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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Entre o adormecer e o despertar: etnoconhecimento, território e identidade indígena no Médio Rio Negro
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Talita Pedrosa Vieira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Witkoski, Antonio Carlos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bruno, Ana Carla dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Melgueiro, Edilson Martins
???metadata.dc.contributor.referee3???: Cruz, Manuel de Jesus Masulo da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Leal, Davi Avelino
???metadata.dc.contributor.referee5???: Gadelha, Eloisa Mendonça
???metadata.dc.description.resumo???: A região do médio rio Negro, área onde o município de Barcelos está localizado, foi fortemente atingida pelo colonialismo etnocentrista digerindo até o presente as sequelas de um período que se estendeu do século XVII até o século XIX. O conhecimento indígena do território foi explorado, considerando que o enriquecimento econômico estava diretamente atrelado às formas de produção e manutenção do território realizada pelos nativos. O uso de plantas medicinais é uma herança indígena de tempos imemoriais. A colonização eurocentrista longe de podar esse hábito o explorou economicamente sobretudo com a coleta e comercialização das chamadas drogas do sertão. O eixo principal, inicialmente, foi o uso de plantas medicinais, mas questões relacionadas à identidade indígena no médio rio Negro surgiram durante a pesquisa de campo alterando a estrutura teórica do trabalho. O objetivo geral foi analisar o uso de plantas medicinais e a relação com o etnoconhecimento indígena no médio rio Negro, estado do Amazonas e os objetivos específicos foram: relacionar a formação territorial do médio rio Negro com as identidades indígenas adormecidas; mostrar a organização do território indígena por meio do trabalho de cultivo e extrativismo; e discutir as (des)continuidades no uso de plantas medicinais. As estratégias metodológicas foram organizadas em abordagem teórica e técnicas de pesquisa, sendo a primeira baseada no olhar, ouvir e escrever (OLIVEIRA, 1996) e a segunda as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação direta e observação e turnê-guiada. A pesquisa de campo foi realizada em 2018 e em 2020, respectivamente, nas comunidades Dom Pedro II e Manacauaca em Barcelos (AM) e no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em São Gabriel da Cachoeira (AM). Nas comunidades, foi identificado que a identidade indígena está entre o adormecer o despertar considerando, por um lado, os preconceitos e perseguições historicamente realizados e, por outro lado, a resiliência e a crescente luta por direitos de manutenção do território (demarcação, saúde e educação). Além da autodeclaração, existem outras formas de reconhecer o habitus indígena, como: práticas, etnoconhecimento, ocupação do território e organização do trabalho, uso de artefatos indígenas, modo de vida, cosmologias e mitologias indígenas. Com base nisso, a identidade indígena se tornou um conceito transversal aliado ao uso de plantas medicinais. Os indígenas utilizam plantas medicinais para o tratamento de enfermidades cuja responsabilidade é voltada a mulher e o uso se refere ao autocuidado, a manutenção do território e ao acionamento da memória social. O uso de fármacos está se tornando crescente devido ao constante fornecimento desses medicamentos pelo DSEI, o que pode contribuir para o enfraquecimento da memória social. Embora haja negações identitárias o território indígena revela a identidade por meio dos quintais agroflorestais que são microterritórios dos terreiros. O uso de plantas medicinais é parte do habitus que se manteve dentre as (des)continuidades indígenas. Portanto, o uso de plantas medicinais é uma atividade de trabalho realizada pelos indígenas, organizada no calendário que respeita e considera o ambiente. O despertar identitário abrange memória social, conhecimentos e saberes, trabalho, modo de vida, conservação ambiental e manutenção territorial, enfim, diversas características que diferenciam o indígena do não indígena que vão além da fisionomia ou de estereótipos reproduzidos historicamente.
Abstract: The region of the middle Rio Negro, where the municipality of Barcelos is located, was strongly affected by ethnocentric colonialism, digesting until the present the sequels of a period that extended from the 17th century to the 19th century. The indigenous knowledge of the territory was explored, considering that economic enrichment was directly linked to the forms of production and maintenance of the territory carried out by the natives. The use of medicinal plants is an indigenous heritage from immemorial time. Eurocentrist colonization, far from pruning this habit, exploited it economically, especially with the collection and commercialization of the so-called hinterland drugs. The general objective was to analyze the use of medicinal plants and the relationship with indigenous ethnoknowledge in the middle Rio Negro, state of Amazonas, and the specific objectives were: to relate the territorial formation of the middle Rio Negro with dormant indigenous identities; show the organization of the indigenous territory through cultivation and extractivism work; and discuss the (dis)continuities in the use of medicinal plants. The methodological strategies were organized into theoretical approach and research techniques, the first being based on looking, listening and writing (OLIVEIRA, 1996) and the second on semi-structured interview techniques, direct observation and observation and guided tour. Field research was carried out in 2018 and 2020, respectively, in the Dom Pedro II and Manacauaca communities in Barcelos (AM) and in the Special Indigenous Sanitary District (DSEI) in São Gabriel da Cachoeira (AM). In the communities, it was identified that the indigenous identity is between falling asleep and waking up, considering, on the one hand, historically carried out prejudices and persecutions and, on the other hand, resilience and the growing struggle for territory maintenance rights (demarcation, health and education). In addition to self-declaration, there are other ways of recognizing indigenous habitus, such as: practices, ethnoknowledge, occupation of territory and work organization, use of indigenous artifacts, way of life, indigenous cosmologies and mythologies. Based on this, indigenous identity has become a transversal concept allied to the use of medicinal plants. Indigenous people use medicinal plants for the treatment of illnesses whose responsibility lies with women and the use refers to self-care, maintenance of the territory and the activation of social memory. The use of drugs is increasing due to the constant supply of these drugs by the DSEI, which may contribute to the weakening of social memory. Although there are identity denials, the indigenous territory reveals its identity through the agroforestry backyards that are microterritories of the yards. The use of medicinal plants is part of the habitus that has remained among the indigenous (dis)continuities. Therefore, the use of medicinal plants is a work activity carried out by the indigenous people, organized in a calendar that respects and considers the environment. The awakening of identity encompasses social memory, understanding and knowledge, work, way of life, environmental conservation and territorial maintenance, in short, several characteristics that differentiate the indigenous from the non-indigenous that go beyond physiognomy or historically reproduced stereotypes.
Keywords: Plantas medicinais
Indígenas - Usos e costumes
Plantas úteis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ETNOLOGIA INDIGENA
???metadata.dc.subject.user???: Identidade adormecida
Modo de vida
Plantas medicinais
Práticas territoriais
Barcelos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: CARVALHO, Talita Pedrosa Vieira de. Entre o adormecer e o despertar: etnoconhecimento, território e identidade indígena no Médio Rio Negro. 2022. 191 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9564
Issue Date: 9-Nov-2022
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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