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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9951
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade |
Other Titles: | Narratives of Amazonian female teachers on gender and sexuality |
???metadata.dc.creator???: | Pereira, Alessandra dos Santos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Iolete Ribeiro da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Silva, Camila Ferreira da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Silva, Thaiany Guedes da |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Gomes, Fábio Alves |
???metadata.dc.contributor.referee5???: | Neves, André Luiz Machado das |
???metadata.dc.description.resumo???: | Abordar o tema gênero e sexualidade na escola tornou-se algo polêmico em decorrência do cenário político instaurado nos últimos anos no Brasil. Como objetivo geral, esta pesquisa buscou compreender as narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade, identificando as estratégias de resistência utilizadas para lidar com o assunto no contexto escolar e, como objetivos específicos: a) evidenciar de que maneira a articulação com o currículo organiza essa discussão na escola, identificando as orientações político-institucionais para lidar com esse assunto em sala de aula; b) compreender os dispositivos utilizados pelo conservadorismo brasileiro para ordenar as políticas públicas de educação no Amazonas; c) identificar quais os atravessamentos históricos e culturais que decorrem das narrativas das professoras ao falar sobre gênero e sexualidade. O avanço conservador e fundamentalista religioso sobre a Educação, não ocorreu de maneira isolada e recente. É resultado de um processo histórico que criou um cenário favorável à instauração de uma “onda conservadora” sobre a democracia do país. A estratégia metodológica ocorreu com o uso do método dialógico temático de abordagem qualitativa, realizado através de entrevistas narrativas com duas professoras da educação básica de escolas públicas da rede estadual de ensino. A análise temática (AT) de Braun e Clarke foi usada para identificar, analisar, interpretar e relatar padrões a partir das informações coletadas. A ofensiva conservadora sobre as pautas da Educação, tornou-se evidente com a supressão dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o surgimento de movimentos como o Escola sem Partido e Homeschooling. Alinhados a empresários da educação, grupos conservadores buscam a privatização do ensino público e a militarização de escolas, orientando a educação para uma concepção tecnicista, utilitária, mercadológica e conservadora. Os resultados da pesquisa apontam que a secretaria estadual atua numa perspectiva evitativa que não permitem que professores abordem os temas explicitamente em sala de aula, não constroem e não autorizam quaisquer apoio institucional que dê suporte a professores e alunos relacionados a essa pauta. Há um verdadeiro alinhamento político ideológico no Estado, capitaneada por políticos conservadores e religiosos, que atuam a partir de linhas de força moral. Como forma de resistência as professoras fazem uso do curriculo oficial e inserem a temática de modo diretivo e sutil utilizando episódios do cotidiano escolar. Performam estratégias individuais e coletivas, conforme a realidade de cada escola criando brechas e colaborando para que os alunos se tornem sujeitos mais críticos e reflexivos de sua realidade social. Por fim, os alunos também emergiram como elementos da pesquisa com a utilização de estratégias coletivas para denunciar casos de abuso sexual na secretaria de educação. |
Abstract: | Addressing the topic of gender and sexuality at school has become controversial due to the political scenario established in recent years in Brazil. As a general objective, this research sought to understand the narratives of Amazonian teachers about gender and sexuality, identifying the resistance strategies used to deal with the subject in the school context and, as specific objectives: a) to highlight how the articulation with the curriculum organizes this discussion at school, identifying the political-institutional guidelines for dealing with this issue in the classroom; b) understand the devices used by Brazilian conservatism to organize public education policies in Amazonas; c) identify which historical and cultural crossings arise from the teachers’ narratives when talking about gender and sexuality. The conservative and religious fundamentalist advance on Education did not occur in an isolated and recent manner. It is the result of a historical process that created a favorable scenario for the establishment of a “conservative wave” over the country’s democracy. The methodological strategy occurred with the use of the thematic dialogical method with a qualitative approach, carried out through narrative interviews with two basic education teachers from public schools in the state education network. Braun and Clarke's thematic analysis (TA) was used to identify, analyze, interpret and report patterns from the collected information. The conservative offensive on Education guidelines became evident with the suppression of the terms “gender identity” and “sexual orientation” from the National Common Curricular Base (BNCC), the emergence of movements such as Escola sem Partido and Homeschooling. Aligned with education entrepreneurs, conservative groups seek the privatization of public education and the militarization of schools, orienting education towards a technical, utilitarian, marketing and conservative conception. The research results indicate that the state secretariat acts in an avoidant perspective that does not allow teachers to explicitly address the themes in the classroom, does not build and does not authorize any institutional support that supports teachers and students related to this agenda. There is a true ideological political alignment in the State, led by conservative and religious politicians, who act from lines of moral force. As a form of resistance, the teachers make use of the official curriculum and insert the theme in a directive and subtle way, using episodes from everyday school life. They perform individual and collective strategies, according to the reality of each school, creating gaps and collaborating so that students become more critical and reflective subjects of their social reality. Finally, students also emerged as research elements with the use of collective strategies to report cases of sexual abuse at the education department. |
Keywords: | Identidade de gênero na educação Diferenças entre os sexos na educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: CURRICULO |
???metadata.dc.subject.user???: | Gênero Sexualidade Narrativas Amazônidas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | PEREIRA, Alessandra dos Santos. Narrativas de professoras amazônidas sobre gênero e sexualidade. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9951 |
Issue Date: | 29-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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