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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Política dos territórios etnoeducacionais no amazonas: perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena
???metadata.dc.creator???: Vieira, Alva Rosa Lana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Jonise Nunes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Luciano, Gersem Jose dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa teve como tema, Política dos Territórios Etnoeducacionais no Amazonas: Perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora, professora indígena e ativista indígena em prol da Educação Escolar Indígena. A problemática da tese buscou investigar o não cumprimento dos direitos dos povos indígenas à Educação Escolar Indígena, apesar da existência das legislações em Educação Escolar indígena. Para responder à problemática, fizemos a seguinte indagação: quais os desafios e possibilidades no cumprimento da política dos Territórios Etnoeducacionais para efetivação da Educação Escolar Indígena no estado do Amazonas? A pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da gestão da Educação Escolar Indígena em Territórios Etnoeducacionais no Amazonas. Por objetivos específicos, definimos conhecer o processo de implantação de políticas dos Territórios Etnoeducacionais, identificar e analisar os compromissos pactuados nos Territórios Etnoeducacionais do Amazonas; e, apontar o protagonismo indígena na efetivação da gestão em Educação Escolar Indígena. A pesquisa foi subsidiada pelos levantamentos documentais e bibliográficos, utilizando uma abordagem qualitativa, orientada pelo método da abordagem hermenêutica-dialética (MINAYO, 2002). Para análise, tivemos por aportes teóricos Santos e Meneses (2010), Ghedin (2017) e Cruz (2018); Candau (2010) e Walsh (2019); Mainardes (2006); Weigel (2000), Grupioni (2008), Luciano (2013), Santos (2022) e Gramsci (2013). Como resultado da investigação, defendemos que o Amazonas, estado que possui instituições públicas municipais, estaduais e federais que trabalham com povos indígenas em todos os âmbitos, porém não efetiva os direitos à educação escolar indígena, que podem ser cumpridos pela adoção dos princípios da política dos Territórios Etnoeducacionais do Amazonas.
Abstract: This thesis was developed by the Program of Postgraduate in Education in the Federal University of Amazonas. The research had as theme the Policy of Ethnoeducational Territories in Amazonas: perspective for the effectiveness of Indigenous School Education. The theme’s choice was instigated from the experience as researcher, indigenous teacher and indigenous activist in favor of Indigenous School Education. The thesis’ problematic looked to investigate the non implementation of indigenous peoples rights to Indigenous School Education, even though there exists Indigenous School Education legislations. To answer this problem we did the following question: what are the challenges and possibilities for the implementation of the Policy of Ethnoeducational Territories in order to make Indigenous School Education effective in the Amazonas state? The research had as its main objective to analyze the challenges and possibilities of the management of Indigenous School Education in Ethnoeducational Territories in the Amazonas state. In the specific objectives, we defined as to know: the implementation process of the Policy of Ethnoeducational Territories, to identify and to analyze the agreed commitment in the Ethnoeducational Territories of Amazonas; and to point the indigenous protagonism in the effectiveness of the Indigenous School Education management. The research was subsidized by documentary and bibliographic surveys, it used the qualitative approach and was oriented by the method of hermeneutics-dialectics approach (MINAYO, 2002). For the analysis, we had as theoretical contribution: Santos and Meneses (2010); Ghedin (2017) and Cruz (2018); Candau (2010) and Walsh (2019); Mainardes (2006); Weigel (2000); Grupioni (2008); Luciano (2013); Santos (2022) and Gramsci (2013). As investigation result, we defend that Amazonas state, even though it has municipal, state and federal public institutions that works with indigenous peoples in every sphere, it does not make effective the rights for the Indigenous School Education, and the same could be implemented with the adoption of the principles of the Ethnoeducational Territories policy from Amazonas.
Keywords: Indígenas - Educação
Escolas indígenas
Estudantes indígenas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Território Etnoeducacional.
Educação Escolar Indígena.
Povos Indígenas.
Organizações Indígenas.
Amazonas.
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VIEIRA, Alva Rosa Lana. Política dos territórios etnoeducacionais no Amazonas: perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena. 2023. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9545
Issue Date: 30-Jan-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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