???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9950
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Consenso sobre procedimentos técnicos para ensino baseado em simulação em urgências clínicas e cirúrgicas em adulto
Other Titles: Consensus on technical procedures for simulation-based teaching in adult clinical and surgical emergencies
???metadata.dc.creator???: Silva, Andrezza Monteiro Rodrigues da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Leonardo Pessoa
First advisor-co: Soares, Maria Carolina Coutinho Xavier
???metadata.dc.contributor.referee1???: Westphal, Fernando Luís
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim, Robson Luís Oliveira de
???metadata.dc.description.resumo???: INTRODUÇÃO: A educação médica, durante um longo período, caracterizou-se por um modelo de ensino tradicional, com a capacidade de retenção de conhecimento bastante questionável. Nos últimos anos, os cursos de medicina vêm passando por mudanças estruturais em seus currículos e planos pedagógicos a fim de tornarem o ensino médico mais moderno e efetivo, sendo o ensino baseado em simulação uma possibilidade de ferramenta educacional para esse propósito. JUSTIFICATIVA: Diante da necessidade de mudança no modelo de ensino médico, da possibilidade do ensino baseado em simulação como estratégia educacional ativa e da existência de poucos estudos na literatura relacionados ao treinamento procedimental direcionando ao graduando de medicina , idealizou-se a elaboração de um consenso baseado na opinião dos docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre os procedimentos técnicos em urgências clínicas e cirúrgicas em adulto a serem ensinados aos alunos por meio de simulação. OBJETIVOS: Elaborar um consenso sobre procedimentos técnicos para alunos do curso de medicina em urgências clínicas e cirúrgicas em adulto, por meio de uma avaliação de necessidades baseada em método Delphi modificado. Confeccionar, a partir do consenso, uma lista priorizada de procedimentos técnicos e produzir um manual descritivo, direcionado ao docente, sobre os dez primeiros procedimentos eleitos na lista priorizada. MÉTODO: Para a elaboração do consenso foi utilizado o método Delphi modificado, em um processo de três séries de questionários, tendo como participantes os docentes da UEA. O questionário inicial foi constituído por uma questão aberta na qual o participante deveria citar no mínimo de doze procedimentos técnicos em urgências clínicas e cirúrgicas em adulto a serem ensinados ao aluno da graduação. Na segunda rodada o professor participante recebeu uma lista com os 17 procedimentos eleitos no questionário 1 e para cada um deles, foi solicitada avaliação por meio da fórmula de avaliação CAMES-NAF (Copenhagen Academy for Medical Education and Simulation - Needs Assessment Formula) modificada. Na terceira rodada o docente recebeu a lista preliminar priorizada de procedimentos de acordo com a avaliação contida no segundo questionário e, por meio de uma escala Likert, pode informar o seu grau de concordância com a lista de procedimentos apresentada para assim proceder-se a validação do conteúdo, utilizando o índice de Validade de Conteúdo (IVC). RESULTADOS: Por meio da metodologia Delphi modificada, com a participação de 22 docentes da UEA, foi elaborada uma lista priorizada e validada (IVC = 0,95) de 17 procedimentos técnicos a serem ensinados ao aluno do curso de medicina por meio de simulação. Os cinco primeiros procedimentos da lista, que obtiveram as maiores notas na fórmula CAMES-NAF foram: Intubação endotraqueal, reanimação cardiopulmonar, manuseio básico das vias aéreas, acesso venoso central e suturas superficiais. A partir dessa lista foi produzido um manual descritivo direcionado ao docente sobre os 10 primeiros procedimentos ranqueados. CONCLUSÃO: Foi elaborado um consenso sobre os procedimentos técnicos em urgências clínicas e cirúrgicas em adulto a serem ensinados aos graduandos, baseado na opinião dos docentes. Esses procedimentos deram origem a uma lista priorizada e, a partir desta, foi produzido um manual descritivo. Os achados da pesquisa poderão direcionar gestão e docentes na inclusão da simulação como estratégia educacional nos currículos médicos e o manual descritivo nortear a prática, de fato, dos procedimentos.
Abstract: INTRODUCTION: Medical education was characterized as a traditional teaching model for a long time, with a rather questionable capacity to provide knowledge retainment. In recent years, medical courses have undergone structural changes in their curricula and pedagogical plans to modernize and increase the effectiveness of medical teaching using simulation-based teaching as a possible educational tool. JUSTIFICATION: In view of the need for changing the medical education model, the possibility of simulation-based teaching as an active educational strategy, and the existence of few studies in the literature on procedural training for medical students, the faculty of the Amazonas State University (UEA) developed a consensus on which technical procedures should be taught to students through clinical and surgical emergency simulations in adults. OBJECTIVES: To develop a consensus on technical procedures for medical students in clinical and surgical emergencies in adults, through a needs assessment based on the modified Delphi method. To reach a consensus on a prioritized list of technical procedures and produce a descriptive manual for professor about the first ten procedures chosen in the prioritized list. METHOD: The modified Delphi method was used for the consensus, in a process involving three series of questionnaires and having the UEA professors as participants. The initial questionnaire consisted of an open question in which the participant should mention at least twelve technical procedures in clinical and surgical emergencies in adults to be taught to undergraduate students. In the second round, the participating professor received a list with the 17 procedures chosen in questionnaire 1 and had to assess each of them using the modified Copenhagen Academy for Medical Education and Simulation - Needs Assessment Formula (CAMES-NAF). In the third round, the professor received the preliminary prioritized list of procedures according to the evaluation in the second questionnaire and used a Likert scale to inform their degree of agreement with the list of procedures presented so as to proceed with content validation by the Content Validity Index (CVI). RESULTS: A prioritized and validated list (CVI = 0.95) of 17 technical procedures to be taught to medical students through simulation was created using the modified Delphi methodology, with the participation of 22 UEA professors. The first five procedures with the highest scores by the CAMES-NAF formula were: endotracheal intubation, cardiopulmonary resuscitation, basic airway management, central venous access, and superficial sutures. Based on this list, a descriptive manual on the top ten procedures was produced for the professors. CONCLUSION: A consensus on technical procedures in clinical and surgical emergencies in adults to be taught to undergraduate students was created, based on the professors’ opinions. These procedures originated a prioritized list and, from this, a descriptive manual was produced. The results of this study may guide managers and professors in the inclusion of simulation in medical curricula as an educational strategy; and the descriptive manual will guide the practice of the procedures.
Keywords: Treinamento por simulação
Educação médica
Educação de graduação em Medicina
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: MEDICINA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
???metadata.dc.subject.user???: Educação médica
Treinamento por simulação
Consenso
Método Delphi
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Cirurgia
Citation: SILVA, Andrezza Monteiro Rodrigues da. Consenso sobre procedimentos técnicos para ensino baseado em simulação em urgências clínicas e cirúrgicas em adulto. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9950
Issue Date: 30-May-2023
Appears in Collections:Mestrado em Cirurgia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AndrezzaSilva_PPGRACI.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.