???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9834
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Curumim: um sistema tutor inteligente como ferramenta para aprendizagem de trigonometria
Other Titles: Curumim: an intelligent tutor system as a tool for learning trigonometry
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Fabiann Matthaus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco
???metadata.dc.contributor.referee1???: Frota, Vitor Bremgartner da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Disney Douglas
???metadata.dc.description.resumo???: Nos dias atuais, a aprendizagem da Matemática é parte fundamental no desenvolvimento do ser humano e neste contexto situa-se a Trigonometria. O estudo da Trigonometria relaciona o raciocínio algébrico, geométrico e gráfico, servindo como um precursor importante para a compreensão de cálculos mais avançados. Mediante o cenário atual onde o Ensino a Distância (EaD) tem se tornado uma necessidade, os Sistemas Tutores Inteligentes (STI) oferecem uma alternativa para o estudo individualizado, entretanto para a construção do conhecimento muitas vezes é necessário uma mediação na aprendizagem. A Teoria das Experiências de Aprendizagem Mediadas (EAM) oferecem suporte pedagógico focado na mediação e no atendimento aos problemas de aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de apoiar o desenvolvimento do conhecimento em Trigonometria, por meio de um STI denominado Curumim, inserindo o professor como agente ativo neste processo. Para validação do sistema foram realizados Estudos de Caso com professores e alunos, sendo primeiro feito Testes de Usabilidade e posteriormente uma pesquisa de intervenção com os estudantes em laboratório. Os resultados demonstraram que a ferramenta contribui para o ensino ficando evidente a aceitação dos estudantes e professores, promovendo uma prática que incentiva os alunos na construção do conhecimento produzindo assim impacto positivo nos resultados acadêmicos.
Abstract: Nowadays, the learning of Mathematics is a fundamental part in the development of the human being and in this context lies Trigonometry. The study of trigonometry links algebraic, geometric, and graphical thinking, serving as an important precursor to a more advanced understanding of computing. Due to the current scenario where Distance Learning (DL) has become a necessity, Intelligent Tutoring Systems (ITS) offer an alternative for individualized study, however, for the construction of knowledge, a mediation in learning is often necessary. The Theory of Mediated Learning Experiences (MLE) offers pedagogical support focused on mediating and addressing learning problems. In this context, this research was developed with the aim of supporting the development of knowledge in Trigonometry, through an ITS called Curumim, inserting the teacher as an active agent in this process. To validate the system, Case Studies were carried out with teachers and students, the first one being Usability Tests and later an intervention research with students in the laboratory. The disappointing results that the tool contributes to teaching, making evident the acceptance of students and teachers, promoting a practice that encourages students to build knowledge, thus producing a positive impact on academic results.
Keywords: Projeto de sistemas
Trigonometria - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Sistema tutor Inteligente
Ensino de trigonometria
Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: BARBOSA, Fabiann Matthaus Dantas. Curumim: um sistema tutor inteligente como ferramenta para aprendizagem de trigonometria. 2023. 115f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9834
Issue Date: 11-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FabiannBarbosa_PPGI.pdf21.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.