???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10118
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A expressão cultural indígena do alto Rio Negro por meio da pintura artística no ensino fundamental da escola municipal indígena Dom Miguel Alagna |
Other Titles: | Indigenous cultural expression of the upper Rio Negro through artistic painting in elementary school at the Dom Miguel Alagna Indigenous Municipal School |
???metadata.dc.creator???: | Cordeiro, Gilmar da Silva |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Barros, Rosemara Staub de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Melgueiro, Edilson Martins |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Passos, Yara dos Santos Costa |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa trabalhou a pintura artística em sala de aula com a temática voltada para a expressão cultural indígena do Alto Rio Negro, assim como o seu processo de ensino, aprendizagem e criação em artes, garantido nas leis que regem a educação. Teve como base a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa e a metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent. Envolveu os participantes a propor e buscar soluções com conhecimentos diferenciados sobre a cultura e aprendendo na ação para a resolução dos problemas enfrentados no dia a dia das aulas de artes em diversas séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena Dom Miguel Alagna, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. O trabalho resultou na produção de 20 pinturas artísticas realizadas através da técnica da acrílica sobre tela, produzidos pelos estudantes. |
Abstract: | This research looked at artistic painting in the classroom with the theme of indigenous cultural expression in the Upper Rio Negro, as well as the process of teaching, learning and creating in the arts, as guaranteed by the laws governing education. It was based on Ana Mae Barbosa's triangular approach and Michel Thiollent's action research methodology. It involved the participants in proposing and seeking solutions with differentiated knowledge about culture and learning in action in order to solve the problems faced in the day-to-day running of art classes in various elementary school grades at the Dom Miguel Alagna Indigenous Municipal School in São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. The work resulted in the production of 20 artistic paintings made using the acrylic on canvas technique, produced by the students. |
Keywords: | . . . |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Pintura Expressão Cultura Indígena Ensino de Artes Processo Criativo |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | CORDEIRO, Gilmar da Silva. A expressão cultural indígena do alto Rio Negro por meio da pintura artística no ensino fundamental da escola municipal indígena Dom Miguel Alagna. 2024. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10118 |
Issue Date: | 27-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_GilmarCordeiro_PROFARTES | 2.95 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.