???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9681
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Nas entrelinhas da imagem: a Sociologia, o Cinema, o Amor e a Nudez nos filmes Magic Mike e Showgirls
???metadata.dc.creator???: Ribeiro neto, Francisco Moreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gil, Gilson Pinto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Lúcia Marina Puga
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa de mestrado em Sociologia chama-se “Nas entrelinhas da imagem. A Sociologia, o cinema, o amor e a nudez nos filmes Magic Mike e Showgirls”. Ela tem como objetivo analisar de que forma as convenções cinematográficas, alinhadas às relações morais, de gênero e sexualidade, são reproduzidas no cinema atual, tendo como campo de pesquisa os filmes Magic Mike (2012) e Showgirls (1996). Para tanto, a metodologia realizada nessa pesquisa consistiu na seleção de dois filmes, na observação do que se diferenciava e se repetia nesses filmes, na análise das falas entre os personagens e no uso das imagens e dos diálogos no decorrer da dissertação. Além disso, foram usados diferentes autores e autoras para ajudar na compreensão dos temas selecionados nessa pesquisa como Heinich (2008) e Le Breton (2012) sobre sociologia da arte e sociologia do corpo, Carrière (2015) e Louro (2008) sobre linguagem cinematográfica e sexualidade no cinema, Alcântara (2013) e Rossi (2013) sobre o amor no cinema, assim como Keesey & Ducan (2005) e Paley (2001) sobre a nudez no cinema, entre outros. Como resultado dessa pesquisa, constatou-se que a origem do cinema e as suas transformações, enquanto um tipo de arte especifica (corte, montagem e linguagem cinematográfica) trouxe consigo normas sociais (morais, de gênero esexualidade, principalmente com a implementação do código Hays) para realizar um filme, que ainda hoje, em maior ou menor grau, influenciam a forma de fazer cinema (especificamente o hollywoodiano) como se analisou nas relações amorosas do filme Magic Mike, que contrasta a busca por prazer sexual dos personagens versus a busca implícita por romance e casamento, ou também na forma como a nudez feminina é explicitada no filme Showgirls versus a dissimulação da nudez masculina em Magic Mike. Isso demonstra como essas normas sociais ainda influenciam o cinema atual.
Abstract: This master's research in Sociology is called “Between the lines of the image. Sociology, cinema, love and nudity in the movies Magic Mike and Showgirls”. It aims to analyze how cinematographic conventions aligned with moral, gender and sexual relations are reproduced in current cinema, having as research field the films Magic Mike (2012) and Showgirls (1996). Therefore, the methodology used in this research consisted of the selection of two films, the observation of what was different and repeated in these films, the analysis of the lines between the characters and the use of images and dialogues throughout the dissertation. In addition, different authors and authors were used to help understand the themes selected in this research, such as Heinich (2008) and Le Breton (2012) on sociology of art and sociology of the body, Carrière (2015) and Louro (2008) on cinematographic language and sexuality in cinema, Alcântara (2013) and Rossi (2013) on love in cinema, as well as Keesey & Ducan (2005) and Paley (2001) on nudity in cinema, among others.As a result of this research, it was found that the origin of cinema and its transformations as a specific art (cutting, editing and cinematographic language) brought social norms (morals, gender and sexuality, mainly with the implementation of the Hays code) to making a film, which even today, to a greater or lesser degree, influences the way of making cinema (specifically Hollywoodin this research) as analyzed in the love relationships of the movie Magic Mike, which contrasts thecharacters' quest for sexual pleasure versus the quest implicit by romance and marriage, in other words, in the way female nudity is explicit in Showgirls versus the concealment of male nudity in Magic Mike, showing how these social norms still influence cinema today.
Keywords: Nudez no cinema
Amor no cinema
Arte e cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Sociologia
Cinema
Nudez
Amor
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociologia
Citation: RIBEIRO NETO, Francisco Moreira. Nas entrelinhas da imagem: a Sociologia, o Cinema, o Amor e a Nudez nos filmes Magic Mike e Showgirls. 2021. 73 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9681
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranciscoRibeiroNeto_PPGS1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.