???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9896
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Processo cognitivo da consciência e o desenvolvimento das práticas emancipatórias no contexto da formação política dos professores da SEDUC-Parintins-AM
Other Titles: The cognitive process of consciousness and the development of emancipational practices in the context of political training of teachers at SEDUC-Parintins-AM
???metadata.dc.creator???: Maciel, Carlos César Macêdo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mariuzzo, Andrea
???metadata.dc.contributor.referee2???: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar de que maneira o processo cognitivo da consciência pode contribuir para as práticas emancipatórias referentes à Formação Política dos professores da SEDUC-Parintins. E como objetivos específicos: 1 - Identificar, na literatura das Neurociências e Ciência Cognitiva, os fundamentos epistemológicos do processo cognitivo da consciência e sua função para o desenvolvimento da formação política do professor; 2 - Mostrar como os professores da SEDUC-Parintins concebem a consciência em sua prática docente, e como esta influencia a sua percepção política; e 3 - Ponderar sobre os limites e perspectivas da contribuição dos conhecimentos dos processos cognitivos da consciência no âmbito da formação política dos professores da SEDUC-Parintins. A construção deste estudo teve como base a Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur, tratando-se de uma Pesquisa Qualitativa, com base nos pressupostos teóricos de Freire (2010); Damásio (2000; 2012; 2015); Kincheloe (1997), Ricoeur (1990; 2013), dentre outros. A pesquisa possuiu como sujeitos um grupo de 11 professores da Educação Básica estadual. Foram escolhidas seis (06) escolas públicas da rede estadual de ensino (SEDUC-AM), localizadas em diferentes áreas da cidade de Parintins-AM. Para a coleta de dados, empregou-se uma Entrevista Semiestruturada com 07 (sete) perguntas orientadoras que foram respondidas de modo presencial e reservado na escola onde o professor está lotado. Aplicou-se também um Questionário composto de 13 perguntas, com intervalo destinado à consecução das respostas e justificativas oportunas. Os resultados revelam que o sistema público de ensino da rede estadual de Parintins não favorece a formação política do professor, impedindo que os docentes compreendam e ensinem efetivamente questões políticas importantes, limitando assim a capacidade dos estudantes de entender e participar do processo político. Foi possível constatar que os professores entrevistados concebem a consciência como um processo complexo que envolve tanto a percepção individual quanto a reflexão crítica sobre a realidade social. Ademais, essa concepção de consciência está diretamente relacionada à sua percepção política, uma vez que os docentes que possuem uma consciência mais desenvolvida tendem a apresentar uma percepção política mais crítica e engajada em questões sociais relevantes. No entanto, também foi possível identificar que muitos professores ainda possuem uma concepção limitada da consciência, o que pode afetar negativamente sua percepção política e sua capacidade de engajamento em práticas emancipatórias. Também foram identificados alguns limites e desafios nesse sentido. Um dos principais limites é a dificuldade de se construir uma abordagem única e universal sobre o processo cognitivo da consciência, visto que se trata de um fenômeno complexo e multifacetado. A aplicação dos conhecimentos sobre a consciência na formação política dos professores pode exigir um alto nível de reflexão crítica e capacidade de análise, o que pode ser um desafio para alguns docentes. Por outro lado, as perspectivas de contribuição desses conhecimentos são bastante significativas, visto que a reflexão crítica sobre a consciência pode ajudar os professores a desenvolver uma percepção política mais crítica e engajada, bem como a compreender melhor as complexas relações sociais e políticas. Portanto, apesar dos desafios e limites, é possível afirmar que a reflexão sobre os processos cognitivos da consciência pode ter um papel importante na formação política dos professores da SEDUC-Parintins.
Abstract: The general objective of this research was to analyze how the cognitive process of conscience can contribute to the emancipatory practices related to the Political Formation of SEDUC-Parintins teachers. And as specific objectives: 1 - To identify, in the literature of Neurosciences and Cognitive Science, the epistemological foundations of the cognitive process of consciousness and its function for the development of the political formation of the teacher; 2 - Show how SEDUC-Parintins teachers conceive conscience in their teaching practice, and how it influences their political perception; and 3 - Ponder about the limits and perspectives of the contribution of knowledge of the cognitive processes of conscience in the scope of the political formation of teachers at SEDUC-Parintins. The construction of this study was based on the Critical Hermeneutics of Paul Ricoeur, being a Qualitative Research, based on the theoretical assumptions of Freire (2010); Damásio (2000; 2012; 2015); Kincheloe (1997), Ricoeur (1990; 2013), among others. The research had as subjects a group of 11 state Basic Education teachers. Six (06) public schools of the state education network (SEDUC-AM) were chosen, located in different areas of the city of Parintins-AM. For data collection, a Semi-structured Interview was used with 07 (seven) guiding questions that were answered in person and privately at the school where the teacher is working. A Questionnaire composed of 13 questions was also applied, with an interval destined to obtain the appropriate answers and justifications. The results reveal that the public education system of the state network of Parintins does not favor the political formation of the teacher, preventing teachers from effectively understanding and teaching important political issues, thus limiting the ability of students to understand and participate in the political process. It was possible to verify that the interviewed teachers conceive conscience as a complex process that involves both individual perception and critical reflection on social reality. Furthermore, this conception of conscience is directly related to their political perception, since professors who have a more developed conscience tend to present a more critical political perception and engaged in relevant social issues. However, it was also possible to identify that many teachers still have a limited conception of conscience, which can negatively affect their political perception and their ability to engage in emancipatory practices. Some limits and challenges were also identified in this regard. One of the main limits is the difficulty of building a single and universal approach to the cognitive process of consciousness, since it is a complex and multifaceted phenomenon. The application of knowledge about consciousness in the political formation of teachers can demand a high level of critical reflection and analytical skills, which can be a challenge for some teachers. On the other hand, the contribution perspectives of this knowledge are quite significant, since the critical reflection on conscience can help teachers to develop a more critical and engaged political perception, as well as to better understand the complex social and political relations. Therefore, despite the challenges and limits, it is possible to state that reflection on the cognitive processes of consciousness can play an important role in the political formation of teachers at SEDUC-Parintins.
Keywords: Professores - Parintins (AM)
Professores - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Consciência
Práticas emancipatórias
Formação política
Professores
SEDUC-Parintins
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MACIEL, Carlos César Macêdo. O processo cognitivo da consciência e o desenvolvimento das práticas emancipatórias no contexto da formação política dos professores da SEDUC-Parintins-AM. 2023. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9896
Issue Date: 8-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_CarlosMaciel_PPGE.pdf2.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.