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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9826
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Um estudo sobre a experiência da política de cotas na Universidade Federal do Amazonas: caminhos para uma política universitária antirracista
Other Titles: A study on the experience of the quota policy at the Federal University of Amazonas: paths towards an anti-racist university policy
???metadata.dc.creator???: Silva, Priscila Thayane de Carvalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Camila Ferreira da
First advisor-co: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Candida Soares da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee4???: Oliveira, Amurabi Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fazendo parte da antiga Linha de Pesquisa 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, e atualmente reelaborada como Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Tematiza as relações raciais no campo da educação, abordando especificamente as ações afirmativas, entendidas aqui como políticas de cotas, implementadas na UFAM. Desse modo, possui como objetivo central analisar o processo de institucionalização das cotas ufanianas, considerando as dimensões simbólicas e materiais. Seus objetivos específicos são: 1) caracterizar os conflitos e lutas sociais em torno da institucionalização das políticas de cotas ufanianas; 2) mapear as principais lacunas políticas das cotas ufanianas a partir dos seus documentos oficiais; e 3) compreender as implicações simbólicas e materiais do andamento das cotas na UFAM. Logo, a pesquisa é documental e bibliográfica e tem recorte metodológico bourdieusiano a partir de sua Sociologia Reflexiva e de seu Materialismo do Simbólico. A tese está organizada em três capítulos, a seguir apresentados. O primeiro capítulo oferece ao leitor uma compreensão panorâmica dos contextos históricos, sociais e culturais que permeiam os debates sobre as teorias racialistas, a raciologia, a educação e as desigualdades raciais no Brasil. Nele é feita uma introdução ao debate sobre as classificações raciais empregadas pelo colonialismo e pelo racismo científico, os quais disseminaram suas influências nacionalmente no pós-abolição com o projeto brasileiro de embranquecimento e eugenia, e posteriormente pavimentaram o mito da democracia racial. Finalizamos esse capítulo mostrando os efeitos do racismo e das desigualdades raciais evidenciados principalmente na pandemia da Covid-19. No segundo capítulo, debatemos os conceitos gerais que permeiam as diversas definições e abordagens sobre ações afirmativas e sobre como emergiram no ensino superior no país. Observamos como a Lei nº 12.711/2012, Lei das Cotas, foi resultado dos ativos políticos dos movimentos negros brasileiros substanciados por pautas antirracistas e de direitos humanos. E o terceiro e último capítulo traz de modo mais direto nossas análises sobre as relações raciais e a mestiçagem na Amazônia e faz um resgate histórico sobre questões conjuturais e culturais na região, as quais influenciaram e influenciam diretamente os debates e tensionamentos locais, inclusive no processo de institucionalização das ações afirmativas da UFAM. Quanto aos resultados, elaboramos poderações sobre a origem estudantil e as performances desses nove anos das cotas ufanianas, nas quais foi identificado que o ingresso e egresso dos estudantes cotistas na UFAM é desigual e assimétrico. Nesse sentido, mostramos as relações diretas entre acesso e permanência dos cotistas ufanianos e a necessidade de vinculação direta às políticas de Assistência Estudantil. Finalizamos esta tese realizando alguns apontamentos para melhorias nas políticas de cotas da UFAM, bem como a necessidade de sua revisão, ampliação, continuidade e fortalecimento, sobretudo alicerçadas por uma incorporação de valores institucionais com horizontes antirracistas.
Abstract: This thesis was elaborated in the Postgraduate Program in Education (PPGE) and is part of the former line of research 2: Education, Public Policies and Regional Development, currently reworked as Education, State and Society in the Amazon. It thematizes race relations in the field of education, specifically addressing affirmative actions, in this case understood as quota policies, implemented at the Federal University of Amazonas (UFAM). Thus, it has as central objective: to analyze the process of institutionalization of the UFAM quotas, considering the symbolic and material dimensions. And specific are: 1) to characterize the conflicts and social struggles around the institutionalization of the ufanian quota policies; 2) to map the main policy gaps of the ufanian quotas from their official documents; and 3) to understand the symbolic and material implications in the progress of quotas at UFAM. The research is documental and bibliographic and has a Bourdieusian methodological approach based on his Reflexive Sociology and Materialism of the Symbolic. The first chapter offers the reader a panoramic understanding of the historical, social, and cultural contexts that permeate the debates about racialist theories and racialism, education, and racial inequalities in Brazil. It provides an introduction to the debate over racial classification employed by colonialism and scientific racism, the latter disseminated its influences nationally in the post-abolition period with the Brazilian project of whitening and eugenics and later paved the way for the myth of racial democracy. We end this chapter by showing the effects of racism and racial inequalities evidenced especially in the Covid-19 pandemic. As for the second chapter we discuss the general concepts about what the definitions and approaches on affirmative action are and how they emerged in higher education in the country. We note Law No. 12,711/2012, the Quotas Law, was the result of the political assets of black Brazilian movements substantiated by antiracist and human rights agendas. The third and last chapter brings in a more direct way our analyses about race relations and mixed race in the Amazon and makes a historical rescue about conjunctural and cultural issues in the region, which are directly influenced and influence local debates and tensions, including the institutionalization process of affirmative action at Ufam. As for the results, we elaborate power on the student origin and the performances of these nine years of the Ufam quotas, in which we identified that the entrance and egress of quota-holding students at Ufam is unequal and asymmetric. In this sense, we show the direct relations between access and permanence of UFAM's quota holders and the need for direct linkage with Student Assistance policies. We end this thesis by making some notes for improvements in the quota policies of UFAM, as well as the need for its review, expansion, continuity and strengthening, especially grounded by an incoporation of institutional values with antiracist horizons.
Keywords: Discriminação na educação
Ensino superior - Aspectos sociais
Direito à educação
Minorias - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Raça
Racismo
Cotas
Educação superior
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Priscila Thayane de Carvalho. Um estudo sobre a experiência da política de cotas na Universidade Federal do Amazonas: caminhos para uma política universitária antirracista. 2023. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9826
Issue Date: 11-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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