???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9863
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Trabalho e educação: o sistema estadual de educação integral frente às mudanças do mundo do trabalho na Zona Franca de Manaus
???metadata.dc.creator???: Silva, Cintia Adélia da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nogueira, Silvia Cristina Conde
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Marilsa Miranda de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Piolli, Evaldo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Oliveira, Angela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese tem por objetivo demonstrar os desafios do sistema estadual de educação de tempo integral frente às mudanças do mundo do trabalho na Zona Franca de Manaus. Partindo da hipótese de que o sistema estadual de educação de tempo integral, no ensino médio, cumpre precariamente a finalidade de qualificação para o trabalho, questiona: que resposta as escolas desse sistema têm dado ao mundo do trabalho da Zona Franca de Manaus, e o que se poderia esperar delas no sentido de compatibilizar formação integral e formação para o mundo do trabalho? Para respondê-la, no processo de investigação teórica, utilizou-se a metodologia histórico-crítica (Maciel; Braga, 2008) para interpretar as teorias econômicas clássicas (Smith, 1996; Ricardo, 1996; Marx, 2013), as teorias neoclássicas (Jevons, 1996; Menger, 1998; Marshall, 1982; Keynes, 1996; Schultz, 1973a, 1973b; Hayek, 1988, 2010; Friedman, 2014; Bresser-Pereira, 1998) e, ainda, as contribuições fundamentais de Taylor (1990) e Ford (1925). Utilizou-se a mesma metodologia no estudo dos documentos oficiais e da literatura dos críticos da educação capitalista (Saviani, 1982, 1986, 2003 e 2007; Frigotto, 1986 e 2012; Kuenzer, 1991; Mourão, 2006, Oliveira, 2010 e Maciel, 2018). A coleta de dados no Sistema Nacional de Emprego – SINEAM foi tabulada pelo Excel. E, finalmente, a análise dos resultados foi realizada pelo materialismo histórico-dialético (Marx, 1983; Netto, 2011), pela qual se chegou às seguintes conclusões: a) Se o capitalismo trabalha com três concepções de trabalho: a clássica, determinada pelos fatores de produção; a neoclássica, determinada pelos fatores de demanda e a mista, baseada na relação entre as duas, mas determinada pela demanda; e se a concepção marxista se baseia na concepção clássica, porém, ao contrário das concepções liberais, o fator trabalho é determinante, para a autora, uma análise atualizada da relação trabalho/educação deveria trabalhar com a concepção mista, tendo o trabalho como fator fundamental. Esta indicação se respalda no fato de que, de acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, o Ensino Médio representa 68,2% dos trabalhadores empregados na região Norte; 75,3%, no Amazonas, e 71% em Manaus, pela amostragem do SINE-AM; b) Por decorrência, o Ensino Médio deveria merecer atenção especial pelo sistema público de ensino, porém, não é o que se constata no Amazonas e, mais precisamente, em Manaus, onde os dados revelam inteira desatenção à formação para o trabalho, tanto no Ensino Regular Parcial, quanto no Integral, comprovados pelo confronto entre a taxa da oferta de componentes curriculares (7%, em 2008; 0,0%, em 2011; 0,0%, 2014) e a taxa da demanda de trabalhadores (61%), com Ensino Médio, que precisaram complementar a formação com curso profissionalizante particular; c) Ora, como se constata, portanto, que a transformação do Ensino Médio regular parcial e integral, nada mais faz que acrescentar carga horária aos componentes curriculares da formação geral, os dois grandes desafios do Ensino Médio de Tempo Integral é reverter a tendência a não atender à formação para o trabalho, por respeito às condições sociais das classes trabalhadoras subalternas, e proporcionar educação em consonância com às mudanças do mundo do trabalho.
Abstract: This thesis aims to demonstrate the challenges of the state system of full-time education in the face of changes in the world of work, in the Free Trade Zone of Manaus. Starting from the hypothesis that the state system of full-time education precariously fulfills the purpose of qualifying for work, it asks: what response have the schools of this system given to the world of work in the Manaus Free Trade Zone, and what could be expected of them no sense of reconciling comprehensive training and training for the world of work? To answer it, in the process of theoretical investigation, the historical-critical methodology (Maciel; Braga, 2008) was used to interpret classical economic theories (Smith, 1996; Ricardo, 1996; Marx, 2013), neoclassical theories (Jevons, 1996; Menger, 1998; Marshall, 1982; Keynes, 1996; Schultz, 1973a, 1973b; Hayek, 1988, 2010; Friedman, 2014; Bresser-Pereira, 1998) and also the fundamental contributions of Taylor (1990) and Ford (1925). The same methodology was used in the study of official documents and literature by critics of capitalist education (Saviani, 1982, 1986, 2003 and 2007; Frigotto, 1986 and 2012; Kuenzer, 1991; Mourão, 2006 and Oliveira, 2010; Maciel, 2018). Data collection in SINE-AM was tabulated using Excel. And, finally, the analysis of the results was carried out by historical-dialectical materialism (Marx, 1983; Netto, 2011), through which the following conclusions were reached: a) If capitalism works with three conceptions of work: the classic, determined by the factors of production; the neoclassical, determined by demand factors and the mixed, based on the relationship between the two, but determined by demand; and if the Marxist conception is based on the classical conception, however, contrary to liberal conceptions, the work factor is decisive, for the author, an updated analysis of the work/education relationship should work with the mixed conception, having work as a fundamental factor. This indication is based on the fact that, according to the Ministry of Labor and Social Security, secondary education represents 68.2% of workers employed in the North region; 75.3%, in Amazonas, and 71% in Manaus, according to the SINE-AM sampling; b) As a result, Secondary Education should deserve special attention by the public education system, however, this is not the case in Amazonas and, more precisely, in Manaus, where the data reveal complete lack of attention to training for work, both in the Partial Regular Education, as well as Fulltime, evidenced by the comparison between the supply rate of curricular components (7%, in 2008; 0.0%, in 2011; 0.0%, 2014) and the rate of demand for workers (61 %), with secondary education, who needed to complement their training with a private vocational course; c) Now, as it can be seen, therefore, that the transformation of regular partial and full-time Secondary Education does nothing more than add a workload to the curricular components of general education, the two great challenges of Full-time Secondary Education is to reverse the tendency to not attending training for work, out of respect for the social conditions of the subordinate working classes, and providing education in line with changes in the world of work.
Keywords: Educação integral - Manaus (AM)
Educação - Aspectos sociais
Educação para o trabalho
Ensino médio - Avaliação
Mercado de trabalho - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Trabalho
Educação
Política educacional
Educação integral em Manaus
Formação para o trabalho
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Cintia Adélia da. Trabalho e educação: o sistema estadual de educação integral frente às mudanças do mundo do trabalho na Zona Franca de Manaus. 2023. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9863
Issue Date: 30-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_CintiaSilva_PPGE.pdf6.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.