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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Projeto aula em casa: análise das políticas de inclusão digital do Ensino Médio no Amazonas no contexto da pandemia
???metadata.dc.creator???: Silva, Maria Terezinha Vieira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araujo, José Júlio Cesar do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salazar, Deuzilene Marques
???metadata.dc.contributor.referee3???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisou a política de inclusão digital proposta pelo Projeto “Aula em Casa”, implementado nas escolas da rede estadual de ensino em Manaus, durante o período da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020/2021, tendo financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). Parte da seguinte questão norteadora: Quais são as Políticas de Inclusão Digital elaboradas para a educação no Brasil e no Amazonas? O objetivo geral consiste em analisar o “Projeto Aula em Casa” como Política de Inclusão Digital no Amazonas, tendo como objetivos: 1) Sistematizar as políticas públicas de inclusão digital implementadas no contexto educacional no Brasil; 2) Evidenciar os projetos de inclusão digital no Estado do Amazonas no contexto da pandemia; 3) Analisar o projeto “Aula em Casa” disponibilizado para o ensino médio pela SEDUC/AM. Para a realização do estudo utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica, fazendo uma análise sobre os elementos constitutivos do projeto, e as políticas públicas sobre a utilização das tecnologias digitais. Como resultado da pesquisa observou-se que o Amazonas aderiu aos programas de utilização das tecnologias ainda na década de 90 com a criação do PROINFO, e que vem ampliando desde então sua adesão as tecnologias digitais. O Projeto Aula em Casa, trouxe uma ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais, tendo sua preocupação voltada ao cumprimento das formalidades, como a transmissão das aulas, cumprimento dos horários, prazos e ministração de todo os conteúdos programáticos, disponibilizados como forma de promover a educação para os estudantes amazonenses, visando atender o maior número possível e assim manter o vínculo escolar. Constata-se com relação a democratização do acesso, apesar dos avanços de inclusão tecnológica, este ainda não consegue se efetivar na sua totalidade. Por um lado, não podemos negar que não ocorra a inclusão, no entanto esse processo tem se materializado de forma precária e desigual para uma grande parcela da comunidade escolar, principalmente as residentes nas áreas rurais, em virtude das condições estruturais e tecnológicas, bem como entraves nas políticas públicas. Várias ações desenvolvidas atingiram seus objetivos, ainda que de forma parcial, entre as quais temos: adesão de modo positivo por parte dos alunos (incluídos), ou seja, os alunos se interessam por manter o vínculo dos estudos com acesso às plataformas digitais, ainda que alguns estudantes não tenham aderido ou tenha tido acesso a todas as plataformas e participado conforme esperado, e apesar de ter havido evasão por parte de muitos estudantes, os professores deram continuidade ao processo de ensino e mantiveram o vínculo com suas turmas, ainda que tenham tido dificuldades ínfimas. Os docentes além dos mais diversos desafios que tem se apresentado a sua profissão ao longo dos anos, estes não ficaram inertes, se reinventaram frente a pandemia. Apesar da SEDUC-AM, já ter traçado a nova matriz do Novo Ensino Médio (NEM), está não foi utilizada nesse período, porém evidencia-se que o NEM, ainda precisa ser avaliado sob muitos aspectos. Foi possível perceber que a utilização das tecnologias nos processos educacionais, e na vida da sociedade é um requisito imprescindível para o exercício da cidadania. Palavras-chave: Políticas públicas. Covid-19. Ensino remoto. Amazonas.
Abstract: The research analyzed the digital inclusion policy proposed by the “Aula em Casa” Project, implemented in schools in the state education network in Manaus, during the period of the Covid-19 pandemic, in the years 2020/2021, with funding from the Fundação de Support for Research in the State of Amazonas ( Fapeam ). Part of the following guiding question : What are the Digital Inclusion Policies designed for education in Brazil and Amazonas? The general objective is to analyze the “Aula em Casa Project” as a Digital Inclusion Policy in Amazonas, with the following objectives: 1) Systematize public digital inclusion policies implemented in the educational context in Brazil; 2) Highlight digital inclusion projects in the State of Amazonas in the context of the pandemic; 3) Analyze the “Aula em Casa” project made available for high school by SEDUC/AM. To carry out the study, documentary and bibliographical research was used, carrying out an analysis of the constituent elements of the project, and public policies on the use of digital technologies. As a result of the research, it was observed that Amazonas joined technology use programs back in the 90s with the creation of PROINFO, and that it has been expanding its adoption of digital technologies since then. The Aula em Casa Project, brought an emphasis on the use of digital technological resources, with its concern focused on compliance with formalities, such as the transmission of classes, compliance with schedules, deadlines and delivery of all program content, made available as a way of promoting education for Amazonian students, aiming to serve as many students as possible and thus maintain school ties. Regarding the democratization of access, despite advances in technological inclusion, it is still not possible to be implemented in its entirety. On the one hand, we cannot deny that inclusion does not occur, however this process has materialized in a precarious and unequal way for a large portion of the school community, especially those residing in rural areas, due to structural and technological conditions, as well as obstacles in public policies. Several actions developed achieved their objectives, albeit partially, among which we have: positive adherence on the part of students (included), that is, students are interested in maintaining the link between studies and access to digital platforms, even that some students did not join or have access to all platforms and participated as expected, and despite the fact that many students dropped out, teachers continued the teaching process and maintained ties with their classes, even though they had had minor difficulties. Teachers, in addition to the most diverse challenges that their profession has faced over the years, have not remained inert, they have reinvented themselves in the face of the pandemic. Although SEDUC-AM had already drawn up the new matrix for the New Secondary Education (NEM), it was not used during this period, but it is clear that the NEM still needs to be evaluated from many aspects. It was possible to realize that the use of technologies in educational processes and in the life of society is an essential requirement for the exercise of citizenship.Keywords: Public policies. Covid-19. Remote teaching. Amazon.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Políticas públicas
Covid-19
Ensino remoto
Amazonas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Maria Terezinha Vieira da. Projeto Aula em Casa: análise das Políticas de Inclusão Digital do Ensino Médio no Amazonas no contexto da Pandemia. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM)
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10302
Issue Date: 20-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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