???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Rita Fernandes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5079181880996333eng
dc.contributor.advisor1Zucolo, Nicia Petreceli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466eng
dc.contributor.referee1Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536eng
dc.contributor.referee2Silva, Lajosy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4220995373459046eng
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Rita Fernandes. Espelho do masculino em contos de a cidade ilhada de Milton Hatoum. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9752-
dc.description.resumoEsta dissertação propõe-se a analisar como ocorre a formação da identidade de acordo com o momento histórico-social apresentando possíveis formas de masculinidade, o seu processo de formação social e os narradores presentes nos contos. Por meio dos mecanismos de poder, se observa o contexto em que as relações vão sendo enlaçadas nas narrativas, contribuindo para que diferentes comportamentos sejam representados ao longo das histórias. Como corpus da pesquisa, elegemos os seguintes contos: Dançarinos na última noite”, “Varandas da Eva”, “O adeus do comandante”, “A casa ilhada”, “Bárbara no inverno” e “Encontros na península”, da obra A Cidade Ilhada, do escritor Milton Hatoum. Com o desenvolvimento dos pontos definidos, chega-se à conclusão de que o poder desenvolvido por meio de aspectos históricos e culturais corrobora para que transcorram, nos contos selecionados, as diversas formações de masculinidade. Para fundamentar os argumentos elaborados, recorre-se às reflexões suscitadas por Susana Funck, Socrates Nolasco, Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Gerda Lerner e Homi Bhabha.eng
dc.description.abstractThis dissertation proposes to analyze how the formation of identity occurs according to the historical-social moment, presenting possible forms of masculinity, its process of social formation and the narrators present in A Cidade Ilhada (2009), by Milton Hatoum. This work has fourteen short stories, six of which make up the corpus of this research, namely: “Dançarinos na última noite”, “Varandas da Eva”, “O adeus do comandante”, “A casa ilhada”, “Bárbara no inverno” and “Encontros na península”. The context in which relationships are intertwined in the narratives is observed, contributing to the representation of behaviors throughout the plots. With the development of the defined points, it is possible to understand that the power developed through historical and cultural aspects corroborates the different formations of masculinity in the selected stories. To substantiate the arguments made, we resort to the reflections raised by Susana Funck, Socrates Nolasco, Pierre Bourdieu, Michel Foucault, Gerda Lerner and Homi Bhabha.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/69818/DISS_RitaSilva_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectMasculinidade na literaturapor
dc.subjectContopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleEspelho do masculino em contos de a cidade ilhada de Milton Hatoumeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userMilton Hatoumpor
dc.subject.userMasculinidadespor
dc.subject.userPoderpor
dc.subject.userRelações de Poderpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RitaSilva_PPGL.pdf887.87 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.