Recent Submissions
Escola Bilíngue Gilberto Mestrinho: um estudo de caso
Esta dissertação tem como tema a escola bilíngue. Ela se propõe a analisar os discursos que circulam sobre a elaboração e implementação do PPP da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho a fim de identificar os diferentes sentidos surgidos na análise. Para tanto, foram consideradas teorias sobre o termo bilinguismo (MACNAMARA, 1967), teorias sobre educação bilíngue (MEGALE, 2018) e trazidas discussões sobre educação bilíngue no Amazonas. Como lugar de análise, ...
A construção de discursos argumentativos a partir do gênero debate: uma proposta de ensino de língua portuguesa com sequência didática
Esta pesquisa aborda a temática da argumentação, situada na área da Linguística Aplicada (LA), delimitando-se no ensino da oralidade. Tem como objetivo analisar o processo de aplicação e os resultados de uma proposta de ensino de língua portuguesa, voltada ao desenvolvimento da competência argumentativa oral dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus. A aplicação foi realizada por meio de uma sequência didática (SD) amparada nos procedimentos metodológico...
As vogais médias pretônicas na fala coariense: um estudo geossociolinguístico
Este estudo de natureza dialetológica aborda a variação fonético-fonológica das vogais médias pretônicas /, / na fala de moradores da Zona Urbana (cidade de Coari) e da Zona Rural (Costa do Juçara), que pertencem ao município de Coari, localizado na Microrregião do Rio Negro Solimões (AM). Nesta pesquisa buscou-se: analisar e descrever, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Dialetolgia Pluridimensional (1998), as realizações fonéticas das vogais médias pretônicas /e/ e ...
O papel do professor de inglês na escola pública em Manaus em tempos de pandemia de Covid 19: um estudo de caso à luz das representações.
Este trabalho, situado no campo da Linguística Aplicada com ênfase na formação de professores, teve como objetivo geral investigar as representações do papel do professor de inglês da escola pública em tempos de Pandemia de Covid 19 - Corona Virus Disease 2019 (Yuen et al., 2020), e como específicos identificar essas representações, refletir e descrever as implicações dessas representações na questão de formação contínua de professores. O referencial teórico adotado para embasar representaçõe...
Situação sociolinguística da Língua Baniwa na Comunidade Castelo Branco do Médio Rio Içana
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Gradução em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Amazonas e que tem como principal objetivo apresentar elementos sobre a Situação Sociolinguística na Comunidade Castelo Branco do Médio Rio Içana, conforme registrado em seu título. A pesquisa foi realizada por um indígena da comunidade investigada e, portanto, sua primeira parte é apresentada em primeira pessoa e numa perspectiva centrada no investig...
Descrição dos sinais toponímicos dos municípios do estado do Amazonas utilizados em tradução e interpretações institucionais da Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever os sinais toponímicos referentes aos municípios do estado do Amazonas sinalizados pela equipe da Coordenação de Tradução CTRAD/UFAM, nos trabalhos de tradução e interpretação institucional. Especificamente, buscamos identificar, catalogar, classificar e descrever os sinais toponímicos de acesso público disponíveis nas plataformas online da TV UFAM, do Letras Libras da UFAM e da própria UFAM. Além disso, elaboramos revisão bibliográfica de trabal...
O ensino de PFOL para comunidades colombianas como instrumento de promoção de mudanças sociais e comportamentais: a abordagem Social and Behaviour Change
O objetivo deste estudo foi reconhecer de que forma o contato com o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) promoveu mudanças sociais e comportamentais em comunitários colombianos, por meio da abordagem Social and Behaviour Change (SBC), uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento global. A pesquisa foi realizada dentro do contexto pandêmico, ampliando-se e convertendo-se em um contexto latino-americano, por se tratar de um projeto virtual com aporte d...
Análise do uso de livro didático de espanhol na escola pública de Manaus no contexto da pandemia de Covid-19
Esta dissertação de mestrado visa analisar de que forma(s) o livro didático tem sido abordado nas aulas de espanhol da rede pública de Manaus na atual conjuntura da Covid-19. Como objetivos específicos, propõe-se a verificar como o professor de espanhol tem aliado o livro didático ao contexto remoto/híbrido, investigar de que maneira sua formação inicial/continuada contribuiu para a abordagem dada ao livro didático na pandemia de Covid-19 e identificar os desafios vivenciados por esse docente...
Resgate da língua sateré-mawé através da oralidade no contexto familiar urbano intergeracional
A pesquisa sobre resgate da língua Sateré-Mawé através da oralidade no contexto familiar urbano intergeracional objetiva um diagnóstico sociocultural da língua Sateré-Mawé falada pelos indígenas residentes no município de Barreirinha/AM. O estudo busca discutir, a partir de dados, como se dá a transmissão da língua entre as gerações de indígenas Sateré-Mawé que não mais residem na Terra Indígena Andirá-Marau do povo Sateré-Mawé e que se encontram em área urbana onde há o uso do Português como...
Formação contínua de professores de inglês da escola pública: um estudo de caso em Manaus (AM)
Este estudo teve como objetivo geral investigar aspectos concernentes à formação contínua de professores de inglês do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC/AM e, como específicos, analisar como vem se dando essa formação e identificar as necessidades de formação contínua desses professores. O aporte teórico está ancorado nos pressupostos da formação de professores de inglês no Brasil (ALMEIDA, 2014; CELANI, 2010; CUNHA; SILVA, 2014; LEFFA, ...
