???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9970
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Filosofia política e educação em Aristóteles: contribuição para a formação democrática do educando no ensino médio
???metadata.dc.creator???: Brandão Neto, Nilo Praxedes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Jocélia Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, José Alcimar de
???metadata.dc.description.resumo???: Atravessando os séculos, a Política tem permanecido presente na história e contribuído para as várias organizações dos mais diversos povos. Os gregos perceberam a importância e a pertinência da temática e buscaram investigar a sua relevância por meio da Filosofia. A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia no campo da filosofia política que desenvolva o diálogo e a participação crítica-política dos estudantes da educação básica para o desenvolvimento da autonomia, sendo ela resultado de uma prática realizada durante as aulas de filosofia como atividade didática-pedagógica. Apresentamos como objetivos específicos, desenvolver uma investigação minuciosa sobre os principais aspectos da Filosofia Política de Aristóteles, ressaltando sua contribuição na atualidade; analisar o ensino da filosofia política a partir da proposta do Novo Ensino Médio tendo como parâmetro a filosofia de Aristóteles para a emancipação dos estudantes; Aplicar oficinas para os alunos da 2ª série do ensino médio abordando discussões sobre a filosofia política a partir de Aristóteles que possibilitem a formação política e o protagonismo estudantil. O primeiro capítulo apresenta uma investigação reflexiva da herança deixada pelos gregos, com ênfase no filósofo Aristóteles (1998; 2009), buscando entender como esses conceitos podem se relacionar com a contemporaneidade e como esta abstraiu a ideia política dos gregos. O segundo capítulo faz uma análise crítica do currículo do Novo Ensino Médio e das diretrizes propostas pelos documentos oficiais, Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Amazonense (RCA). Além dos documentos oficiais, discutiremos com textos de Paulo Freire (1996; 2001) em nossas análises. O terceiro capítulo pretende criar intervenções pedagógicas planejadas para despertar a conscientização dos jovens do ensino médio a partir de debates filosóficos por meio de rodas de conversa, discutindo categorias como ideologia, alienação, autonomia e emancipação nos espaços democráticos formativos. Para isso, essa pesquisa se pautada na abordagem qualitativa e, quanto ao seu tipo será de campo, com objetivos exploratórios e descritivos. No que diz respeito à coleta de dados, são de caráter empírico, resultantes da práxis docente com o tema Filosofia Política no Ensino Médio. O método epistemológico da investigação científica baseia-se no histórico-dialético que tem como premissa central a necessidade de compreender e de explicar os objetos e fenômenos investigados visando entender os aspectos que venham caracterizar o desenvolvimento das forças que movimentam a sociedade.
Abstract: Across the centuries, Politics has remained present in history and contributed to the various organizations of the most diverse people. The Greeks realized the importance and pertinence of the theme and sought to investigate its relevance through Philosophy. This research has the general objective of establishing a methodological proposal for the teaching of philosophy in the field of political philosophy that develops dialogue and critical-political participation of basic education students for the development of autonomy, being the result of a practice carried out during philosophy classes as a didactic-pedagogical activity. We present as specific objectives, to develop a meticulous research study on the main aspects of political philosophy, identifying the transitions of political thought from antiquity to contemporaries; to analyze the teaching of political philosophy based on the proposal of the New Secondary School as a parameter for the emancipation of students; understand workshops for students in the 2nd year of high school, addressing discussions on political philosophy that enable training for the inclusion and protagonism of students. The first chapter presents a reflective investigation of the heritage left by the Greeks, with emphasis on the philosopher Aristotle (1998; 2009), seeking to understand how these concepts can relate to contemporaneity and how this abstracted the political idea of the Greeks, The second chapter makes a critical analysis of the New High School curriculum and the guidelines proposed by the official documents, the Federal Constitution (CF), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the National Common Curricular Base (BNCC) and the Amazonian Curricular Reference (RCA), In addition to official documents, we will discuss with texts by Paulo Freire (1996; 2001) in our analyzes. The third chapter intends to create pedagogical interventions designed to awaken the awareness of high school students based on philosophical debates through conversation circles, discussing categories such as ideology, alienation, autonomy and emancipation in democratic training spaces. For this, this research is based on a qualitative approach and, as for its type, it will be fieldwork, with exploratory and descriptive objectives. With regard to data collection, they are of an empirical nature, results of teaching practice with the theme Political Philosophy in High School. The epistemological method of scientific investigation is based on the historical-dialectical approach, which has as its central premise the need to understand and explain the objects and phenomena investigated in order to understand the aspects that come to characterize the development of the forces that move society.
Keywords: Ciência política - Filosofia
Educação - Filosofia
Filosofia (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Filosofia Política
Educação
Currículo
Novo Ensino Médio
Aristóteles
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: BRANDÃO NETO, Nilo Praxedes. Filosofia política e educação em Aristóteles: contribuição para a formação democrática do educando no ensino médio. 2023. 96 f. Dissertação (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9970
Issue Date: 5-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_NiloBrandaoNeto_PPGFILO.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.