???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pinto, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7830714664060721 | por |
dc.contributor.advisor1 | Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros | - |
dc.date.available | 2015-04-08 | - |
dc.date.issued | 2008-11-20 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Tânia Cecília Brandão Gondim de Freitas. A educação na voz das comunidades. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3199 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou as práticas educativas adotadas pela rádio comunitária A Voz das Comunidades, a primeira do Brasil autorizada pelo Ministério das Comunicações, que existe há sete anos na comunidade do Mutirão, no bairro Cidade Nova I, zona Norte de Manaus. Como desafios, o trabalho apresenta os de compreender, analisar métodos e diagnosticar as falhas na missão de transmitir uma programação pautada na educação libertadora. Adotamos a pesquisa de campo fenomenológica de cunho qualitativo como método de investigação da rádio A Voz das Comunidades, com destaque para a educação, a comunicação e a participação comunitária. A pesquisa fenomenológica qualitativa permite que elementos de subjetividade possam ser ressaltados na análise. Os dados colhidos no trabalho de campo realizado por meio de entrevistas abertas, semi-abertas e grupo focal foram analisados a partir da metodologia hermenêutica-dialética. Ao unirmos a hermenêutica, que se movimenta na perspectiva da compreensão, consciência histórica, empatia e intersubjetividade, e a dialética, cujo ponto de partida é idéia de crítica, negação, oposição, transformação e contradição da realidade social, o resultado foi enriquecedor, pois um volume considerável de informações e revelações sobre o cotidiano no qual A Voz das Comunidades estava inserida foi revelado. Além de reunir elementos, conhecer e analisar as contribuições da rádio para o Mutirão, também apontamos a necessidade de ajustes no sentido de melhorar o envolvimento da população com a rádio. As teorias da Ação Comunicativa de Habermas e a da Ação Dialógica de Paulo Freire serviram de sustentação teórica para evidenciar a urgência para a criação e reforço de vínculos com a cultura local, promovendo o diálogo horizontal entre moradores e gestores da emissora. Trabalhamos também com o conceito de Educomunicação, um novo campo de inter-relação entre a comunicação e a educação, para compreender as mediações educacionais da rádio, propor ações práticas na área da gestão comunicativa que estimulem a participação popular na emissora e facilite a captação de recursos financeiros, uma das principais dificuldades enfrentadas. Nossa conclusão aponta para a educação inter-relacionada à comunicação e à participação popular como possibilidade frutífera para consolidar práticas e fortalecer o espaço de aprendizagem ou ecossistema educativo informal que a rádio representa. Apontamos a necessidade de metodologias que consideram a diversidade cultural local para estimular e manter o protagonismo popular e, assim, criar uma ambiente favorável para a educação libertadora. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/7507/Dissertacao%20Final%20Tania.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Rádio Comunitária | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Community Radio | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | por |
dc.title | A educação na voz das comunidades | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Final Tania.pdf | 690.09 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.