???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9728
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições do processo cognitivo da criatividade à avaliação da aprendizagem do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM
???metadata.dc.creator???: Chadreque, Angelina Júlio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque de
???metadata.dc.description.resumo???: São muitos desafios dos professores e de sua formação, dentre eles, refletimos nesta pesquisa a avaliação como um esforço criativo, no sentido de servir ao desenvolvimento das aprendizagens. Nesse sentido, a presente investigação intitulada “Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM”. No que tange o problema de pesquisa surge como o ponto de partida que provém das nossas experiências acadêmicas e profissionais de certas inquietações que fui inspirada em uma experiência empírica, em artigos científicos por mim lidos há 5 anos desde os primeiros dias da formação. Nesta senda urge o problema de pesquisa: De que modo o processo cognitivo da criatividade contribui à avaliação da aprendizagem dos estudantes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM?: Desde modo objetivamos Analisar de que modo o Processo Cognitivo da Criatividade contribui à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM. Para alcançar este objetivo geral, demarcamos os seguintes objetivos específicos: 1- Explicitar os fundamentos cognitivos da criatividade e os pressupostos teóricos da avaliação da aprendizagem; 2- Identificar as concepções de avaliação presentes no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Amazonas; 3- Refletir quais contribuições o estudo pode perfazer aos desafios da formação de professores no curso de pedagogia no contexto Amazônico. Nosso decurso teórico-metodológico se desenha com base na Hermenêutica-Crítica, na perspectiva de Ricoeur (1996), nossa técnica de pesquisa consiste em entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa vai considerar o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM, participando do estudo 10 professores do curso. Estima-se que a contribuição da pesquisa para o tema em destaque, resida na compreensão acerca de como se articulam o processo cognitivo da criatividade e à avaliação da aprendizagem, na organização de boas práticas pedagógicas no processo de ensino dos professores e estudantes no curso superior. A avaliação da criatividade segundo a entrevista feita aos sujeitos abordam que não existe nem tão pouco a avaliação criativa ela é tradicional que traz medo, ansiedade nos estudantes, segundo os planos de ensino dos sujeitos abordam que a avaliação é criativa, e o projeto pedagógico do curso não consta a temática da criatividade, é um problema que enfrentam sobre a criatividade, observa-se que, há disparidade das informações dos documentos. Pois, a criatividade é elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem, porque propicia a inovação e o desenvolvimento de novas habilidades. É uma ferramenta fundamental para promover uma aprendizagem mais dinâmica, estimulante e prazerosa. É o que possibilita melhorar as habilidades de raciocínio e pensamento crítico, o que contribui para a solução criativa de problemas. A criatividade também é responsável por levar as pessoas a pensar de maneira nova sobre seus conhecimentos e a descobrir novos caminhos para explorações e progressão acadêmica. O professor tem a oportunidade de promover ações criativas para o desenvolvimento de seus estudantes, considerando o contexto e os objetivos desejados, estas ações podem ser planificadas para que os estudantes possam desenvolver as suas potencialidades criativas e desfrutar do processo de aprendizagem de forma enriquecedora. Considera-se que, esta contradição entre as informações correlacionadas demonstra uma fragilidade do curso na ausência do debate e esclarecimento coletivo acerca das possibilidades e implicações dos diferentes métodos de avaliação. O curso além de pensar estas relações no nível da aprendizagem escolar, precisa pensar no contexto da sua própria relação pedagógica.
Abstract: There are many challenges for teachers and their training, among them, we reflect in this research the evaluation as a creative effort, in the sense of serving the development of learning. In this sense, the present investigation entitled “Contributions of the Cognitive Process of Creativity to the Assessment of Learning in the Degree in Pedagogy at UFAM”. With regard to the research problem, it emerges as the starting point that comes from our academic and professional experiences of certain concerns that I was inspired by an empirical experience, in scientific articles that I read 5 years ago from the first days of training. In this path, the research problem is urgent: How does the cognitive process of creativity contribute to the evaluation of students' learning in the Degree in Pedagogy at UFAM? In this way, we aim to analyze how the Cognitive Process of Creativity contributes to the Learning Assessment of the Degree in Pedagogy In order to reach this general objective, we set out the following specific objectives: 1- Explain the cognitive foundations of creativity and the theoretical assumptions of learning assessment; 2- Identify the conceptions of evaluation present in the pedagogy degree course at the Federal University of Amazonas; 3- Reflect on what contributions the study can make to the challenges of teacher education in the pedagogy course in the Amazonian context. Our theoretical-methodological course is based on Critical Hermeneutics, in the perspective of Ricoeur (1996), our research technique consists of a semi-structured interview. The universe of the research will consider the bachelor’s degree in Pedagogy at UFAM, with 10 professors participating in the study. It is estimated that the research's contribution to the highlighted theme lies in understanding how the cognitive process of creativity and learning assessment are articulated, in the organization of good pedagogical practices in the teaching process of teachers and students in higher education. It is concluded that the evaluation of creativity according to the interview made with the subjects addressed that there is not even a creative evaluation it is traditional that brings fear, and anxiety in the students, according to the teaching plans of the subjects they address that the evaluation is creative, and the pedagogical project of the course does not include the theme of creativity, it is a problem they face about creativity, it is observed that there is a disparity in the information in the documents. Therefore, creativity is an essential element in the teaching-learning process, because it promotes innovation and the development of new skills. It is a fundamental tool to promote a more dynamic, stimulating and enjoyable learning experience. It is what makes it possible to improve reasoning and critical thinking skills, which contributes to creative problem solving. Creativity is also responsible for leading people to think anew about their knowledge and discover new avenues for exploration and academic progression. The teacher has the opportunity to promote creative actions for the development of his students, considering the context and the desired objectives, these actions can be planned so that students can develop their creative potential and enjoy the learning process in an enriching way. It is considered that this contradiction between the correlated information demonstrates a fragility of the course in the absence of debate and collective clarification about the possibilities and implications of the different evaluation methods. The course, in addition to thinking about these relationships at the level of school learning, needs to think about the context of its own pedagogical relationship.
Keywords: Aprendizagem cognitiva
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Educação - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Cognição
Criatividade
Avaliação da Aprendizagem
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CHADREQUE, Angelina Júlio. Contribuições do Processo Cognitivo da Criatividade à Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAM. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9728
Issue Date: 24-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia (2).pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.