???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10174
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O livro didático de espanhol do ensino médio da escola pública de Manaus: um estudo de caso com foco na formação cidadã
Other Titles: The Spanish textbook for high schools of the public school in Manaus: a case study with a focus on citizenship education
El libro didáctico de Español de Enseñanza Media de la escuela pública de Manaus: un estudio de caso con enfoque en la formación ciudadana
???metadata.dc.creator???: Silva, Josefa Fernandes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Coelho, Iandra Maria Weirich da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa está situada na Linguística Aplicada (LA) e teve como objetivo geral investigar as percepções de professores de Espanhol sobre o livro didático adotado no ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira Moderna – Espanhol no Ensino Médio em escolas públicas de Manaus e, como objetivo específico analisar essas percepções quanto à ênfase dada no livro sobre a questão da formação cidadã. A discussão sobre o livro didático foi embasada em Richaudeau (1970), Munakata (2016), Sena (2016) e Paraquett (2018), entre outros. O percurso histórico do material didático de espanhol foi baseado em Guimarães (2011) e Guimarães e Freitas (2018); o Programa Nacional do Livro Didático foi apresentado a partir de Rosa e Matos (2018) e o espanhol no contexto amazonense foi discutido com base em Guerreiro (2017), Heufemann (2019) e Teixeira (2014). Quanto às questões sobre cidadania, foram considerados os trabalhos de Ferreira, N. (1993) e Pinsky (1999; 2013). Também foram discutidos aspectos relacionados à formação cidadã e o Ensino Médio (BRASIL, 2000; 2006; 2017; 2018) e à formação cidadã e o ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (CELANI, 2008; ROCHA; MACIEL, 2015; MONTEIRO, 2014; ARAÚJO; MONTEIRO, 2020). No que tange aos procedimentos metodológicos, foi tomada como base a abordagem qualitativa (CELANI, 2005; MINAYO, 2008) e o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2017). A pesquisa foi realizada em escolas que fazem parte da Coordenadoria Distrital de Educação 1 e 4, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), teve como participantes professores licenciados em Letras - Língua e Literatura Espanhola que atuam no Ensino Médio e foram utilizados como instrumentos Questionários de Perfil e Investigativo. Os resultados indicaram que as percepções sobre o livro didático ficaram restritas ao papel pedagógico sem considerá-lo como um instrumento para o desenvolvimento da formação cidadã em sala de aula.
Abstract: This research is the field of Applied Linguistics (AL) and its general objective was to investigate the perceptions of Spanish teachers regarding the textbook used in teaching Spanish as a modern foreign language at public high schools in Manaus, Brazil. The specific objective involved analyzing the teachers’ views regarding the textbook's emphasis on citizenship education. The discussion on the textbook was based on Richaudeau (1970), Munakata (2016), Sena (2016) and Paraquett (2018), among others. It was done an analyze of the historical trajectory of Spanish teaching materials based on Guimarães (2011) and Guimarães and Freitas (2018). The theoretical aspects about the Brazilian National Textbook Program were based on Rosa and Matos (2018), and about the teaching of Spanish in Northern Brazil, based on Guerreiro (2017), Heufemann (2019), and Teixeira (2014). Regarding questions about citizenship, the works of Ferreira, N. (1993) and Pinsky (1999; 2013) were considered. It was also addressed citizenship education in relation to high school (BRAZIL, 2000; 2006; 2017; 2018) and foreign language teaching and learning (CELANI, 2008; ROCHA; MACIEL, 2015; MONTEIRO, 2014; ARAÚJO; MONTEIRO, 2020). For methodological issues this research was based on the qualitative approach (CELANI, 2005; MINAYO, 2008) and case study (ANDRÉ, 2013; CHIZZOTTI, 2017). The study was conducted in schools that are part of the District Coordination of Education 1 and 4, from the State Department of Education and Teaching Quality of the state of Amazonas, Brazil (SEDUC/AM). The participants were high school teachers with a license degree in Spanish Language and Literature. The instruments which were used for data generation consist of Profile and Investigative Questionnaires. The results showed that teachers' perceptions about the textbook were limited to the book’s pedagogical role without considering it as an instrument for developing citizenship training in the classroom.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES, LINGUISTICA, LINGUISTICA APLICADA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino-aprendizagem de Espanhol
Formação cidadã
Livro didático
Escola pública
Ensino Médio
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: SILVA, Josefa Fernandes da. O livro didático de espanhol do ensino médio da escola pública de Manaus: um estudo de caso com foco na formação cidadã. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10174
Issue Date: 18-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JosefaSilva_PPGL1.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.