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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Integrando conteúdos matemáticos ao ensino das Ciências Ambientais: uma abordagem pedagógica sobre o desperdício de alimentos no ambiente escolar
???metadata.dc.creator???: Moura, Elson Alves de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gentil, Daniel Felipe de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lesama, Manoel Flores
???metadata.dc.contributor.referee2???: Massabni, Vânia Galindo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
???metadata.dc.description.resumo???: O desperdício de alimentos na merenda escolar vai de encontro aos princípios da sustentabilidade e da luta contra a fome, tratados na Agenda 2030 da ONU, tornando-se um desafio a ser enfrentado coletivamente. Nesse sentido, esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar a integração da Matemática ao ensino das Ciência Ambientais, como uma ferramenta em abordagem pedagógica sobre o desperdício de alimentos na merenda escolar. E teve como objetivo, desenvolver e analisar práticas educacionais para o ensino das Ciências Ambientais, utilizando a Matemática como ferramenta em abordagem pedagógica sobre o desperdício de alimentos na merenda escolar, para educandos do 3° ano do Ensino Médio do IFAM/Campus Tefé. Consistiu em uma investigação de natureza aplicada, classificada em explicativa e cujos procedimentos técnicos a caracterizam como pesquisa participante. Quanto à natureza dos dados, e para atender seus objetivos, foi adotada uma investigação de abordagem qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das interações e percepções dos participantes. Os sujeitos da pesquisa foram os educandos matriculados no terceiro ano do curso técnico em Agropecuária do IFAM/Campus Tefé. As atividades de campo ocorreram nas dependências do IFAM/Campus Tefé, por meio de oficinas pedagógicas, utilizando-se das técnicas de dinâmica de grupo para promover um ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa. Essas atividades foram divididas em etapas com a finalidade de orientar a busca e a verificação do cumprimento dos objetivos estabelecidos. Para o cumprimento das etapas, foram realizados nove encontros, totalizando vinte e seis horas aulas de 50 minutos. Para a coleta de dados, foram empregadas as técnicas de observação sistemática e observação direta extensiva, utilizando-se de instrumentos como registro fotográfico, gravações de áudios, anotações de fatos e comportamentos e questionários. Os dados qualitativos foram analisados usando métodos de Análise de Conteúdo e os dados quantitativos foram analisados através de Estatística Descritiva. Os resultados revelaram que a sequência didática possibilitou avanços significativos tanto no fortalecimento da aprendizagem matemática quanto na promoção da conscientização socioambiental sobre o desperdício de alimentos. Também mostraram a predominância de avaliações positivas em relação às atividades desenvolvidas e recursos utilizados, e o reconhecimento da relevância da integração entre a Matemática e as Ciências Ambientais. Como produto educacional, que materializa o conhecimento produzido, foi elaborado um Caderno de Sequência Didática, integrando a Matemática às Ciências Ambientais, tendo como tema integrador o desperdício de alimentos na merenda escolar. Por fim, a pesquisa atingiu os objetivos delineados e respondeu o questionamento inicial, ao demonstrar que é possível articular conteúdos matemáticos ao ensino das Ciências Ambientais de forma contextualizada, crítica e interdisciplinar.
Abstract: Combating food waste in school meals aligns with the principles of sustainability and the fight against hunger, as outlined in the UN 2030 Agenda, and is a challenge to be faced collectively. Therefore, this dissertation presents the results of a master's degree research project that investigated the integration of Mathematics into Environmental Science teaching, as a tool for pedagogical approaches to food waste in school meals. The objective was to develop and analyze educational practices for teaching Environmental Science, using Mathematics as a tool for pedagogical approaches to food waste in school meals, for third-year High School students at IFAM/Tefé Campus. This was an investigation of applied nature, classified as explanatory, and its technical procedures characterize it as a participant research. Regarding the nature of the data, and to achieve its objectives, a qualitative research approach was adopted, allowing an in-depth analysis of participants' interactions and perceptions. The research subjects were students enrolled in the third year of the Agriculture Technical Program at IFAM/Tefé Campus. Fieldwork took place on the IFAM/Tefé Campus premises, through pedagogical workshops, using group dynamics techniques to promote an active and collaborative learning environment. These activities were divided into stages, in order to guide the pursuit and verification of achievement of the established objectives. To fulfill these stages, nine meetings were held, and a total of twenty-six hours of 50-minute classes. For the data collection, it was employed techniques of systematic observation and extensive direct observation, using instruments such as photographic records, audio recordings, fact and behavior notes, and questionnaires. Qualitative data were analyzed using Content Analysis methods, and quantitative data were analyzed using Descriptive Statistics. The results revealed that the didactics sequence enabled significant advances in both strengthening mathematical learning and promoting socio- environmental awareness about food waste. They also demonstrated a predominance of positive evaluations regarding the activities developed and resources used, and recognition of the importance of integrating Mathematics and Environmental Sciences. As an educational product, that embodies the knowledge produced, a Didactics Sequence Notebook was developed, that integrates Mathematics and Environmental Sciences, having food waste in school meals as the integrating theme. Ultimately, the research achieved its objectives and answered the initial question by demonstrating that it is possible to integrate mathematical content with the teaching of Environmental Sciences in a contextualized, critical, and interdisciplinary manner.
Keywords: Educação ambiental
Merenda escolar - Desperdício
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Contextualização do Ensino
Segurança Alimentar
Sequência Didática
Merenda Escolar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: MOURA, Elson Alves de. Integrando conteúdos matemáticos ao ensino das Ciências Ambientais: uma abordagem pedagógica sobre o desperdício de alimentos no ambiente escolar. 2025. 203 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11362
Issue Date: 5-Nov-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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