???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10321
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM
???metadata.dc.creator???: Fernandes, Afimar da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nogueira, Jocélia Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alencar, Simone de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia do direito à educação. Os objetivos específicos são: identificar as práticas pedagógicas dos professores de Lábrea durante o período da pandemia da Covid-19; perceber as implicações do trabalho remoto na prática docente como garantia do direito à educação; identificar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores municipais de Lábrea, em relação às aulas remotas ofertadas pelas instituições de ensino participantes da pesquisa. Teve como questão norteadora: de que forma foi operacionalizado o trabalho dos professores de Lábrea, durante o ensino remoto, de modo a contribuir para a efetivação do direito à educação? Para embasar a pesquisa foram trabalhados autores que preconizam informações a respeito da temática, tais como: Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin e Schneider (2012), Tardif, Lessard e Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage e Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999) e Bardin (2011). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica, através de entrevista, envolvendo abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), envolvendo as seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, inferência e interpretação. Antes e durante a pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para que o estudo tivesse um embasamento teórico coerente e condizente com a temática abordada. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino fundamental I, mais precisamente os docentes do 5º ano da rede municipal de ensino de Lábrea - AM. Mediante a pesquisa foi possível identificar os fatores que contribuíram ou não para o desenvolvimento do trabalho docente e se o direito à educação dos alunos foi respeitado no decorrer do ensino remoto da pandemia da Covid-19. Após a conclusão da pesquisa, os resultados encontrados foram bastante relevantes, e constatou-se que os docentes não receberam suporte necessário e de qualidade para desenvolverem suas atividades docentes de forma satisfatória durante as aulas remotas.
Abstract: This dissertation addresses the right to education and the work of teachers in the Municipal Education Network of Lábrea - AM, during the Covid-19 pandemic, between the years 2020 and 2021. It focuses on the theme of the right to education in remote teaching: an analysis of teaching work in the public municipal schools of Lábrea - AM. The general objective is to analyze the conditions of teaching work in the municipal network of Lábrea - AM, during remote teaching, as a contribution to ensuring the right to education. The specific objectives are: to identify the pedagogical practices of teachers in Lábrea during the Covid-19 pandemic; to understand the implications of remote work on teaching practice as a guarantee of the right to education; to identify some of the difficulties faced by municipal teachers in Lábrea regarding the remote classes offered by the educational institutions participating in the research. The guiding question was: how was the work of teachers in Lábrea operationalized during remote teaching, in a way that contributed to the realization of the right to education? To support the research, authors who provide information on the subject were referenced, such as Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin and Schneider (2012), Tardif, Lessard, and Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage, and Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999), and Bardin (2011). Regarding the methodology, it is basic research, through interviews, involving a qualitative approach, with the semi-structured interview as the data collection instrument. The data were analyzed based on Bardin’s content analysis (2011), involving the following stages: pre-analysis, material exploration, inference, and interpretation. Before and during the research, a literature review was conducted to ensure that the study had a coherent theoretical foundation consistent with the addressed theme. The research subjects were primary school teachers, specifically those teaching the 5th grade in the municipal network of Lábrea - AM. Through the research, it was possible to identify the factors that contributed or not to the development of teaching work and whether the students' right to education was respected during the remote teaching of the Covid-19 pandemic. After the conclusion of the research, the findings were quite relevant, and it was found that the teachers did not receive the necessary and quality support to satisfactorily develop their teaching activities during remote classes.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Trabalho Docente
Pandemia
Ensino remoto
Direito à educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: FERNANDES, Afimar da Silva. O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10321
Issue Date: 17-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AfimarFernandes_PPGECH 1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.