???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10371
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Promovendo a alfabetização científica por meio da narrativa histórico-investigativa “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Yana Bárbara da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Antunes, Ettore Paredes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Massi, Luciana
???metadata.dc.description.resumo???: A alfabetização científica e tecnológica (ACT) almeja a formação que torne o estudante hábil para utilizar seu conhecimento sobre a atividade científica e sobre conceitos científicos em análises bem informadas e na tomada de decisões conscientes. Para tanto, é preciso viabilizar reflexões sobre a natureza da ciência (NdC), envolvendo o processo de construção da ciência e o estabelecimento da sua credibilidade, sobre escolhas feitas por cientistas, entre outros aspectos. Nesse sentido, diversas abordagens surgem para corroborar com este objetivo, entre elas encontra-se a investigação histórica, a qual pode fazer uso de casos históricos para simular o processo investigativo vivenciado por cientistas e, por meio de discussões, proporcionar tais reflexões. A narrativa histórico-investigativa (NHI), com este propósito, segue um personagem (fictício ou não) inserido no contexto do caso e define momentos de pausa, chamados de questões para pensar, nos quais os estudantes são engajados a refletir e discutir, sendo envolvidos ativamente no processo de investigação. O papel do professor é realizar a leitura do material e mediar o momento das questões para pensar fomentando as reflexões e exposições de ideias por parte dos estudantes, envolvendo-os na trajetória do personagem. Com base nisso, buscou-se refletir sobre as potencialidades de uma narrativa histórico-investigativa acerca da ruptura com a teoria do flogisto para promover a alfabetização científica; sendo este um caso histórico crucial no estabelecimento da Química e, de certa forma, no abandono dos conhecimentos mais relacionados à Alquimia e seus princípios. A NHI, chamada “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”, foi elaborada considerando esse caso, com o objetivo de oportunizar momentos de discussão e investigação ativa de estudantes a nível do Ensino Superior por meio de onze questões/atividades. Foram identificados os aspectos da natureza da ciência explorados na NHI e evidenciadas as suas contribuições para promover a alfabetização científica. Com isso, foi possível descrever como diferentes dimensões da ciência são envolvidas na NHI, como o papel do contexto sócio-histórico e cultural, o papel do acesso a recursos e investimento, o papel dos interesses humanos e outros na produção de conhecimento científico. Logo, a NHI se constitui como um recurso que tem a vantagem de oportunizar diferentes aprofundamentos do caso histórico, fomentando a visão da ciência como construção humana e histórica. Tais recursos para trabalhar com a história da ciência são ainda uma demanda na área, destacando a importância de olhar para essa necessidade e corroborar para um processo de ensino e aprendizagem que permite ao estudante o desenvolvimento de competências essenciais para sua vivência em sociedade.
Abstract: Scientific and technological literacy (STL) aims to provide students with the skills to use their knowledge of scientific activities and scientific concepts in well-informed analyses and conscious decision-making. To this end, it is necessary to give opportunities to think about the nature of science (NOS), about the process of constructing science and establishing its credibility, about choices made by scientists, and other aspects. In this sense, several approaches emerge to corroborate this objective, among them is historical inquiry, which can use historical cases to simulate the investigative process experienced by scientists and, thus, provide such reflections. The historical inquiry narrative, with this purpose, follows a character (fictional or not) inserted in the context of the case and defines moments of pause to present questions that problematize the NOS and promote NOS inquiry; therefore students are engaged to reflect and discuss, being actively involved in the investigation process. The teacher's role is to read the material and mediate the time for questions to encourage students to reflect and express their ideas, involving them in the character's trajectory. Based on this, we sought to reflect on the potential of a historical-investigative narrative about the rupture with the phlogiston theory to promote scientific literacy; this being a crucial historical case in the establishment of Chemistry and, in a certain way, in the abandonment of knowledge more related to Alchemy and its principles. The NHI, called “The different airs obtained from red lime of mercury”, was developed considering this case, with the objective of providing opportunities for discussion and active investigation by students at the level of Higher Education through eleven questions/activities. The aspects of the nature of science explored in the historical inquiry narrative were identified and their contributions to promoting scientific literacy were highlighted. With this, it was possible to describe how different dimensions of science are involved in the historical inquiry narrative, such as the role of the socio-historical and cultural context, the role of access to resources and investment, the role of human interests and others in the production of scientific knowledge. Therefore, NHI is a resource that has the advantage of providing different in-depth analyses of the historical case, fostering the view of science as a human and historical construction. Such resources for working with the history of science are still in demand in the area, highlighting the importance of addressing this need and supporting a teaching and learning process that allows students to develop essential skills for their life in society.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização científica
Natureza da Ciência
Investigação histórica
História da Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: TEIXEIRA, Yana Bárbara da Silva. Promovendo a alfabetização científica por meio da narrativa histórico-investigativa “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10371
Issue Date: 5-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_YanaTeixeira_PPGECIM.pdf15.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.