1) a constituição de um homo oeconomicus; 2) a privatização do cuidado de si. No que tange ao primeiro discurso, percebemos o Guia como um dispositivo-conselheiro que, ao mesmo tempo, reúne orientações e uma série de elementos heterogêneos em prol na instituição de uma política para a vida. Com relação ao segundo discurso, temos a privatização do cuidado de si, identificada a partir da ambivalência entre promoção da saúde e prevenção de doenças, em que se delega ao indivíduo, a responsabilidade pela sua saúde. Sendo assim, concluímos que o Guia traz os discursos de um saber-poder destinado a regular o corpo social. Porém, isso não significa demonizar suas recomendações, mas descortinar esse véu a fim de se possibilitar o encontro de outros usos para o Guia, a fim de que o “casamento” entre saúde e educação que acontece em suas páginas, possa ter um “final feliz”.eng
dc.description.abstractThis dissertation aims to present the documentary research that had as its investigative focus the analysis of Chapter 6 of the Physical Activity Guide for the Brazilian Population, published in 2021, by the Ministry of Health. This chapter is dedicated to the recommendations for Physical Education classes at school. The Guide is part of an official document prepared by a technical-scientific committee, subdivided into working groups, aiming to increase the levels of physical activity in the Brazilian population. In order to understand the discourses, present in the mentioned chapter, we flew over the Presentation and Chapter 1 of the Guide, as well as articles published by the people responsible for the organization of the Guide and the mentioned chapters. We used the Foucauldian-inspired discourse analysis method of interpretation, understanding that a theoretical construct goes beyond the written word. Thus, this method was considered useful to help identify the discourses present in the pages of the materials examined. As a theoretical-conceptual-methodological base, we used the contributions of two scholars of the men's relations: Foucault and Bauman. Through the use of their conceptual tools, it was possible to identify the presence of two major preponderant discourses in the health-education interface that manifest themselves in the analyzed chapter: 1) the constitution of a homo oeconomicus; 2) the privatization of self-care. Regarding the first discourse, we perceive the Guide as an advisory device that, at the same time, brings together guidelines and a series of heterogeneous elements in favor of the institution of a policy for life. Regarding the second discourse, we have the privatization of self-care, identified from the ambivalence between health promotion and disease prevention, in which the responsibility for one’s health is delegated to the individual. Thus, we conclude that the Guide brings the discourses of a knowledge-power destined to regulate the social body. However, this does not mean to demonize its recommendations, but to unveil this veil in order to make it possible to find other uses for the Guide, so that the “marriage” between health and education that happens in its pages can have a “happy ending”.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/67321/DISS_SuzyGuedes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectExercícios físicospor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectComportamento humanopor
dc.subjectHábitos de saúdepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleDiscursos sobre educação e saúde no Guia de Atividade Física para População Brasileira via Educação Física escolar: Notas de um casamento (in)felizeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEducação Física Escolarpor
dc.subject.userSchool Physical Educationeng
dc.subject.userGuia de Atividade Física para a População Brasileirapor
dc.subject.userDiscursospor
dc.subject.userGovernamento dos corpospor
dc.subject.userBiopolíticapor
dc.subject.userPhysical Activity Guide for the Brazilian Populationeng
dc.subject.userDiscourseseng
dc.subject.userBiopoliticseng
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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