???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9674
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Alfabetismo visual um fruir sobre a cultura amazônica: uma experiência de ensino e aprendizado na Escola Estadual - CETI Professor Manuel Vicente Ferreira lima
???metadata.dc.creator???: Silva, Francisco Pereira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Evandro de Morais
???metadata.dc.contributor.referee1???: Justamand, Michel
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lopes, Valter Frank de Mesquita
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ribeiro, Odenei de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa Alfabetismo Visual, um Fruir sobre a Cultura Amazônica: uma experiência de ensino aprendizado na escola estadual — CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, localizada na cidade Coari/AM. Apresenta análise sobre os alunos consumo de imagens digitais deles. Para compreendermos o processo que se evidencia no contexto sociocultural da Escola Estadual CETI, evidenciamos a relação, sobre a teoria de Plaza e Tavares – na qual a poética se relaciona às imagens digitais envolvendo o emissor e receptor. Também, o prisma da teoria de Beiguelma, sobre o estatuto da imagem no mundo contemporâneo e sua relação com o regime de vigilância e como relacionar a alfabetização visual, a cultura amazônica e a realidade onde os alunos vivem. A pesquisa objetiva compreender a relação entre alfabetismo visual, cultura amazônica e a realidade dos alunos que frequentam a escola. Para alcançar os objetivos, foram realizados: questionário semiaberto e observações in lócus, a fim de identificar como os alunos veem a cultura amazônica através de um olhar fruidor e como ela influencia seu consumo de imagens digitais. Os resultados apontaram que os alunos, em sua maioria, não reconhecem a importância sociocultural coariense, pois, em suas vidas diárias o contato com as imagens consegue afetar o processo cognitivo. A partir disso, foi possível inferir que o alfabetismo visual é fundamental para ambiente educacional, alguns problemas de reconhecimento cultural dos alunos estão diretamente relacionados ao seu consumo de imagens, pois eles passam muito tempo diante de imagens no ciberespaço. A metodologia da pesquisa é constituída do método pesquisa-ação com abordagem qualitativa, no qual foram realizados observações e questionário. Como resultado, concluiu-se que a cultura audiovisual influencia a cultural coariense e o quanto a alfabetização visual influencia significativamente o ensino e aprendizado dos alunos da Escola Estadual CETI, pois desenvolvem habilidades e competências de consumo de imagens de forma significativa.
Abstract: The research Visual Literacy, a Fruition about the Amazonian Culture: a teaching experience in the state school — CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, located in the city of Coari/AM. It presents an analysis of students and their consumption of electronic/digital images. In order to understand this process, which is evident in the sociocultural context of the CETI State School, we will highlight the relationship, based on Plaza and Tavares' theory – in which poetics relates to digital images involving the sender and receiver. Also on the prism of Beiguelma's theory, on the status of the image in the contemporary world and its relationship with the surveillance regime and how to relate visual literacy, the Amazonian culture and the reality where students live. The research aims to understand the relationship between visual literacy, Amazonian culture and the reality of students who attend school. To achieve the objectives, semi-open interaction and observation were carried out with the students, in order to identify how they see the Amazonian culture through a fruitful look and how it influences their consumption of electronic/digital images. The results showed that the students, for the most part, do not recognize the sociocultural importance of Coari because in their lives they kept in touch with the images that can affect the cognitive process. From this, it was possible to infer that visual literacy is fundamental for the educational environment, some problems of cultural recognition of students are directly related to their consumption of images, as they spend a lot of time in front of images in cyberspace. The research methodology is guided by a case study with a qualitative approach, in which observations and sessions were carried out. As a result, it was concluded that the audiovisual culture influences the culture of Coari and how much visual literacy significantly influences the teaching and learning of the students of the State School CETI, as they develop skills and competences of image consumption in a significant way.
Keywords: Arte - Estudo e ensino
Alfabetização Visual - Coari (AM)
Imagens digitais - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização Visual
Cultura amazônica
Imagens Digitais
Ensino e Aprendizado de Artes
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SILVA, Francisco Pereira da. Alfabetismo visual um fruir sobre a cultura amazônica: uma experiência de ensino e aprendizado na Escola Estadual - CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9674
Issue Date: 26-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranciscoPereira_PPGSCA.pdf5.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons