???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10201
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil
Other Titles: Analysis of the absence of curriculum components associated with regional and local history in textbooks used in public schools in Humaita, Amazonas, Brazil
???metadata.dc.creator???: Morais, Jhully Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vasconcelos Neto, Agenor Cavalcanti de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Maia, António Alone
???metadata.dc.contributor.referee3???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee4???: Gwembe, Eusébio André Pedro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à história regional e local em livros didáticos utilizados nas escolas públicas do Amazonas, com um foco específico em Humaitá e avaliar os possíveis impactos dessa ausência na consciência sócio-histórico-cultural dos estudantes da educação básica na região em estudo. Os objetivos específicos: (I) Identificar a caracterização de elementos do currículo relacionados à história regional e local presentes nos livros didáticos utilizados em duas escolas públicas de Humaitá, Amazonas; (II) Documentar representações e perspectivas dos professores em relação ao currículo de História Local e Regional no ensino escolar da educação básica, especialmente nas escolas públicas da região de pesquisa; e (III) Contribuir com informações cientificamente fundamentadas que favoreçam reflexão crítica sobre a importância da representação precisa da história milenar local e regional no processo de ampliação das capacidades e potencialidades naturais, culturais, sociais e cognitivas dos estudantes. A metodologia da pesquisa observou procedimentos éticos vigentes, com abordagem epistemológica histórico-cultural, triangulada com a metaepistemologia de contextos, conforme Lara-Vargas (2023). Para coleta de dados de cunho transversal, recorremos a fontes documentais, virtuais e de campo. A coleta inicial de dados documentais envolveu a análise de duas coleções didáticas, "História, Sociedade & Cidadania" e "Historiar", utilizadas nas escolas alvo entre 2020 e 2023. Também foram consultados os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional de Educação e Referencial Curricular Amazonense. As escolas foram escolhidas considerando critérios de diversidade e representatividade. Adicionalmente, um questionário via Google Forms foi respondido por n=26 professores, com perguntas que abordaram aspectos sociodemográficos, profissionais e acadêmicos, bem como percepções e experiências dos educadores em relação à história local e regional. Com base na análise de dados, identificamos a fragilidade da presença de conteúdos relevantes sobre a história local e regional nos livros didáticos utilizados no ensino na região estudada. Isso ressalta a importância de uma representação precisa da história local e regional no fortalecimento das capacidades e potencialidade próprias dos estudantes, especialmente em uma região como a Amazônia, onde a narrativa histórica está intrinsecamente ligada à relação dos povos indígenas com a terra e a natureza. Essa pesquisa busca contribuir para uma educação escolar inclusiva, relevante e enriquecedora, considerando também os direitos naturais dos povos indígenas sobre o espaço geográfico habitado há milênios cuja memória e história entendemos que seja importante que conste dos componentes curriculares da educação escolar no contexto amazônico e do Brasil.
Abstract: This research in the scientific domain of school education analyzes the representation of regional and local history in the school curricula and textbooks of two public schools in Humaita, Amazonas, Brazil. Its main objective was to examine the absence of curricular components related to regional and local history in textbooks used in public schools in Amazonas, with a specific focus on Humaita, and to assess the possible impacts of this absence on the socio-historical-cultural awareness of basic education students in the region under study. The specific objectives were: (I) To identify the characterization of curriculum elements related to regional and local history present in textbooks used in two public schools in Humaita, Amazonas; (II) To document the representations and perspectives of teachers regarding the Local and Regional History curriculum in basic education schooling, especially in public schools in the research region; and (III) To contribute scientifically grounded information that favors critical reflection on the importance of accurate representation of the ancient local and regional history in the process of expanding students' natural, cultural, social, and cognitive capabilities and potentialities. The research methodology observed current ethical procedures, with a historical-cultural epistemological approach, triangulated with the meta-epistemology of contexts, according to Lara-Vargas (2023). For the collection of cross-sectional data, we turned to documentary, virtual, and field sources. The initial collection of documentary data involved the analysis of two didactic collections, "History, Society & Citizenship" and "Historiar," used in the target schools between 2020 and 2023. The following documents were also consulted: Law of Directives and Bases of National Education, National Common Curricular Base, National Curricular Guidelines for Basic Education, National Curricular Parameters, National Education Plan, and Amazonian Curricular Reference. The schools were chosen considering criteria of diversity and representativeness. Additionally, a questionnaire via Google Forms was answered by n=26 teachers, with questions that addressed sociodemographic, professional, and academic aspects, as well as educators' perceptions and experiences regarding local and regional history. Based on the data analysis, we identified the weakness of the presence of relevant content on local and regional history in the textbooks used in teaching in the studied region. This highlights the importance of an accurate representation of local and regional history in strengthening the students' own capabilities and potentialities, especially in a region like the Amazon, where the historical narrative is intrinsically linked to the relationship of indigenous peoples with the land and nature. This research seeks to contribute to inclusive, relevant, and enriching school education, also considering the natural rights of indigenous peoples over the geographical space inhabited for millennia, whose memory and history we understand to be important to be part of the curricular components of school education in the Amazonian context and Brazil.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Currículo sobre ensino da história regional
Livros didáticos
Educação escolar pública
Consciência sobre a história local
Amazonas, Brasil
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MORAIS, Jhully Gomes. Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10201
Issue Date: 21-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JhullyMorais_PPGECH.pdf13.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.