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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Solução tecnológica para a redução do teor de água presente no diesel distribuído no Amazonas
Other Titles: Technological solution for reducing the water content present in the diesel distributed in Amazonas
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Eliomar Passos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lasmar, Dimas José
First advisor-co: Chaar, Jamal da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Rubem César Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Augusto Cesar Barreto
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ferreira, Marcio Antonio Couto
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa, Reinaldo Corrêa
???metadata.dc.description.resumo???: O diesel B S10, com 10 partes por milhão (ppm) de enxofre, e B S500, com 500 ppm de enxofre, distribuído para os postos revendedores e consumido no país é composto atualmente de 12% de biodiesel, percentual que é responsável pela diminuição de enxofre emitido para atmosfera, haja vista não possuir tal contaminante em sua composição. O biodiesel transportado para Manaus tem considerável aumento de teor de água, por atuação de suas próprias características físicoquímicas, em decorrência da distância percorrida, de aproximadamente 2500 km, e o intemperismo específico da região Amazônica “super úmido”. O teor de água no biodiesel comercializado na região se apresenta acima do limite especificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), cujo valor se dá em 350 mg/kg, o que impacta em diferenças nas especificações dos combustíveis comercializados, além de proporcionar efeitos de degradação biológica e físico-químico extremamente danosos aos motores dos veículos dos consumidores finais. Assim, realizou-se avaliação dos problemas de qualidade causados por questões de diferenças climáticas em outras regiões do país, que são mediadas por correções específicas nas resoluções. Os dados obtidos através de análises do mapeamento da qualidade do biodiesel e diesel rodoviário utilizados no estado do Amazonas demonstram a necessidade de se buscar soluções para o elevado teor de água e estabilidade oxidativa. Efetuouse a avaliação da qualidade do biodiesel e diesel rodoviário distribuído por uma distribuidora de Manaus, realizada por meio de aplicação prática operacional através de um protótipo de filtro que utilizou elementos filtrantes produzidos no mercado nacional. Os estudos foram realizados considerando o percentual de 12 % de biodiesel aplicado ao diesel conforme norma vigente na época. O levantamento de informações técnicas serviu para desenvolver um filtro para tanque de biodiesel, considerando os parâmetros físico-químicos e teor de água no biodiesel armazenado. Foram realizados ensaios no protótipo com dois elementos filtrantes de absorção e retenção de água, sendo o teste realizado através em cascata, não alterando a dinâmica de transferência dos dutos da base de distribuição. Os ensaios com as amostras do biodiesel no protótipo apresentaram resultados de retenção de teor de água de até 12% no elemento filtrante 1 e de até 34% no elemento filtrante 2. Esses dados poderão ser utilizados para o desenvolvimento de um filtro com elemento filtrante para os tanques das distribuidoras de combustíveis localizadas na região norte do país, eliminando ou minimizando o problema específico do biodiesel e melhorando a qualidade, a fim de isentar as distribuidoras de penalidades pela ANP. Por questão da similaridade de clima, infere-se que os resultados podem ser considerados para toda a região norte, pois as etapas da logística e outros fatores que podem influenciar o nível do teor de água resultante da adição do biodiesel no diesel comercializado estão presentes nos respectivos estados.
Abstract: The diesel B S10, with 10 parts per million (ppm) of sulfur, and B S500, with 500 ppm of sulfur, distributed to dealer stations and consumed in the country is currently composed of 12% biodiesel, a percentage that is responsible for the decrease of sulfur emitted into the atmosphere, given that it does not have such a contaminant in its composition. The biodiesel transported to Manaus has a considerable increase in water content, due to its own physical-chemical characteristics, due to the distance covered, of approximately 2500 km, and the specific weathering of the “super humid” Amazon region. The water content in biodiesel sold in the region is above the limit specified by the National Agency for Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), whose value is 350 mg/kg, which impacts differences in the specifications of the fuels sold, in addition to providing extremely harmful biological and physical-chemical degradation effects to the engines of end-consumer vehicles. Thus, an assessment was made of quality problems caused by issues of climate differences in other regions of the country, which are mediated by specific corrections in the resolutions. The data obtained through analysis of mapping the quality of biodiesel and road diesel used in the state of Amazonas demonstrate the need to seek solutions for the high water content and oxidative stability. The quality of biodiesel and road diesel distributed by a distributor in Manaus was assessed, carried out through practical operational application through a filter prototype that used filter elements produced on the national market. The studies were carried out considering the percentage of 12% of biodiesel applied to diesel according to the standard in force at the time. The collection of technical information served to develop a filter for a biodiesel tank, considering the physical-chemical parameters and water content in the stored biodiesel. Tests were carried out on the prototype with two water absorption and retention filter elements, with the test carried out in a cascade, without altering the transfer dynamics of the distribution base ducts. Tests with biodiesel samples in the prototype showed water retention results of up to 12% in filter element 1 and up to 34% in filter element 2. These data could be used to develop a filter with filter element for the tanks of fuel distributors located in the northern region of the country, eliminating or minimizing the specific problem of biodiesel and improving quality, in order to exempt distributors from penalties by the ANP. Due to the similarity of climate, it is inferred that the results can be considered for the entire northern region, as the logistics steps and other factors that can influence the level of water content resulting from the addition of biodiesel to commercialized diesel are present in respective states.
Keywords: Biodiesel - Amazônia
Biodiesel - Controle de qualidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
ENGENHARIAS
OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Teor de água
Biodiesel
Protótipo de filtro
Inovação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Citation: OLIVEIRA, Eliomar Passos de. Solução tecnológica para a redução do teor de água presente no diesel distribuído no Amazonas. 2024. 122 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10033
Issue Date: 15-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Biotecnologia

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