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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Teatro na escola: uma proposta pedagógica a partir da governança ambiental
???metadata.dc.creator???: Maia, Cleude de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
First advisor-co: Martins, Lúcia Helena Pinheiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Antônia Ivanilce Castro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schropfer, Edivania dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa foi motivada por minhas inquietações ante à problemática do saneamento básico e governança ambiental, em especial no município de Lábrea, e a possibilidade de tratá-la como tema de contextualização no ensino das ciências ambientais. A preocupação pedagógica em encontrar caminhos metodológicos lúdicos para contribuir com uma educação transformadora me levou a trabalhar o teatro pedagógico em atividades extracurriculares de ensino das ciências ambientais tendo a governança ambiental e o saneamento básico como temática de contextualização e interdisciplinaridade no ensino básico. A pesquisa foi conduzida numa abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo orientada pela pesquisa-ação momento em que realizamos oficinas pedagógicas e dinâmicas de grupo. Tivemos como sujeitos da pesquisa os alunos do 3º ano do curso integrado em Administração do IFAM Campus Lábrea. Como objetivo geral avaliamos práticas de teatro pedagógico como atividade extracurricular voltada ao ensino das ciências ambientais tendo o saneamento e governança ambiental no município de Lábrea como tema de contextualização. Caracterizamos o saneamento básico no município de Lábrea, como sendo precário; os espaços democráticos e a participação popular no processo de governança do saneamento básico no munícipio de Lábrea, são quase inexistente, pois as pessoas que deviam representar a coletividade, não se encontram nestes espaços; elaboráramos conteúdos de atividades teatrais integradoras do saber ambiental tendo a governança ambiental e o saneamento básico como temática de contextualização. A pesquisa comprovou que por meio da prática pedagógica do teatro pode-se contribuir para que educandos e educadores vivenciem e reflitam os conteúdos escolares a partir da realidade do lugar em que vivem.
Abstract: The research was motivated by my concerns regarding the issue of basic sanitation and environmental governance, especially in the municipality of Lábrea, and the possibility of treating it as a contextualization theme in the teaching of environmental sciences. The pedagogical concern to find playful methodological ways to contribute to a transformative education led me to work with pedagogical theater in extracurricular activities for teaching environmental sciences, with environmental governance and basic sanitation as a theme of contextualization and interdisciplinarity in basic education. The research was carried out in a qualitative approach, having as technical procedures the bibliographical research and the field research guided by the research-action, moment in which we carried out pedagogical workshops and group dynamics. We had as subjects the students of the 3rd year of the integrated course in Administration at IFAM Campus Lábrea. As a general objective, we evaluated practices of pedagogical theater as an extracurricular activity aimed at teaching environmental sciences, having sanitation and environmental governance in the municipality of Lábrea as a contextualization theme. We characterize basic sanitation in the municipality of Lábrea as precarious; democratic spaces and popular participation in the governance process of basic sanitation in the municipality of Lábrea, is almost non-existent, as the people who should represent the community are not found in these spaces; we elaborated contents of theatrical activities that integrate environmental knowledge, having environmental governance and basic sanitation as a contextualization theme. The research proved that through the pedagogical practice of theater it is possible to contribute for students and educators to experience and reflect on school contents from the reality of the place where they live.
Keywords: Teatro na educação
Arte na educação
Saúde pública - Lábrea (AM)
Educação ambiental
Ciências ambientais - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.subject.user???: Saneamento básico
Teatro pedagógico
Ensino das Ciências Ambientais
Basic sanitation
Pedagogical theater
Science Teaching Environmental
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: MAIA, Cleude de Souza. Teatro na escola: uma proposta pedagógica a partir da governança ambiental, 2023, 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9855
Issue Date: 23-Aug-2023
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