???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10594
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação Escolar Indígena e cultura: uma etnografia das práticas pedagógicas nas escolas dos Anos Iniciais Munduruku na Terra Indígena Kwatá-Laranjal (AM).
???metadata.dc.creator???: Lima, Emilson Frota de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Raimundo Nonato Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Jonise Nunes
???metadata.dc.description.resumo???: De natureza etnográfica e com base em minha vida e vivência, busco analisar a relação entre a escolarização do povo Munduruku, do Território Indígena Kwatá-Laranjal (AM), e a contribuição desse evento para a cultura e para sua história. Problematizo, para fins de análise, se a educação escolar tem dialogado com a educação indígena/cultura e como os Munduruku percebem essas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar como são percebidas (ressignificadas) as práticas pedagógicas nas escolas de séries iniciais. Esse questionamento segue um movimento de análise em que o olhar do pesquisador procura articular a dinâmica interna do campo formativo a partir da percepção dos sujeitos envolvidos nos diversos processos formativos educacionais. Por se tratar de uma pesquisa de natureza etnográfica, o estudo valeu-se da observação participante e da entrevista semiestruturada.
Abstract: From an ethnographic perspective and based on my life and experience, I aim to analyze the relationship bteween the scholling of the Munduruku people, from the Kwatá-Laranjal Indigenous Territory (AM) and the contribution of this event to the culture and their history. For purposes of analysis, I question whether school education has a dialogue with indigenous education/culture and how the Munduruku people perceive these pedagogical practices. The general objective is to analyze how the pedagogical practices are perceived (re-signified) in the schools of the the initial series. This questioning follows a movement of analysis in which the researcher’s gaze seeks to articulate the internal dynamics of the training field from the perception of the subjects involved in the various educational trainning processes. As this is ethnographic researchm the study used participant observant and semi-structured interviews.
Keywords: Escolas indígenas
???metadata.dc.subject.cnpq???: ANTROPOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Educação escolar indígena
Cultura
Práticas Pedagógicas
Kwata-Laranjal
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: LIMA, Emilson Frota de. Educação Escolar Indígena e cultura: uma etnografia das práticas pedagógicas nas escolas dos Anos Iniciais Munduruku na Terra Indígena Kwatá-Laranjal (AM). 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10594
Issue Date: 24-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EmilsonLima_PPGAS.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.