???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9553
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Breaking na escola: criação de um método a partir dos processos de ensino e aprendizagem com estudantes do município de maués no amazonas
???metadata.dc.creator???: Salviano, Willian da Cruz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Eneila Almeida dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Raissa Caroline Brito
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Vanja Poty Sandes G
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pinto, Amanda da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, realizado em instituições de ensino público, durante as aulas de breaking, na disciplina de Artes, tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino de gestos motores de breaking por meio das experiências das aulas com estudantes do município de Maués-AM. Para isso, foram selecionados três fundamentos do breaking (top rock, foot-work e freeze). Estes movimentos foram o foco de aprendizagem durante as práticas em sala de aula. A experiência durante a aplicação dos métodos foi bem-sucedida ao se considerarem as dificuldades de tempo, falta de material e local adequado para o ensino da dança. Mesmo com todas essas questões, os resultados foram positivos quando se olha para o aprendizado dos movimentos, notando que muitos dos estudantes os assimilaram no nível básico e intermediário em pouco tempo e em pouca quantidade de aulas. Vale ressaltar a grande carência de metodologias de ensino do breaking que, mesmo sendo uma arte/cultura e dança com bastante aceitação entre os jovens do ensino médio, ainda esbarra na falta de capacitação dos professores que, em sua maioria, não estudam esse assunto durante a graduação, mas encontram essa demanda durante o trabalho docente no ensino regular. Para dirimir essa lacuna, a criação de métodos de ensino do breaking foi fundamental, dividindo as aulas em teóricas e práticas, aplicadas no período de um bimestre, que, na grade curricular atual, consiste em 8 aulas. Nas aulas teóricas, focou-se o aprendizado da história do hip-hop e fundamentos do breaking; já nas aulas práticas, usaram-se técnicas de ensino como reprodução/repetição e ferramentas como o círculo numérico em incentivo à criatividade. Todas as aulas tiveram foco e método aplicados, encontrando, assim, um caminho para o ensino e aprendizagem que se fez eficaz mesmo com as diferenças e realidade de cada escola.
Abstract: The present work, carried out in public education institutions, during breaking classes, in the Arts discipline, aims to develop a methodology for teaching breaking motor gestures through the experiences of classes with students in the municipality of Maués-AM. For this, three fundamentals of breaking were selected (top rock, foot-work and freeze). These movements were the focus of learning during classroom practices. The experience during the application of the methods was successful when considering the difficulties of time, lack of material and suitable place for teaching dance. Even with all these questions, the results were positive when looking at the learning of movements, noting that many of the students assimilated them at the basic and intermediate level in a short time and in a small number of classes. It is worth mentioning the great lack of methodologies for teaching breaking that, even though it is an art/culture and dance with a lot of acceptance among young people in high school, it still comes up against the lack of training of teachers who, for the most part, do not study this subject during graduation, but find this demand during teaching work in regular education. To fill this gap, the creation of breaking teaching methods was fundamental, dividing classes into theoretical and practical, applied in a two-month period, which, in the current curriculum, consists of 8 classes. In theoretical classes, the focus was on learning the history of hip-hop and fundamentals of breaking; in practical classes, teaching techniques such as reproduction/repetition and tools such as the numeric circle were used to encourage creativity. All classes had a focus and method applied, thus finding a way for teaching and learning that was effective even with the differences and reality of each school.
Keywords: Dança na educação - Maués (AM)
Hip-hop (Cultura popular) - Arte
Dança - Instrução e estudo
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Breaking
Método de ensino
Hip-hop
Dança
Educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SALVIANO, Willian da cruz. Breaking na escola: criação de um método a partir dos processos de ensino e aprendizagem com estudantes do município de maués no amazonas. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Manaus (AM), 2023..
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9553
Issue Date: 17-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_WillianSalviano_PROFARTES.pdf3.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.