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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação continuada do professor não indígena que atua em escolas indígenas: uma revisão sistemática de Teses e Dissertações nos períodos de 2011 – 2021.
Other Titles: Continuing education of non-indigenous teachers working in indigenous schools: a systematic review of theses and dissertations from 2011 to 2021.
???metadata.dc.creator???: Martins, Aurineia Claudio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simas, Hellen Cristina Picanço
First advisor-co: Teles, Nayana Cristina Gomes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Fabrício Valentim da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Shelton Lima de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se propôs a analisar como a temática da formação continuada de professores não indígenas vem sendo explorada, visando contribuir para uma reflexão mais ampla sobre as necessidades e desafios da atuação docente na educação escolar indígena. O estudo teve como objetivo geral investigar a produção nacional sobre esse tema, buscando mapear pesquisas na pós-graduação brasileira e discutir as características da formação continuada oferecida aos professores não indígenas que atuam em escolas indígenas. Os objetivos incluíram mapear a produção de pesquisas, discutir as características da formação continuada oferecida aos professores e analisar os principais desafios enfrentados por esses profissionais. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica de revisão sistemática de Teses e Dissertações produzidas entre os anos de 2011 e 2021. A escolha por essa metodologia se deve à sua capacidade de realizar uma abordagem abrangente sobre um tema específico, permitindo a organização, análise e síntese das principais obras existentes na área de interesse (Vosgerau; Romanowski, 2014). Para a construção do corpus deste estudo, foram adotados critérios de sistematização baseados em levantamentos bibliográficos realizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2011 a 2021. A escolha desse intervalo temporal se justifica pela necessidade de capturar um amplo espectro de produções acadêmicas relevantes para a temática em questão, levando em consideração o contexto nacional e o recorte temporal significativo dos últimos dez anos, visando compreender os avanços e limitações no processo de produção de conhecimento nesse período (Fiorentini; Passos; Lima, 2016, p. 19). Utilizando os descritores pertinentes, como 'formação continuada de professores não indígenas', 'professor não indígena', 'educação escolar indígena' e 'educação indígena’. A escolha pelos descritores específicos foi guiada pelos objetivos da pesquisa e pela necessidade de direcionar a busca para as produções que abordam diretamente o objeto de estudo. Olhar para as políticas de formação continuada para professores não indígenas é fundamental para aprimorar não apenas o aspecto teórico, mas também para compreender a prática educacional e sua aplicação efetiva no contexto escolar indígena. Isso requer uma revisão das funções tradicionais da escola, respeitando as territorialidades, necessidades e especificidades de cada comunidade. Em um contexto ideal, a presença de professores indígenas é fundamental nas escolas voltadas para esse público. No entanto, devido à complexidade do sistema escolar brasileiro e à exigência legal de professores de diversas especialidades para lecionarem, é difícil imaginar, a curto prazo, a exclusividade de professores indígenas nessas escolas. Portanto, é crucial repensar urgentemente como a educação escolar indígena é abordada nos cursos de formação docente, uma vez que também há professores não indígenas nesse espaço. Nesse sentido, a formação docente deve passar por uma redefinição, para que os professores assumam novas competências profissionais em um conhecimento pedagógico, científico e cultural revisto, como preconiza Imbernón, 2010. Embora a formação inicial possa preparar os professores para começar a ensinar, é essencial que ela forneça uma base sólida nos âmbitos científico, cultural, contextual, psicopedagógico e pessoal, capacitando os futuros professores a assumir a tarefa educativa em toda a sua complexidade.
Abstract: This research aimed to analyze how the theme of continuing education for non-indigenous teachers has been explored, aiming to contribute to a broader reflection on the needs and challenges of teaching in indigenous education. The study had the general objective of investigating national production on this topic, seeking to map research in Brazilian postgraduate programs and discuss the characteristics of continuing education offered to non-indigenous teachers working in indigenous schools. Objectives included mapping research production, discussing the characteristics of continuing education offered to teachers, and analyzing the main challenges faced by these professionals. To achieve the proposed objectives, a systematic review approach of theses and dissertations produced between 2011 and 2021 was adopted. The choice of this methodology is due to its ability to provide a comprehensive approach to a specific topic, allowing for the organization, analysis, and synthesis of the main works in the area of interest (Vosgerau; Romanowski, 2014). Criteria for systematization based on bibliographic surveys conducted in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) were adopted to construct the corpus of this study, covering the period from 2011 to 2021. The choice of this time frame is justified by the need to capture a broad spectrum of academic productions relevant to the topic in question, considering the national context and the significant temporal scope of the last decade, aiming to understand the advancements and limitations in knowledge production during this period (Fiorentini; Passos; Lima, 2016, p. 19). Using relevant descriptors such as 'continuing education for non-indigenous teachers', 'non-indigenous teacher', 'indigenous school education', and 'indigenous education', the specific descriptors were chosen guided by the research objectives and the need to direct the search towards productions directly addressing the object of study. Examining continuing education policies for non-indigenous teachers is essential to improve not only the theoretical aspect but also to understand educational practice and its effective implementation in indigenous school contexts. This requires a review of traditional school functions, respecting territorialities, needs, and specificities of each community. Ideally, the presence of indigenous teachers is crucial in schools serving this population. However, due to the complexity of the Brazilian school system and the legal requirement for teachers of various specialties to teach, it is difficult to envision the exclusivity of indigenous teachers in these schools in the short term. Therefore, it is crucial to urgently rethink how indigenous school education is addressed in teacher training courses, considering the presence of non-indigenous teachers in these spaces as well. In this sense, teacher training must undergo redefinition so that teachers acquire new professional competencies in revised pedagogical, scientific, and cultural knowledge, as advocated by Imbernón, 2010. While initial training may prepare teachers to begin teaching, it is essential that it provides a solid foundation in scientific, cultural, contextual, psychopedagogical, and personal aspects, enabling future teachers to undertake the educational task in all its complexity.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Educação escolar indígena
Revisão sistemática
Professor não indígena
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MARTINS, Aurineia Claudio. Formação continuada do professor não indígena que atua em escolas indígenas: uma revisão sistemática de Teses e Dissertações nos períodos de 2011 – 2021. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10392
Issue Date: 30-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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