O livro didático de espanhol do ensino médio da escola pública de Manaus: um estudo de caso com foco na formação cidadã
Esta pesquisa está situada na Linguística Aplicada (LA) e teve como objetivo geral investigar as percepções de professores de Espanhol sobre o livro didático adotado no ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira Moderna – Espanhol no Ensino Médio em escolas públicas de Manaus e, como objetivo específico analisar essas percepções quanto à ênfase dada no livro sobre a questão da formação cidadã. A discussão sobre o livro didático foi embasada em Richaudeau (1970), Munakata (2016), Sena (2016) e ...
As funções sociais do Espanhol na região fronteiriça do Alto Solimões/AM
Este trabalho tem por objetivo analisar que funções sociais a Língua Espanhola assume em contexto transfronteiriço na cidade de Tabatinga/AM a partir da perspectiva de habitantes. Para alcançar tal objetivo, utiliza-se a abordagem qualitativa com enfoque analítico e descritivo, apoiada pelas pesquisas bibliográfica e de campo etnográfica com aplicação de questionário investigativo a pessoas que residem nessa região para a geração de dados (corpus). Como base teórica são considerados postulado...
Tecnologias digitais como meios de ressignificação da prática de professores de língua portuguesa, em tempos de covid-19, em escolas municipais de Manaus (AM)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de docentes de língua portuguesa em atuação no ensino fundamental da Semed-Manaus sobre o uso das tecnologias digitais em sua prática pedagógica a partir do contexto da pandemia da covid-19. A cada dia, as tecnologias se tornam indispensáveis para as práticas sociais, assim como o seu uso no contexto de sala de aula, o que compreende novos letramentos. Contudo, foi o cenário pandêmico que propiciou esse uso mais efetivo por professores d...
O insólito olhar feminino sob o prisma da cegueira nos romances Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, e Os tambores silenciosos, de Josué Guimarães
O presente trabalho teve como objetivo promover um diálogo sobre o insólito olhar feminino em Cem anos de solidão, de 1967, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Os tambores silenciosos, de 1977, do escritor brasileiro Josué Guimarães. Ambos são romances latino-americanos eivados de elementos atravessados por traços/valores insólitos e míticos; ambos estão ambientados num contexto político repressor e de violência (guerra civil e ditadura civil-militar); ambos oferecem alegorias da...
O reflexo do quadro europeu comum de referência - QECR no ensino de língua inglesa, em Humaitá-Am: um olhar crítico sob a perspectiva de colonial
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do Quadro Europeu Comum de Referência – QECR, no ensino de Língua Inglesa, no município de Humaitá, localizado no Sul do Amazonas, a partir de uma perspectiva decolonial, na qual busquei responder à pergunta central deste trabalho, a saber: de que maneiras o Quadro Europeu Comum de Referência – QECR impacta na orientação curricular para o ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas? Como aporte teórico, trouxe conceitos e posicionamen...
Léxico de contato: os empréstimos linguísticos em Tikuna
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal identificar os empréstimos lexicais na língua Tikuna e suas possíveis línguas fontes, bem como evidenciar os processos linguísticos que ocorreram na incorporação de empréstimos e apresentar uma classificação dos tipos de empréstimos identificados. Para tal finalidade, utilizamos os pressupostos teóricos da Sociolinguística, da Linguística Histórica e da Linguística de Contato como expostos em Appel e Muysken (2005), Campbell (2013), Thoma...
"Espia só esse meme!": a presença da identidade amazonense na linguagem multimodal dos memes
Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar de que maneira o gênero multimodal ‘meme’, constituído pela variante regional do estado do Amazonas e por singularidades culturais do homem do Norte, significa a identidade amazonense no ciberespaço das redes sociais digitais. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se examinar as características da linguagem e da cultura amazonense na contemporaneidade, considerando as mudanças estabelecidas pelo surgimento e uso contínuo das redes sociais digit...
A condição do feminino: educação e moral em Agnes Grey, de Anne Brontë
Anne Brontë morreu sendo uma jovem autora. Era a irmã mais jovem das “Irmãs Brontë”. Seu estilo de escrita diferencia-se dos de Charlotte e Emilly, pois Anne da forma como escreveu o romance, deixa nítida a vontade de ir em busca de uma identidade feminina em um contexto totalmente diferente do que se vivia no século XIX, na Inglaterra. Através da sua visão ampla para a condição da mulher, Anne traz uma leitura que se pode chamar de intimista, uma vez que devido a sua realidade, teria mais ha...
Discursos encruzilhados: um estudo do pronunciamento de autoridades de Candomblé em suas relações discursivas sobre a pessoa Trans*
O debate sobre diversidade e identidade de gênero tem levantado questionamentos de cunhos variados. Neste caminho, esta pesquisa analisou como está construído o entendimento da pessoa transgênera (Trans*) dentro do discurso religioso do Candomblé, a partir do estudo do pronunciamento de autoridades dessa religião. Em uma abordagem qualitativa, a Análise de Discurso, na linha francesa, permitiu adentrar os sentidos que permearam o próprio discurso que junto a epistemologias decoloniais, compus...
A prática discursiva dos controladores de voo do Centro Amazônico: reflexos e refrações das diretrizes de ensino-aprendizagem para sargentos da Aeronáutica
Esta dissertação de mestrado é fruto de pesquisa desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Realizamos uma retomada teórica de pressupostos da abordagem Círculo de Bakhtin , apresentando, nesse movimento, conceitos caros aos estudos 1 discursivos dessa linha. No âmbito da investigação, o objetivo da pesquisa é estabelecer correlações entre as diretrizes do curso de prática de produção textual oferecido na Escola de Especialistas de Aeronáutica e os enunciados concre...
- 274 UFAM
- 274 Dissertação
- 116 2020 - 2024
- 158 2012 - 2019