???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9757
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escolas do Campo e formação nos assentamentos de Reforma Agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo, no Amazonas
Other Titles: Escolas do Campo e formação nos assentamentos de Reforma Agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo, no Amazonas
???metadata.dc.creator???: Gomes, Aline Lucas de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Marilsa Miranda de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Franco, Zilda Gláucia Elias
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado de Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Recebendo o título “Escolas do campo e formação nos assentamentos de reforma agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo – AM”, o estudo buscou discutir sobre duas políticas públicas, o projeto de assentamentos agrários visando o acesso a moradia e recursos de assistência para famílias assentadas, e a modalidade de Educação do Campo que garante o direito a educação voltado para a população do campo, ambos localizados no município de Presidente Figueiredo - AM. Para a construção da pesquisa foi necessário um delineamento sobre quatro categorias de análises e os elementos que fortalecem cada uma. Primeiramente um aporte teórico utilizando fundamentos das teorias agrárias, como o conceito de campesinato junto a uma reflexão sobre o que caracteriza os sujeitos camponeses. Seguido de uma discussão sobre o que define o termo políticas públicas e o papel do Estado diante da implementação de tais ações, citando exemplos de órgãos e programas que funcionam como resultados das medidas de intervenção do governo frente a população do campo. E consequentemente uma explanação sobre a formação dos projetos de assentamentos agrários e dos primeiros ensaios sobre o que difere o ensino proposto na cidade e para o campo, para que se então possa pensar sobre os fundamentos da Educação do Campo, e por fim, dentro da mesma seção de análise, uma reflexão sobre a atuação dos grupos ligados a movimentos sociais que tiverem papel incisivo durante o percurso e trajetória camponesa no Brasil. Esta seção proporciona ainda uma reflexão sobre as especificidades do camponês amazônida e o modo de vida do campesinato em outras regiões do país. Os resultados e discussões da pesquisa foram construídos com base nas informações coletadas tanto em campo, através das visitas nas comunidades e escolas, quanto no levantamento documental. Tendo como objetivo geral analisar a materialidade das políticas públicas voltadas para as comunidades Canoas e Rio Pardo, este estudo propõe ainda um diálogo crítico sobre a forma como as duas políticas vem sendo implementadas no município, com base nos relatos e acompanhamento da rotina dos moradores e professores. O percurso metodológico consiste em uma abordagem quali-quantitativa, com natureza descritiva e explicativa, onde utilizou-se de entrevistas, levantamento bibliográficos e documental como instrumento de coleta de dados. Os dados e informações coletadas foram analisados a partir do que se estabelece no método do Materialismo Histórico Dialético, considerando a história e vivência de homens e mulheres do campo, sujeitos camponeses, sujeitos de direito.
Abstract: This work is the result of research carried out in the Master's course in Teaching Science and Humanities, at the Federal University of Amazonas - UFAM. Under the title “Schools in the Countryside and Training in agrarian reform settlements in the Amazon Context: an analysis of Access to Education in the Canoas and Rio Pardo Project in Presidente Figueiredo – AM”, the study sought to discuss two public policies, the settlement project aiming at access to housing and assistance resources for settled families, and the Rural Education modality that guarantees the right to education aimed at the rural population, both located in the municipality of Presidente Figueiredo - AM. For the construction of the research, it was necessary to outline four categories of analysis and the elements that strengthen each one. Firstly, a theoretical contribution using foundations of agrarian theories, such as the concept of the peasantry, and a reflection on what characterizes peasant subjects. Followed by a discussion on what defines the term public policies and the role of the State in the implementation of such actions, citing examples of bodies and programs that function as a result of government intervention measures about the rural population. And consequently, an explanation of the formation of the projects of agrarian settlements and the first essays about what differs the teaching proposed in the city and for the countryside, so that one can then think about the fundamentals of the Education of the Countryside, and finally, within the In the same section of analysis, a reflection on the performance of groups linked to social movements that played an incisive role during the course and trajectory of peasants in Brazil. This section also provides a reflection on the specificities of the Amazon peasant and the way of life of the peasantry in other regions of the country. The research results and discussions were based on information collected in the field, through visits to communities and schools, and in the documentary survey. With the general objective of analyzing the materiality of public policies aimed at the Canoas and Rio Pardo communities, this study also proposes a critical dialogue about how the two procedures have been implemented in the municipality, based on reports and monitoring of the routine of residents and teachers. The methodological route consists of a quali-quantitative approach, with a descriptive and explanatory nature, where interviews, bibliographical and documental surveys were used as a data collection instrument. The collected data and information were analyzed based on what is established in the Dialectical Historical Materialism method, considering the history and experience of rural men and women, peasant subjects, and subjects of law.
Keywords: Educação rural
Escolas rurais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Campesinato
Políticas públicas
Assentamentos Agrários
Educação do Campo
Contexto Amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: GOMES, Aline Lucas de Souza. Escolas do Campo e formação nos assentamentos de Reforma Agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo, no Amazonas. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9757
Issue Date: 26-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AlineGomes_PPGECH.pdf4.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.