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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A política de bonificação implantada pela SEDUC Amazonas: as alterações no trabalho da gestão escolar
???metadata.dc.creator???: Barros, William de Farias 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa foi financiada pela Fapeam. Esta dissertação se aloca no campo da pesquisa em Educação e possui como objeto de pesquisa as políticas de bonificação presentes na rede estadual de ensino. O objetivo geral é analisar a política de bonificação implantada pela Seduc/AM e as contradições com o trabalho na gestão escolar do bairro Flores, em Manaus, que se interliga com a seguinte questão problema: como a gestão escolar se organiza frente à política de bonificação? Para estruturar o trabalho, os seguintes procedimentos de pesquisa foram executados: 1) pesquisa bibliográfica; 2) análise documental tendo como fonte de coleta o site legislaAM.com; 3) pesquisa de campo utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada para coletar as principais questões concretas do trabalho na gestão escolar e sua relação com a política de bonificação. O procedimento de análise de dados deu-se a partir das categorias do método do Materialismo Histórico-dialético como totalidade, mediação e contradição, tendo como ferramenta de organização dos dados a análise de conteúdo de Bardin (2020). Na seção I constatamos que as principais determinações da política de bonificação possuem suas raízes no liberalismo econômico e se aperfeiçoou no neoliberalismo para uma educação de acordo com a lógica do mercado, tornando-se excludente, precarizada, desigual e antidemocrática. Na seção II concluímos que as escolas do estado do Amazonas estão em situação de grande desigualdade estrutural e de ensino e aprendizagem; ao passo que somente 12% das escolas com público proletariado é contemplada pela bonificação, em contraposição aos que recebem salários médios, que são de 37%. Após aplicar análise de conteúdo na Lei 3.279/2008, constatamos sua forte essência gerencialista e antidemocrática, gerando contradição com diversas metas do PNE e de outras legislações, além disso, através da análise de dados do Inep, constatamos que o Ideb do Amazonas vem subindo à custa da exclusão de alunos em situação de vulnerabilidade social. Na terceira seção, a partir de análise de teses e dissertações desenvolvidas sobre políticas de bonificação, concluímos que essas criticam a implementação da qualidade total, apontam novos rumos do trabalho da gestão configurados na busca por uma educação com qualidade socialmente referenciada. A pesquisa de campo nos revelou que as categorias da accountability foram instaladas tanto nos processos da gestão quanto na consciência do gestor, havendo uma burocratização do trabalho e centralização das tomadas de decisão, além da responsabilização dos professores e alunos pelos resultados escolares. Consideramos que a política de bonificação no Amazonas se diferencia dos outros estados Brasileiros, como os estados de São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro, no que se refere à aceitação passiva do corpo escolar e até compactuam com a bonificação, portanto, constatamos a necessidade de mais pesquisas no Amazonas para organizar uma luta contra a bonificação e exigir uma valorização real.
Abstract: The research was funded by FAPEAM. This dissertation is allocated to the field of research in education and has as its object of research the bonus policies present in the state education network. The general objective is: to analyze the bonus policy implemented by SEDUC/AM and the contradictions with the work in the school management of the Flores neighborhood in Manaus, which is interconnected with the following problem issue: How is the school management organized in the face of the bonus policy? To structure the work, the following research procedures were performed: 1 Bibliographic research. 2 Document analysis using the legislaAM.com site as the source of collection. 3 Field research, using a semi-structured interview script to collect the main concrete issues of the work in school management and its relationship with the bonus policy. The data analysis procedure was based on the categories of the Dialectical Historical Materialism method such as totality, mediation and contradiction, using Bardin's (2020) content analysis as a data organization tool. In section I we found that the main determinations of the bonus policy have their roots in economic liberalism and have been perfected in neoliberalism for an education according to the logic of the market, becoming exclusionary, precarious, unequal and anti-democratic. In section II, we conclude that schools in Amazonas are in a great situation of structural inequality and teaching and learning, while only 12% of schools with a proletarian public are contemplated by the bonus in differentiation to those who receive average salaries, which is 37%. After applying content analysis in law 3.279/2008 we found its strong managerialist and anti-democratic essence generating contradiction with several goals of the PNE and other legislations, in addition, through the analysis of INEP data we found that the IDEB of Amazonas has been rising at the expense of the exclusion of students in situations of social vulnerability. In the third section, based on the analysis of theses and dissertations developed on bonus policies, we conclude that they criticize the implementation of total quality, point out new directions of management work configured in the search for an education with socially referenced quality. The field research revealed that the categories of accountability were installed both in the management processes and in the manager's consciousness, with a bureaucratization of work and centralization of decision-making, in addition to the accountability of teachers and students for school results. We consider that the bonus policy in Amazonas differs from other Brazilian states such as São Paulo, Pernambuco, Paraíba and Rio de Janeiro with regard to the passive acceptance of the school body and even agree with the bonus, so we find the need for more research in Amazonas to organize a fight against bonuses and demand a real appreciation.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Política de bonificação
Escolas estaduais
Gestão escolar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BARROS, William de Farias. A política de bonificação implantada pela SEDUC Amazonas: as alterações no trabalho da gestão escolar. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10370
Issue Date: 10-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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