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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10245
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A remição da pena pela leitura no Estado do Amazonas : uma alternativa para reduzir os danos causados pela crise do sistema prisional |
Other Titles: | The remission of the penalty for reading in the state of amazonas: an alternative to reduce the damage caused by the document crisis prison system |
???metadata.dc.creator???: | Mello Filho, Aristarco de Araújo Jorge |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Marques, José Roque Nunes |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Ferreira, Adriano Fernandes |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Melo, Sandro Nahmias |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa desenvolvida tem por escopo demonstrar as vantagens do uso do instituto denominado remição da pena, em sua modalidade de leitura, como medida descarcerizadora, especificamente no Estado do Amazonas. Tal empreitada se inicia com o estudo histórico das penas, bem como suas teorias e sua base jurídico-constitucional, e prossegue apresentando a crise existente no sistema prisional. A centralidade da pena privativa de liberdade demonstra ser o principal problema para o cumprimento das finalidades da pena, o que revela inafastável paradoxo na execução penal, qual seja, o de ressocializar dentro de um ambiente dessocializador. O cárcere é um ambiente de insustentabilidade, e maximiza circunstâncias que agravam a condição de vulnerabilidade do preso. A falência da pena de prisão traz à tona uma série de falhas estruturais que são reiteradamente ignoradas por todos os setores do poder público e causam violação massiva de direitos humanos fundamentais, e constitui um “estado de coisas inconstitucional”, conforme declarado pelo Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 347. Nesse contexto, a remição da pena pela leitura tem se apresentado como alternativa para reduzir os danos ocorridos na execução penal. O instituto, que possui base normativa e jurisprudencial, é utilizado para diminuir o tempo de pena e potencializar a antecipação da liberdade, além de proporcionar, por intermédio da leitura, o acesso à cultura e à educação. Mesmo sendo uma prática educativa complementar, que exige menos formalidades, a leitura no ambiente prisional se apresenta como uma importante alternativa na busca de diminuir os danos que a execução da pena privativa de liberdade ocasiona ao condenado e à sociedade. |
Abstract: | The research developed has the scope to demonstrate the advantages of using the
institute called remission of the sentence, in its reading modality, as a depriving
measure, specifically in the State of Amazonas. Such an undertaking begins with the
historical study of penalties, as well as their theories and their legal-constitutional basis,
and continues by presenting the existing crisis in the prison system. The centrality of the
deprivation of liberty proves to be the main problem for the fulfillment of the purposes
of the sentence, which reveals an unavoidable paradox in criminal execution, that is,
that of re-socializing within a de-socializing environment. Prison is an environment of
unsustainability, and maximizes circumstances that aggravate the prisoner's condition of
vulnerability. The failure of the prison sentence brings to light a series of structural
flaws that are repeatedly ignored by all sectors of public power and cause massive
violation of fundamental human rights, and constitutes an “unconstitutional state of
affairs”, as declared by the Federal Supreme Court in the Argumentation of Breach of
Fundamental Precept nº 347. In this context, the remission of the sentence by reading it
has been presented as an alternative to reduce the damages occurred in the criminal
execution. The institute, which has a normative and jurisprudential base, is used to
reduce the time of sentence and enhance the anticipation of freedom, in addition to
providing, through reading, access to culture and education. Even though it is a
complementary educational practice, which requires less formalities, reading in the
prison environment is presented as an important alternative in the search to reduce the
damage that the execution of the custodial sentence causes to the convict and to society. La investigación desarrollada tiene el alcance de demostrar las ventajas de utilizar el instituto denominado remisión de la pena, en su modalidad de lectura, como medida privativa, específicamente en el Estado de Amazonas. Tal emprendimiento comienza con el estudio histórico de las penas, así como de sus teorías y sus fundamentos jurídico-constitucionales, y continúa presentando la crisis existente en el sistema penitenciario. La centralidad de la pena privativa de libertad resulta ser el principal problema en el cumplimiento de los fines de la pena, lo que revela una paradoja ineludible en la ejecución penal, a saber, la de resonar en un entorno desocializante. La prisión es un entorno de insostenibilidad y maximiza las circunstancias que agravan la condición de vulnerabilidad del recluso. El fracaso de la pena de prisión saca a la luz una serie de fallas estructurales que son repetidamente ignoradas por todos los sectores del poder público y causan violaciones masivas de derechos humanos fundamentales, y constituye un “estado de cosas inconstitucional”, según declaró el Tribunal Supremo Federal. en el Argumento de Infracción de Precepto Fundamental nº 347. En este contexto, la remisión de la pena mediante su lectura se ha presentado como una alternativa para reducir los daños ocurridos en la ejecución penal. El instituto, que tiene base normativa y jurisprudencial, sirve para reducir el tiempo de condena y potenciar la anticipación de la libertad, además de facilitar, a través de la lectura, el acceso a la cultura y la educación. Si bien se trata de una práctica educativa complementaria, que requiere menos formalidades, la lectura en el ambiente penitenciario se presenta como una alternativa importante en la búsqueda de reducir el daño que la ejecución de la pena privativa de libertad causa al recluso y a la sociedad. |
Keywords: | . . . |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DIREITO: DIREITO PUBLICO: DIREITO PENAL |
???metadata.dc.subject.user???: | Pena Privativa de Liberdade Crise no Sistema Prisional Estado de Coisas Inconstitucional Remição da Pena pela Leitura Estado do Amazonas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Direito |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
Citation: | MELLO FILHO, Aristarco de Araújo Jorge. A remição da pena pela leitura no Estado do Amazonas : uma alternativa para reduzir os danos causados pela crise do sistema prisional. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10245 |
Issue Date: | 14-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Direito |
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