???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9546
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A política de formação de professores na área de letras-japonês em universidades públicas federais/nacionais no contexto da internacionalização universitária : Um estudo comparado Brasil/Romênia com foco na atuação de agências com vínculo governamental japonesas
???metadata.dc.creator???: Sambuichi, Cristina Rosoga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sá, Michele Eduarda Brasil de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee4???: Morales, Leiko Matsubara
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho objetivou analisar o modo de atuação de agências japonesas com vínculo governamental na política envolvendo a formação e atuação dos docentes das licenciaturas públicas de letras-japonês federais/nacionais no Brasil e na Romênia. Pesquisas anteriores, de Nye (2004) e Sá (2018), revelam esta atuação como um modo de aumentar o soft power do Japão. Seguiu-se o caminho da pesquisa comparada em Educação, com base em Bray (2000), ancorada na abordagem dialética (KOSIK, 1969; BENSON, 1977), e nos conceitos de produção e reprodução do campo científico de Bourdieu (1977, 1988, 2004, 2014). O locus da pesquisa é constituído por 4 Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e 2 IES nacionais da Romênia– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade de Bucareste (UNIBUC) e Universidade Babes Bolyai (UBB), com cursos regulares de língua japonesa e com possibilidade de formação como licenciado. A escolha dos cursos de gerenciamento federal e nacional mencionados acima foi feita para possibilitar a realização da pesquisa comparada Brasil/Romênia, excluindo assim as universidades de gerenciamento estadual brasileiras, que não possuem equivalente na Romênia. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, utilizando como fonte documentos oficiais dos cursos e currículos oficiais dos docentes, incluindo currículos LATTES, e por meio de pesquisa de campo, com um questionário misto com perguntas quantitativas e qualitativas (CRESWELL, 2012) em Google Forms aplicado aos docentes que atuam ou atuaram entre 2018 e 2022 nos cursos indicados acima. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008) dos dados comprovou que a formação, tanto inicial quanto continuada, dos docentes que atuam nos cursos de licenciatura analisados, recebe influência das seguintes agências com vínculo governamental japonesas: Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia -MEXT e Ministério das Relações Exteriores – MOFA, através das agências com vínculo governamental Fundação Japão e JICA. Na formação inicial destaca-se o uso de materiais didáticos produzidos com a participação das agências, obtidos pelos cursos de licenciatura em língua japonesa através de doações e recomendações das mesmas, bem como o recebimento de bolsas e cursos com intercâmbio para o Japão. Na formação continuada destacou-se o aperfeiçoamento profissional realizado por meio de cursos no Japão ou regionalmente. Também se observou, como parte da reprodução do campo científico dos estudos japoneses no âmbito universitário, que os profissionais de ensino nas licenciaturas de língua japonesa analizadas reproduzem a relação com as agências japonesas com vínculo governamental com os alunos, através da recomendação dos cursos e exames de proficiência organizados pelas agências japonesas com vínculo governamental. Notou-se, em ambos os países, a existência, no currículo da maioria dos docentes, de cursos oferecidos por MEXT e Fundação Japão, e foi observado o reconhecimento oficial, pelos cursos de licenciatura em língua japonesa, das atividades de formação e da prova de proficiência em língua japonesa oferecidas pelas agências governamentais japonesas. A presente pesquisa se apresenta como importante para a região amazônica por incluir no seu locus o único curso de licenciatura em língua japonesa da região norte do Brasil, aberto em 2011 na Universidade Federal do Amazonas, com o apoio da comunidade descendente japonesa e de agências japonesas com vínculo governamental como a Fundação Japão e o Consulado Geral do Japão em Manaus.
Abstract: The present work aimed to analyze the way in which Japanese agencies with governmental ties act upon the politics involving training and performance of professors of public federal/national degrees in Letters-Japanese in Brazil and Romania. Previous research, by Nye (2004) and Sá (2018), reveals their actions as a way to increase Japan's soft power. The path of comparative research in Education was followed, based on Bray (2000), anchored in the dialectical approach (KOSIK, 1969; BENSON, 1977), and in the concepts of production and reproduction of the scientific field of Bourdieu (1977, 1988, 2004, 2014). The research locus consists of 4 Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil and 2 national HEIs in Romania – Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ); University of Brasília (UnB); Federal University of Paraná (UFPR); Federal University of Amazonas (UFAM), University of Bucharest (UNIBUC) and Babes Bolyai University (UBB), with regular Japanese language courses and the possibility of graduation with a teaching license. The choice of the federal and national management courses mentioned above was made to enable the comparative research Brazil/Romania to be carried out, thus excluding the Brazilian state management universities, which have no equivalent in Romania. La elección de los cursos de gestión federal y nacional mencionados anteriormente se hizo para permitir la realización de la investigación comparativa Brasil/Rumania, excluyendo así las universidades estatales brasileñas de gestión, que no tienen equivalente en Rumania. Data collection was carried out through documentary research, using official documents of the courses and official curricula of the professors as a source, including LATTES curricula, and through field research, with a mixed questionnaire with quantitative and qualitative questions (CRESWELL, 2012) in Google Forms, applied to professors who work or worked between 2018 and 2022 in the courses indicated above. The content analysis (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008) of the data proved that the training, both initial and continuous, of the professors who work in the analyzed undergraduate courses, is influenced by the following Japanese government agencies: Ministry of Education, Science and Technology -MEXT and Ministry of Foreign Affairs – MOFA, through government agencies Japan Foundation and JICA. In the initial training, the use of didactic materials produced with the participation of the agencies, obtained by the degree courses in Japanese language through donations and recommendations from the agencies, as well as the receipt of scholarships and courses with exchange to Japan, stands out. In continuing education, professional improvement carried out through courses in Japan or regionally stands out. It was also observed, as part of the reproduction of the scientific field of Japanese studies at the university level, that teaching professionals in the analyzed Japanese language degrees reproduced the relationship with Japanese agencies with governmental ties with students, through the recommendation of courses and exams proficiency tests organized by Japanese government agencies. It was noted, in both countries, the existence, in the curriculum of most professors, of courses offered by MEXT and Japan Foundation, and official recognition was observed, by the degree courses in Japanese language, of training activities and programs and of the Japanese language proficiency test offered by Japanese government agencies. This research is important for the Amazon region because it includes in its locus the only Japanese-language degree course in the northern region of Brazil, opened in 2011 at the Federal University of Amazonas, with the asd support of the community of Japanese descent and Japanese agencies with government ties such as the Japan Foundation and the Consulate General of Japan in Manaus.
Keywords: Língua japonesa - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Licenciaturas públicas
Letras-japonês
Agências governamentais
Brasil
Romênia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ROSOGA, Cristina Sambuichi. A política de formação de professores na área de letras-japonês em universidades públicas federais/nacionais no contexto da internacionalização universitária: um estudo comparado Brasil/Romênia com foco na atuação de agências com vínculo governamental japonesas. 2023. 286 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9546
Issue Date: 17-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons