???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9697
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Arteterapia: processo criativo no ensino de artes visuais através da pintura abstrata
???metadata.dc.creator???: Amazonas, Kinny Derzy de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lopes, Valter Frank de Mesquita
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Maria de Nazaré Teles de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
???metadata.dc.description.resumo???: A arte na educação tem o poder de transformar o indivíduo e o ajuda a fazer um encontro com o eu criador, espontâneo e autêntico. A educação como experiência estética e artística destina-se a despertar a sensibilidade de todos os envolvidos no processo, sejam estudantes, professores, gestores ou funcionários da escola. Deve-se elevá-los à condição de criadores de significados, sujeitos dispostos a assumir formas variadas de autoria expressiva e enunciativa. É na arte que devem ser buscados os qualificativos necessários à renovação das práticas educacionais (ANDRADE, 2016). Apesar de não ter um cunho estético, a arteterapia movimenta a arte interna do indivíduo e cria um parâmetro da expressividade com o que é visual. A arteterapia é quando se utilizam recursos artísticos em prol da saúde: física, emocional, mental e espiritual e levando a arteterapia às escolas têm-se uma forma de trabalhar as artes visuais em favor da inteligência emocional, desenvolvendo processos de criação com os alunos. O objetivo desta pesquisa é fazer com que o estudante seja autor de suas próprias criações, levando em consideração seu conhecimento teórico e empírico, suas emoções, sua história, externando suas reflexões sobre a arte e socializando com o meio escolar. A problemática se dá em torno do seguinte questionamento: como se dá o desenvolvimento da arteterapia no contexto escolar? A metodologia preestabelecida é a pesquisa-ação, com um levantamento bibliográfico e de campo, oficinas pedagógicas e exposição de trabalhos. Os resultados foram coerentes aos objetivos desta pesquisa e dentro desses parâmetros, conseguiu-se fazer uma ligação da arte, através da pintura abstrata, com os benefícios da arteterapia, destacando entre eles a capacidade de gestão das emoções, superação de traumas, diminuição do estresse e da ansiedade e elevação da autoestima. Conclui-se que a arte é libertadora e traz àquele que a procura conforto emocional e acolhimento acima de tudo, um novo modo de sonhar e lidar com tudo aquilo que ronda a mente. A pesquisa foi realizada em 2022, com alunos do turno noturno, com 6 turmas da 9ª etapa da EJA, na Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, Zona Oeste da cidade de Manaus.
Abstract: Art in education has the power to transform the individual and helps him to make an encounter with the creative self, spontaneous and authentic. Education as an aesthetic and artistic experience is intended to awaken the sensitivity of everyone involved in the process, whether students, teachers, managers or school employees. They must be elevated to the status of creators of meanings, subjects willing to assume varied forms of expressive and enunciative authorship. It is in art that the qualifications necessary for the renewal of educational practices must be sought (ANDRADE, 2016). Despite not having an aesthetic nature, art therapy moves the individual's internal art and creates a parameter of expressiveness with what is visual. Art therapy is when artistic resources are used in favor of health: physical, emotional, mental and spiritual and taking art therapy to schools has a way of working the visual arts in favor of emotional intelligence, developing creative processes with students. The objective of this research is to make the student the author of his own creations, taking into account his theoretical and empirical knowledge, his emotions, his history, expressing his reflections on art and socializing with the school environment. The issue revolves around the following question: how does art therapy develop in the school context? The pre-established methodology is action research, with a bibliographical and field survey, pedagogical workshops and work exhibition. The results were consistent with the objectives of this research and within these parameters, it was possible to link art, through abstract painting, with the benefits of art therapy, highlighting among them the ability to manage emotions, overcome trauma, reduce stress and anxiety and increased self-esteem. It is concluded that art is liberating and brings to those who seek it emotional comfort and welcome above all, a new way of dreaming and dealing with everything that surrounds the mind. The research was carried out in 2022, with students of the night shift, with 6 classes of the 9th stage of the EJA, at the Antônio Encarnação Filho State School, in the West Zone of the city of Manaus.
Keywords: Arteterapia
Arte na educação
Arte - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Arteterapia
Artes visuais
Pintura abstrata
Escola
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: AMAZONAS, Kinny Derzy de Souza. Arteterapia: processo criativo no ensino de artes visuais através da pintura abstrata. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9697
Issue Date: 4-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KinnyAmazonas_PROFARTES.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons