Recent Submissions
"Por que e como ensinar a Capoeira na Educação Física Escolar? Uma proposta cultural integrando corpo, lúdico e lazer no Ensino Fundamental II
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do Projeto Capoeira na Escola para os Jovens (PCEJ), realizado com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Manaus-AM. O estudo teve como objetivo analisar o processo de construção e implementação de uma proposta pedagógica de capoeira, fundamentada no referencial cultural da Educação Física, bem como os significados atribuídos pelos alunos às experiências formativas vivida...
Educação Física e Tecnologia: uma proposta didático-pedagógica para o ensino do conteúdo jogos eletrônicos na Educação Física Escolar
A educação tem vivenciado mudanças significativas nos últimos anos, com os recursos tecnológicos ganhando crescente destaque no ambiente escolar. Dentre essas inovações, a utilização de jogos eletrônicos digitais emerge como uma ferramenta de grande potencial pedagógico. Este estudo tem como objeto de pesquisa a tecnologia, especialmente os jogos eletrônicos, e as transformações que ela tem provocado ao longo dos séculos. De natureza qualitativa, a pesquisa busca compreender os sentidos, sign...
Brincadeiras e jogos da região Amazônica nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de uma abordagem sociointeracionista
A Educação Física, enquanto componente curricular, aborda diversas práticas corporais, incluindo jogos e brincadeiras. O presente trabalho se dispôs a investigar sobre as brincadeiras e jogos da região amazônica nas aulas de Educação Física dos anos iniciais no ensino fundamental a partir de uma abordagem sociointeracionista. A abordagem interacionista está se tornando cada vez mais proeminente em diversos setores do ambiente escolar, contrastando com a abordagem mecanicista da Educação Físic...
Educação Física e Interdisciplinaridade: primeiros passos para uma educação na perspectiva rizomática
Esta pesquisa teve como tema a Educação Física e Interdisciplinaridade: primeiros passos para uma educação na perspectiva rizomática. Assim, a pesquisa se propôs a responder ao seguinte questionamento: como desenvolver a interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física? O objetivo da pesquisa foi compreender a Educação Física interdisciplinar como uma possibilidade de ampliar o ensino para uma perspectiva rizomática, esclarecer o conceito de interdisciplinaridade, interpretar a concepção de...
Tematização e ensino dos jogos e brincadeiras indígenas como estratégia didático-pedagógica de uma educação física para o bem viver: uma experiência em São Gabriel da Cachoeira/AM
Diante do distanciamento do currículo pedagógico com o território e a fim de propor uma educação intercultural, este estudo teve como objetivo investigar como a tematização e o ensino dos jogos e brincadeiras indígenas podem se constituir em uma estratégia didático-pedagógica de uma Educação Física para o bem viver. Tratase de um experimento didático formativo, fundamentado no ensino desenvolvimental de Davydov, realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional ...
A motivação dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Amazonas : uma reflexão sobre sua prática pedagógica
A Educação Física é um componente curricular fundamental no processo educacional, pois é responsável por promover o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos, no entanto, existem inúmeros fatores que permeiam o processo de ensinagem. Sabendo-se que o contexto educacional é amplo e complexo, partiremos nossa reflexão sobre o fazer pedagógico dos professores de EF, da busca pela compreensão dos fatores relacionados a motivação, esta compreensão é necessária para promover ações que v...
Coordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolar
Nosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolveu 188 escolares, com idades entre 9 e 11 anos, de ambos os gêneros, matriculados nos anos iniciais (4º e 5º). Os instrumentos utilizados foram a Bateria de Teste em Avaliação Motora – KTK e as ...
O atletismo no contexto escolar nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores sobre a temática
Algumas provas do atletismo como correr, saltar, lançar e arremessar já eram movimentos conhecidos na pré-história com a finalidade de sobrevivência. No contexto escolar o atletismo revela-se como um conteúdo da educação física bem sucedida, inserindo alunos e alunas em diversas provas da modalidade possibilitando a participação de todos e respeitando suas individualidades biológicas, se tornando possível a sua adaptação para os diversos ambientes escolares. Sendo assim, o objetivo do estudo ...
A educação física e o currículo escolar municipal: da estruturação à sua utilização no ambiente escolar
Esta pesquisa teve como tema a estruturação e a utilização por parte dos professores do Currículo Escolar Municipal (2021) da cidade de Manaus. O Currículo Escolar Municipal (2021) é um documento lançado em abril de 2021 para substituir à proposta curricular vigente até então, sendo formulado de acordo com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e o Referencial Curricular Amazonense –RCA (2020). O CEM (2021) começou a ser utilizado no decorrer do ano letivo, quando as a...
Educação física no novo ensino médio: articulação entre os conteúdos da cultura corporal e os objetos de conhecimento propostos pela Secretaria de Educação do Amazonas
A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) carrega diversas críticas. Entre elas o fato de ter sido precomente posto em ação, sem o devido preparo formativo e material. A BNCC para o Ensino Médio (EM) evidencia em seu texto os interesses neoliberais expressos por meio de habilidades e competências, que dentro das áreas de conhecimento dissolvem a identidade dos componentes curriculares, incluindo a Educação Física. Esse padrão se extende até os documentos regionais e locais, como o RCA e a Pr...
Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
Esta pesquisa trata da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma escola de ensino médio (1º ao 3º ano), no município de Lábrea, sul do Amazonas. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física para a inclusão de um aluno com deficiência em suas aulas, e elaborar um Produto Educacional. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados para identificar as escolas de ensino médio e o quantitativo de alunos com deficiência...
Nível de coordenação motora grossa de escolares do ensino fundamental anos finais: foco em um município da região do Alto Solimões
Conhecer, contribuir e acompanhar o desenvolvimento da coordenação motora (CM) é essencial para que professores possam realizar um trabalho inclusivo e diversificado, garantindo o pleno direito ao aprendizado e desenvolvimento dos alunos, uma vez que a CM auxilia na execução das diversas atividades diárias. Nosso objetivo foi conhecer os níveis de CM de escolares do Ensino Fundamental Anos Finais. Nosso estudo envolveu 236 escolares, na faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos os sexos, regular...
Experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento
Esta pesquisa tem como temática as experiências formativas interdisciplinares com a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: propostas para romper a fragmentação do conhecimento. Tem como foco principal compreender como um processo reflexivo pode motivar os professores a pensarem possibilidades de ensino interdisciplinar na escola envolvendo a Educação Física. De modo particular, objetivou-se mapear as ações e intenções interdisciplinares na escola que podem envolv...
Tematização da saúde nas aulas de Educação Física com um enfoque salutogênico: uma experiência em Fonte Boa/Am
O presente estudo tem como principal foco abordar a implementação de uma abordagem salutogênica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, visando promover uma compreensão mais ampla e positiva da saúde entre os estudantes. O tema delimitado concentra-se na tematização da saúde nas aulas de Educação Física, destacando a importância de abordagens pedagógicas que integram o conceito de saúde de maneira significativa e contextualizada à realidade dos estudantes. O objetivo geral é inves...
- 14 UFAM
- 14 Dissertação