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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O campo conceitual multiplicativo: uma proposta de aprendizagem à luz da teoria das situações didáticas nos anos finais do ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Nunes, Jérbeson Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nicot, Yuri Expósito
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rodrigues, Jorge de Menezes
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa investiga os efeitos da abordagem de ensino baseada na Teoria das Situações Didáticas sobre o desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental na resolução de situações-problema relacionadas ao Campo Conceitual Multiplicativo. Como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1983, 1990), que examina a construção do conhecimento por meio das situações e das representações mobilizadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem, e a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), que aborda a aprendizagem por meio da adaptação dos alunos ao "milieu", um ambiente que desafia suas concepções prévias e promove a construção de conhecimento através da interação direta com problemas e desafios, sem intervenção direta e contínua do professor. O principal objetivo é analisar os efeitos dessa abordagem de ensino sobre o desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental na resolução de situações-problema do Campo Conceitual Multiplicativo. Este estudo adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com o delineamento de um estudo de caso. A investigação foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, dentro do projeto denominado Escola de Matemática Básica. Participaram da pesquisa 28 estudantes distribuídos entre o 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam uma melhoria significativa na habilidade dos alunos de compreender e aplicar conceitos multiplicativos em situações-problema envolvendo o Campo Conceitual Multiplicativo, sugerindo que a integração da Teoria das Situações Didáticas e da Teoria dos Campos Conceituais facilita um aprendizado matemático mais profundo e engajado. Conclui-se que a abordagem pedagógica que incorpora essas teorias não apenas contribui para superar dificuldades conceituais em matemática, mas também promove um aprendizado mais potencialmente significativo e duradouro.
Abstract: This research investigates the effects of a teaching approach based on the Theory of Didactic Situations on the performance of students in the Final Years of Elementary School in solving problem situations related to the Multiplicative Conceptual Field. The theoretical foundation used was Vergnaud's Theory of Conceptual Fields (1983, 1990), which examines knowledge construction through situations and representations mobilized by students during the teaching and learning process, and Brousseau's Theory of Didactic Situations (1996, 2008), which addresses learning through students' adaptation to the "milieu"—an environment that challenges their prior conceptions and promotes knowledge construction through direct interaction with problems and challenges, without direct and continuous intervention from the teacher. The main objective is to analyze the effects of this teaching approach on the performance of students in the Final Years of Elementary School in solving problem situations of the Multiplicative Conceptual Field. This study adopts a qualitative, exploratory, and descriptive approach, with a case study design. The research was conducted at the Federal University of Amazonas, within the project called Basic Mathematics School. Twenty-eight students from 6th, 7th, and 8th grades participated in the research. The results indicate a significant improvement in students' abilities to understand and apply multiplicative concepts in problem situations involving the Multiplicative Conceptual Field, suggesting that integrating the Theory of Didactic Situations and the Theory of Conceptual Fields facilitates deeper and more engaged mathematical learning. It is concluded that the pedagogical approach incorporating these theories not only helps to overcome conceptual difficulties in mathematics but also promotes more potentially meaningful and lasting learning.
Keywords: Didática
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de matemática
Teoria dos Campos Conceituais
Campo Conceitual Multiplicativo
Situações problemas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: NUNES, Jérbeson Costa. O campo conceitual multiplicativo: uma proposta de aprendizagem à luz da teoria das situações didáticas nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10919
Issue Date: 11-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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