???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11237
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A cultura digital e o ensino de Filosofia: entre possibilidades e limites |
???metadata.dc.creator???: | Ferreira, Jociely Marinho ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Oliveira, Angela Maria Gonçalves de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oliveira, José Alcimar de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A tecnologia tem transformado o contexto social e cultural do ser humano, e tais mudanças têm impactado significativamente o campo educacional. Com essa nova configuração sociocultural, as ferramentas tecnológicas foram, aos poucos, sendo adaptadas para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da Filosofia. Assim, a problemática deste trabalho se estrutura em torno da seguinte questão: Quais são as possibilidades e os limites enfrentados pelo professor no ensino de filosofia ao adotar metodologias que integrem o uso das tecnologias, considerando as dimensões culturais, sociais e críticas que envolvem os aparatos tecnológicos? Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os limites e as possibilidades do uso das tecnologias no ensino de Filosofia, ultrapassando a perspectiva meramente instrumental e promovendo a discussão sobre a democratização do acesso aos recursos tecnológicos. E como objetivos específicos apresentar as concepções que caracterizam a tecnologia e a cibercultura, considerando o uso das ferramentas tecnológicas presentes na cultura digital da qual os alunos do ensino médio fazem parte, discutir a teoria crítica da tecnologia, abordando os aspectos éticos que permeiam a tecnologia moderna, e desenvolver uma proposta de intervenção didático pedagógica, na qual apresentamos os desafios impostos ao ensino de filosofia e à prática docente na era digital. O estudo fundamenta-se em uma abordagem teórica que analisa a evolução da tecnologia e suas implicações educacionais. No primeiro momento, discute-se a origem histórico-social da tecnologia, desde a techné grega até a era digital, com base nas reflexões de Pierre Lévy sobre cibercultura, virtualidade e inteligência coletiva. Em seguida, examina-se a teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg, abordando questões éticas, determinismo tecnológico e perspectivas educacionais no cenário brasileiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisa criticamente a tecnologia como fenômeno cultural e social. No terceiro momento, apresenta-se a proposta pedagógica, destacando a WebQuest como metodologia ativa e sua aplicação no ensino de Filosofia. Os resultados indicam que a tecnologia pode ser uma aliada na construção do pensamento crítico, desde que utilizada de forma consciente e alinhada às diretrizes educacionais. Conclui-se que a WebQuest contribui para um ensino mais dinâmico e interativo, demandando do professor um papel mediador na formação reflexiva dos estudantes. |
Abstract: | Technology has transformed the social and cultural context of human beings, and such changes have significantly impacted the educational field. With this new sociocultural configuration, technological tools have gradually been adapted to be used in the teaching and learning process of Philosophy. Thus, the problem of this work is structured around the following question: What are the possibilities and limits faced by the teacher in teaching philosophy when adopting methodologies that integrate the use of technologies, considering the cultural, social and critical dimensions that involve technological devices? Thus, the research has the general objective of analyzing the limits and possibilities of the use of technologies in the teaching of Philosophy, going beyond the merely instrumental perspective and promoting the discussion on the democratization of access to technological resources. The specific objectives of this study are to present the concepts that characterize technology and cyberculture, considering the use of technological tools present in the digital culture of which high school students are a part, to discuss the critical theory of technology, addressing the ethical aspects that permeate modern technology, and to develop a proposal for a didactic-pedagogical intervention, in which we present the challenges imposed on the teaching of philosophy and teaching practice in the digital age. The study is based on a theoretical approach that analyzes the evolution of technology and its educational implications. First, the historical-social origin of technology is discussed, from the Greek techné to the digital age, based on Pierre Lévy's reflections on cyberculture, virtuality, and collective intelligence. Then, Andrew Feenberg's critical theory of technology is examined, addressing ethical issues, technological determinism, and educational perspectives in the Brazilian scenario. Methodologically, this is a qualitative study that critically analyzes technology as a cultural and social phenomenon. In the third part, the pedagogical proposal is presented, highlighting WebQuest as an active methodology and its application in the teaching of Philosophy. The results indicate that technology can be an ally in the development of critical thinking, as long as it is used consciously and aligned with educational guidelines. It is concluded that WebQuest contributes to a more dynamic and interactive teaching, demanding from the teacher a mediating role in the reflective formation of students. |
Keywords: | Filosofia - Estudo e ensino Computadores e civilização Tecnologia - Filosofia |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA |
???metadata.dc.subject.user???: | Filosofia da Tecnologia Cibercultura Teoria Critica Ensino de Filosofia |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Citation: | FERREIRA, Jociely Marinho. A cultura digital e o ensino de Filosofia: entre possibilidades e limites. 139 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus(AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11237 |
Issue Date: | 21-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_JocielyFerreira_PPGFILO | 2.89 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.